Música combina e melhora a atividade física em 30%

Publicado: 11/02/2009 por Andrew em Arte & Cultura, Atualidades, Esportes Radicais & Semi, Psicologia & Comportamento, Saúde
Tags:, ,

A música faz parte da vida do homem desde a época das cavernas, quando o homem percebeu que podia produzir sons harmônicos. Na prática de esportes, até algum tempo atrás, era impossível ouvir música e fazer exercícios, a não ser que se tivesse ao lado um gramonfone, uma vitrola ou uma tribo indigena. Com o avanço da tecnologia, os aparelhos portáteis possibilitaram que a combinação música e esportes pudesse acontecer. A eficácia é tal, que a música motiva, incentiva e auxilia os praticantes de atividades físicas.

Uma pesquisa realizada pelos médicos da Universidade de Glasgow na Escócia comprovou que a disposição para caminhadas aumenta 30% se a pessoa estiver ouvindo música e que o exercício pode se prolongar até o dobro se comparado com quem pratica o exercício sem ouvir nada. No Japão, o médico Norio Owaki estudou por 10 anos várias manifestações sonoras e sua ações no ser humano e concluiu que a música altera as atividades das ondas cerebrais. Uma música pode fazer a pessoa se esforçar mais ou menos, dependendo do ritmo e do estilo.

As canções aceleradas são estimulantes na prática do esporte, melhoram o ritimo e a performace da atividade, fazendo com que a pessoa se esqueça das dores e dos desconfortos que o exercício pode causar. Já as mais calmas, promovem o relaxamento dos músculos, efetam o ritmo da respiração e diminuem as ondas cerebrais.

O professor de Psicologia de Brunel University de West London, Costas Karageorghis, passou 20 anos pesquisando sobre os efeitos da música durante a prática de esportes e concluiu que se a pessoa ouvir as músicas certas antes e durante o exercício pode reduzir o cansaço e aumentar o seu desempenho em 20%. Especialistas afirmam que as melhores músicas para corridas e atividades aeróbicas têm em comum ritmo impactante com pelo menos 120 bpm (batidas por minutos), andamento contínuo e agressivo, temas “pra cima”, com ritmo e estilo mais agitados, temas fortes e dramáticos, que podem levar o ouvinte ao transe e letras de fácil compreensão. São ritmos como o dance, eletrônica e até o pop rock.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s