A importância dos sucos na alimentação diária

Publicado: 20/02/2009 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:, , , , ,

A estação mais quente do ano requer uma alimentação leve e saudável. É preciso se hidratar e se proteger de doenças, parasitas e vírus. A água, um importantíssimo elemento que atua em todos os processos metabólicos do organismo. A água controla a temperatura corporal, transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino, além de retirar as toxinas do corpo. É a solução onde os processos celulares ocorrem.

Os sucos, a água combinada a frutas, hortaliças ou legumes, é uma ótima opção para aquelas pessoas que querem uma forma de alimentação nutritiva, refrescante e fácil de preparar. Oferecem uma enorme quantidade de vitaminas e sais minerais que o organismo necessita, contribuindo para seu bom estado. Especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia.

São ótimos para quem quer perder peso,  por serem saudáveis, alimentar, e, dependendo do suco, possuir uma quantidade relativamente baixa de calorias. Introduzir sucos no dia a dia pode contribuir para a saúde cardiovascular, ampliar a capacidade física, ajudar a baixar a pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde. Livra seu corpo de toxinas, suaviza a pele, deixa os cabelos mais brilhantes e regula sistema orgânico. Entre as características dos sucos está o controle da temperatura corporal, estimulo do trabalho do intestino e auxílio no funcionamento dos rins, o que favorece a digestão.

Os sucos de frutas representam uma grande fonte de vitaminas, especialmente a vitamina C, presente nas frutas cítricas. Algumas frutas têm propriedades específicas, por exemplo, as frutas vermelhas e alaranjadas possuem altos níveis de caroteno, uma substância considerada anticancerígena, e as frutas cítricas contêm vitamina C e bioflavonóides, importantes nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Já, os sucos de hortaliças fazem com que o corpo absorva os nutrientes rapidamente, ao contrário do que ocorreria se essas hortaliças fossem ingeridas normalmente, onde esse processo é mais lento. Quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.

Preparo e Consumo
É muito importante ao preparar o suco, ingerir assim que ele ficar pronto e não armazená-lo na geladeira para beber depois. Deve-se preferir consumir sucos frescos, que são puros, livre de aditivos e conservantes. Nos sucos industrializados (caixinha, garrafas ou latas), os nutrientes perdem muito de seu valor, uma vez que são consumidos muito tempo depois de preparados e no processo de pasteurização, há uma grande perda de nutrientes. O suco natural tem células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde.

Pesquisa
Beber sucos de fruta com freqüência pode diminuir o risco de Mal de Azheimer e outras doenças. É o que afirma uma pesquisa da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha. O estudo realizado é um dos primeiros na linha dos antioxidantes – químicos naturais que reduzem os danos às células provocados pelos radicais livres.

Os especialistas descobriram que os sucos de uva, maçã e amora são aqueles que contêm grandes quantidades de benefícios químicos.

Pesquisadores do Grupo de Nutrição Humana na Universidade de Glasgow examinaram tipos de sucos diferentes. Durante a análise, a equipe observou a quantidade de antioxidantes que cada suco continha.

Segundo a pesquisa, os sucos de fruta ajudam a manter e melhorar a saúde. Eles protegem também contra doenças crônicas. Os especialistas explicaram que cada suco contém uma propriedade diferente. “Nem todos os sucos são iguais. É importante incluir os diversos tipos na dieta”, afirmou a equipe.

O poder de cada fruta no suco:
Abacaxi
– Tem o poder de retirar as células mortas da pele, rejuvenescendo-a e por conseqüência é excelente nos processos de cicatrização.

Laranja – É refrescante, diurético e depurativo do sangue. Auxilia no tratamento de anemia, febre, gripe, intestino preso, problemas digestivos e tensão nervosa.

Limão – Ajuda a tratar de problemas estomacais, aftas, feridas, tosses, unhas fracas, ácido úrico, pneumonia, enxaqueca, amigdalite, acne, enjôo, hipertensão arterial, estomatite, faringite e úlceras em geral.

Maça – É ótimo para a eliminação de toxinas no sangue, pele cansada e desidratada, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo e tensão nervosa.

Melância – É conhecido pelo seu poder diurético e refrescante, além de ser rico em Licopeno, que reduz risco de câncer.

Uva – Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso.

Morango – Tem ação alcalinizante, mineralizante e emoliente. Ajuda a tratar de: anemia, desnutrição, diabetes, diarréia, reumatismo e cálculos nos rins.

Mamão – é bom para a digestão, evita infecções intestinais ocasionadas por parasitas, por conter substâncias antibactericidas.

Manga – contém propriedades antioxidantes, devido o grande teor de betacaroteno.

Maracujá – estimula a digestão, é usado como calmante.

Acerola – combate gripes e a fadiga.

ALGUMAS RECEITAS BÁSICAS

coquetel antivírus

2 maças e 1 laranja

regulador noturno

2 maçãs e 1 pêra

purificador de sangue

3 maças e 8 morangos 

anti-úlcera

½ tomate, 100g repolho, 2 talos salsão

exterminador de manchas

6 cenouras ½ pimentão verde

depurador do corpo

2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba

anti-úlcera

½ tomate, 100g repolho, 2 talos salsão

exterminador de manchas

6 cenouras ½ pimentão verde

depurador do corpo

2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba

exterminador de manchas

6 cenouras ½ pimentão verde

depurador do corpo

2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba

depurador do corpo

2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba 

coquetel baixa-colesterol

5 cenouras, ½ maçã,1 pedaço gengibre e 1 punhado de salsinha

digestivo especial

6 cenouras e 7 folhas espinafre

cabelos brancos

100g repolho,7 folhas espinafre e 4 cenouras

evitar fadiga muscular

4 cenouras, 1 aspargo 1 talo salsão

coquetel estimulante energia

6 cenouras, 5 ramos salsinha

envelhecimento geral

salsão, melancia, cenoura e salsinha

unhas quebradiças

pepino

osteoporose

cenoura, couve e brócolis

artrite

repolho, salsão

Anúncios
comentários
  1. Romeu Cordeiro disse:

    Trabalho com projetos de industrias de alimentos e fiquei maravilhado com as informações apresentadas.

    Parabéns

    Romeu Cordeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s