Itacaré – Bahia

Publicado: 23/12/2008 por Andrew em Viagens & Passeios
Tags:, , ,
Jota Freitas)

Itacaré: Praia da Engenhoca (Foto: Jota Freitas)

Turismo – O Brasil é um país repleto de belezas naturais. Em todos os Estados é possível desfrutar da excelência da natureza. Sem dúvida, um dos lugares mais procurados pelos turistas é a Bahia. E uma das cidades que merece destaque no Estado é Itacaré.

A cidade de Itacaré foi elevada à condição de município em 1732. Seus primeiros habitantes foram os índios Pataxós. No início do século XVIII, os jesuítas construíram a igreja de São Miguel que não se perdeu no tempo. Prova disso, é que até hoje ela continua de pé.

O porto da cidade de Itacaré, que proporcionava uma importante ligação entre as outras regiões do município, foi perdendo força quando as primeiras estradas foram construídas.

A cultura do cacau, durante muitos anos, desenvolvida na cidade foi preservada. A influência do fruto foi tão forte que o município passou a ser incluído, também, na Costa do Cacau. Hoje, Itacaré vive da pesca e, principalmente, do turismo.

Com uma área de 730 km, com cerca de 20 mil habitantes, a cidade de Itacaré mantém as belezas da Mata Atlântica repletas de riachos que deságuam no Oceano Atlântico, relevos que vão das rochas aos morros à beira mar, reservas ecológicas e praias em forma de concha.

E são todos esses atrativos proporcionados pela natureza que tornam o município de Itacaré a cidade dos contrastes. Nela é possível encontrar lugares para a badalação e prática de esportes. Sem falar, é claro, da tranqüilidade que faz os visitantes se sentirem em casa.

Denominações para a cidade de Itacaré é que não faltam. Chama-se o município, também, de cidade do surf. Algumas praias, com água cristalina e agitadas ondas, são muito procuradas pelos praticantes do esporte.

Atrativos culturais e históricos de Itacaré

Caminhando pelos bairros da cidade de Itacaré, é possível observar o charme das construções históricas, como a igreja de São Miguel, construída em 1718, e a Casa dos Jesuítas. Hoje, outras construções de época preservam suas fachadas. Porém, muitos desses casarões se transformaram em pousadas que geram bons lucros para o desenvolvimento do município.

Os bares, localizados no centro da cidade de Itacaré, estão sempre cheios de pessoas que gostam de sair à noite para curtir uma balada. Neles, é possível apreciar luaus e festas com ritmos como o forró, reggae e axé.

Fonte: O Radical

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s