Eclipse solar é visto no Sudeste Asiático

Publicado: 26/01/2009 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia
Tags:, , , , ,

O sudeste asiático contemplou, na noite desta segunda-feira (manhã aqui no Brasil), um eclipse solar que durou 3h46 e pôde ser visto em países como Indonésia, Filipinas e Cingapura.

No fenômeno, a Lua se posicionou entre o Sol e a Terra, gerando uma sobra que cobriu 0,9% da superfície terrestre. O eclipse foi parcial, pois o Sol não chegou a ser completamente encoberto pela Lua.

O que um eclipe solar?
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta. Por ser raro, esse é um dos fenômenos celestes que mais tem contribuído para o conhecimento humano.

eclipse_wallpaper1Há quatro tipos de eclipses solares:
O parcial: somente uma parte do sol é ocultada pelo disco lunar.
O total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
O anular, anelar: um anel da luminisodade solar pode ser vista ao redor da lua, o que é provocado pelo fato do vértice do cone de sombra da Lua não estar atingindo a superfície da Terra, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima de seu apogeu. Isso é similar à ocorrência do eclipse penumbral da lua.  
O híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular.

Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.

Quando acontece o próximo?
O eclipse solar total de 22 de julho de 2009 ocorrerá em uma quarta-feira, e poderá ser visto da Índia, Nepal, Butão, centro da China e em várias ilhas do Pacífico. Um eclipse parcial também será visto no sudeste asiático e em parte da Oceania; tratar-se-á da penumbra da Lua.

Este será o eclipse solar total mais longo que ocorrerá no século XXI. Durará até 6 minutos e 43 segundos, e todo este tempo poderá ser visto a partir 02:35: 21 (UTC) a aproximadamente 100 quilômetros de sul do Ilhas Ogasawara, sudeste de Japão.

Fonte: Abril Notícias e Wikipédia

Se estiver em São Paulo no final de semana de 27 a 30 de maio, venha ver a Lua. Veja os locais e horários no link: A Lua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s