Ilha do Mel – Paraná

Publicado: 24/12/2008 por Andrew em Viagens & Passeios
Tags:, ,
Richard0

Praia de Fora. (Foto: Richard)

Turismo – Localizada em uma das seis macroregiões do litoral brasileiro, a Ilha do Mel é o cartão de visita da porção de Floresta Atlântica mais preservada do país, no Paraná. A região é um refúgio para alguns dias de descanso, e natureza oferece praias maravilhosas e passeios repletos de aventura.

A Ilha do Mel fica no Oceano Atlântico Sul, a 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente à 2,5 milhas (cerca de 4 km) de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.

Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná, Estação Ecológica, Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a Ilha tem mais de 90% de seu espaço total, como área de preservação ambiental.

Ao todo, são 2.585 hectares de área, que é composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna. E um total de 2.762 hectares (35 km de perímetro).

O ponto mais alto da Ilha do Mel é o Morro do Miguel com 151 metros. Outro lugar fas

Richard)

Gruta das Encantadas (Foto: Richard)

cinante é a Gruta das Encantadas, ao sul da Ilha e um dos patrimônios naturais da região. Diz a lenda que na gruta, essas mulheres-peixe arrastam os homens incautos para o seu reino.

Ao todo, existem 30 praias espalhadas pela Ilha, como por exemplo, a Prainha, a Praia do Belo, a Praia do Farol, a Praia de Fora, a Praia da Gruta e a Praia do Miguel.

Nos períodos de Luas Cheias e Novas, onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição, o movimento das marés atinge seu ponto extremo, ocorrendo as marés de sizígia ou de águas-vivas.

A flora da Ilha do Mel também é bastante diversificada, contando com 650 espécies de vegetais. Já no que diz respeito à fauna, encontram-se na Ilha: 20 espécies de répteis, 153 espécies de pássaros, 24 espécies de mamíferos, sete espécies de peixes de água doce e 19 ordens de insetos.

Existem ainda animais em extinção como a paca, a jaguatirica, a lontra, o gavião-pombo, pica-pau-rei, saíra-sapucaia, tié-sangue, pica-pau-de-cara-roxa, bacurau-de-tesoura-gigante, tartarugas e jacaré-de-papo-amarelo.

Fonte: O Radical

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s