Curso Gratuito de Karatê e Taekwondo para pessoas com deficiência intelectual

Publicado: 03/03/2009 por Andrew em Atualidades, Educação, Saúde
Tags:, , , ,
As aulas serão ministradas no Ipiranga e em Diadema.

As aulas serão ministradas no Ipiranga e em Diadema.

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural acaba de abrir as inscrições para as aulas de Taekwondo e Karatê, modalidades esportivas de arte marcial que funcionarão como instrumento promotor do desenvolvimento das habilidades para a construção da autonomia e cidadania dessas pessoas.
 
Esse projeto inovador – que tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – colocará os jovens com deficiência frente a frente com outros praticantes, em academias de São Paulo, proporcionando uma rara e importante integração. Eles serão acompanhados por uma equipe de profissionais altamente especializados, composta por professores de Educação Física Adaptada, médicos esportivos (ortopedistas, cardiologistas) e psicólogos.     
 
São 50 vagas para cada curso. As aulas têm início previsto para o mês de março e serão realizadas, a princípio, até o final de 2009, em academias localizadas no Ipiranga e em Diadema. Antes do início dos cursos, serão realizadas as avaliações médicas, físicas e psicológicas dos participantes. 
 
Desde a sua criação em 2007, a entidade promove a integração de pessoas com deficiência intelectual através da arte e da cultura. Com esse novo projeto, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural ampliará as opções oferecidas à sociedade, desta vez utilizando-se do esporte e de seus inúmeros benefícios.

Taekwondo  –  Os cerca de 50 jovens, de 10 a 28 anos, que participarem das aulas de Taekwondo aprenderão técnicas como Kibom Poonse, referente aos movimentos de mãos, braços e pernas, usadas para desenvolver velocidade, concentração e senso de equilíbrio. As aulas serão ministradas na Academia Lira Taekwondo Clube, localizada em Diadema, região do grande ABC. Taekwondo é uma arte marcial coreana que surgiu há cerca de dois mil anos e, em sentido global, indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos, punhos e, principalmente, pernas.
 
Karatê – O karatê também beneficiará jovens, de 16 a 25 anos, para que eles tenham uma melhoria na saúde física e mental, através dos vários movimentos que serão ensinados pelos professores faixa-preta, com especialização em Educação Física Adaptada. As aulas serão ministradas na Academia Ken-in-Kan de Karatê, no Ipiranga.  Assim como o Taekwondo, além da parte física, o esporte desenvolve o espírito de equipe, competitividade liderança, mantêm o entusiasmo, fortalece o equilíbrio emocional, diminui o tempo de reação em função dos estímulos externos (visuais, táteis e auditivos), aumentando, assim, a capacidade do praticante de defender-se no ambiente que vive (segurança pessoal), e obtendo-se bons resultados cognitivos e sociais.  Karatê é uma palavra de origem japonesa e significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, que faz o uso mais eficaz de todas as partes do corpo e seu maior objetivo é a perfeição do caráter, através da rigorosa disciplina da mente e do corpo.
 
Serviço – Projeto Taekwondo e Karatê – Inscrições abertas para as aulas –  Gratuito – Onde se inscrever: Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, pelo site -Mais informações: (11) 3081-9300 – E-mail: projetos@institutoolgakos.org.br
 
Patrocínio: Karatê – Grupo EDP Energias, Taekwondo – Visa Vale; Syngenta; Oi Futuro; Price Waterhouse Coopers; Banco Daycoval e Grupo Mapfre Seguros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s