
Praia de Fora. (Foto: Richard)
Turismo – Localizada em uma das seis macroregiões do litoral brasileiro, a Ilha do Mel é o cartão de visita da porção de Floresta Atlântica mais preservada do país, no Paraná. A região é um refúgio para alguns dias de descanso, e natureza oferece praias maravilhosas e passeios repletos de aventura.
A Ilha do Mel fica no Oceano Atlântico Sul, a 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente à 2,5 milhas (cerca de 4 km) de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.
Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná, Estação Ecológica, Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a Ilha tem mais de 90% de seu espaço total, como área de preservação ambiental.
Ao todo, são 2.585 hectares de área, que é composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna. E um total de 2.762 hectares (35 km de perímetro).
O ponto mais alto da Ilha do Mel é o Morro do Miguel com 151 metros. Outro lugar fas

Gruta das Encantadas (Foto: Richard)
cinante é a Gruta das Encantadas, ao sul da Ilha e um dos patrimônios naturais da região. Diz a lenda que na gruta, essas mulheres-peixe arrastam os homens incautos para o seu reino.
Ao todo, existem 30 praias espalhadas pela Ilha, como por exemplo, a Prainha, a Praia do Belo, a Praia do Farol, a Praia de Fora, a Praia da Gruta e a Praia do Miguel.
Nos períodos de Luas Cheias e Novas, onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição, o movimento das marés atinge seu ponto extremo, ocorrendo as marés de sizígia ou de águas-vivas.
Existem ainda animais em extinção como a paca, a jaguatirica, a lontra, o gavião-pombo, pica-pau-rei, saíra-sapucaia, tié-sangue, pica-pau-de-cara-roxa, bacurau-de-tesoura-gigante, tartarugas e jacaré-de-papo-amarelo.
Fonte: O Radical