Começou o Dakar 2009

Publicado: 05/01/2009 por Andrew em Atualidades, Esportes Radicais & Semi
Tags:, , ,

dsc03915Pela primeira vez, o Rally Dakar acontece na América do Sul. A competição mais famosa prova de rally do mundo será realizada pela primeira vez fora das paisagens africanas, é o 30º ano da prova e os realizadores afirmam que a mudança foi causada por motivos de segurança, após suspensão da edição de 2008 por conta das ameaças terroristas.

A maior competição do off road mundial começou oficialmente dia 2 de janeiro numa largada simbólica do Obelisco no centro de Buenos Aires. O término está previsto para o próximo dia 18. São, ao todo, 580 participantes, 82 caminhões, 188 automóveis, 30 quadriciclos e 230 motos que vão percorrer aproximadamente 9.500 quilômetros numa rota traçada entre as cidades e regiões inóspitas da Argentina e Chile. Os competidores enfrentarão calor e frio, centros urbanos e trechos  completamente despovoados nas 14 etapas do rally, que está sendo considerado por alguns dos competidores mais dura que a versão africana. 

dsc043231Deverão provar que além da habilidade na direção, devem ter também ótimo preparo físico para atravessar o Deserto do Atacama, onde as temperaturas atingem 47 graus esta epóca do ano. Com dunas altas, mais difíceis de ultrapassar devido ao seu formato, com subidas e descidas fortes, os pilotos devem mostrar toda a sua habilidade de pilotar, pois se forem muito rápido, pulam e capotam. E, se optarem por vir muito devagar, podem acabar atolados no topo. Outro local considerado também de dificuldade é a Cordilheira dos Andes, com 4 mil metros de altitude, ar rarefeito, baixas temperaturas e neve. “A palavra fácil foi extinta do dicionário do Dakar”, disse Klever Kolberg, 48, 20 de rali, que neste ano estreia fora das pistas, como manager da equipe Mitsubishi Brasil.

Em cada dia irão ser transportadas cerca de 500 pessoas de um local a outro, estando previsto a mobilização de 1500 polícias. Inumeras entidades, desde a Associação Argentina de Arqueólogos Professionais, até deputados-legisladores da Patagónia, passando por grupos ecologistas e profissionais, já alertaram para o fortíssimo impacto que o rali vai provocar sobre a região.

(Correspondente – Especial para a Revista Decifra-Me)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s