Matéria escura impede o crescimento de galáxias, revela pesquisa

Publicado: 16/12/2008 por Andrew em Ciência & Tecnologia
Tags:, , , , ,

A mesma força misteriosa que acelera a expansão do universo tem impedido o crescimento de galáxias. A descoberta foi anunciada nesta terça-feira por astrônomos durante evento na Nasa.

Pela primeira vez, os astrônomos conseguiram observar os efeitos da matéria escura sobre os objetos com maior massa do universo com ajuda do observatório de raios-x Chandra.

Eles descobriram que aglomerados de galáxias gigantes cresceram muito pouco, ou nada, nos últimos bilhões de anos devido à matéria escura. Apesar de saber-se muito pouco sobre esse agente, os cientistas acreditam que a matéria escura atualmente compõe a maior parte do universo.

Alexey Vikhlinin, do Observatório de Astrofísica Smithsonian, em Cambridge, e seus colegas usaram o observatório Chandra, da Nasa, para analisar o gás que envolve dúzias de agrupamentos de galáxias, considerados os objetos com maior massa do universo.

Os resultados indicam esses objetos têm dificuldade de se desenvolver porque a matéria escura provoca uma espécie de estreitamento no espaço.

(Fonte: Ciência e Saúde)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s