São Luiz do Paraitinga – Lugar ideal para um rafting

Publicado: 18/12/2008 por Andrew em Viagens & Passeios
Tags:, ,

Turismo – São Luiz do Paraitinga é uma pequena cidade situada no reverso da Serra do Mar, entre os municípios de Taubaté no Vale do Paraíba e Ubatuba no Litoral Norte do Estado de São Paulo à 169 km da Capital, a uma altitude de 741m.

O início de São Luiz do Paraitinga está ligado a passagem dos tropeiros que faziam o transporte do ouro vindo de Minas Gerais para o embarque nos portos de Parati e Ubatuba em direção a Portugal, na época em que o ciclo do café movimentava a economia paulista e fazia barões. Hoje exibe uma bela arquitetura colonial e preserva um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado, com igrejas e casarões dos séculos XVIII e XIX. É uma cidade colorida, com suas festas religiosas e folclóricas, rodeada por belas  paisagens.

Fundada em 1769, numa época em que o Vale do Paraíba tornou-se uma importante zona de penetração dos Bandeirantes que se dirigiam ao sertão, a cidade era um entreposto de tropeiros. Em 1973 foi elevada à condição de Vila. O ciclo de café iniciado por volta de 1830 alterou a economia da então “Vila de São Luiz do Paraytinga”, proporcionando um surto de desenvolvimento e o acúmulo de riquezas pelos proprietários mais abastados.

As fazendas coloniais foram inspiradas na arquitetura neoclássica das fazendas fluminenses, trazidas por construtores portugueses, que vieram para o Brasil junto com a corte de Dom João XI.

O centro urbano constitui o maior patrimônio arquitetônico histórico de São Luiz, somando mais de 90 casas, casarões e igrejas, além do Mercado Municipal.

montanarafting_4_1179877982RIQUEZA NATURAL

A exuberância da paisagem é marcante em São Luiz. As montanhas são entrecortadas por rios, riachos e córregos, com a presença de várias cachoeiras. No Núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, podemos apreciar toda a grandeza da Mata Atlântica, em seu estado Natural, com sua sua grande diversidade de plantas, animais e microorganismos. As escarpas cobertas de mata da Serra do Mar são o último refúgio natural para muitos animais e vegetais ameaçados de extinção.

Além das saudáveis caminhadas, pela Mata Atlântica, os mais aventureiros podem ousar descer as corredeiras do Rio Paraibuna, praticando o Rafting, atividade que consiste em desafiar as corredeiras em botes de borracha, desenvolvidos especialmentem para esta atividade.

Fonte: Cia do Rafting

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s