Os benefícios da música no aprendizado

Publicado: 13/12/2008 por Kakao Braga em Arte & Cultura, Atualidades, Educação, Filosofia, Psicologia & Comportamento

Daqui a três anos, todos os estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares deverão ter em seus currículos escolares, a música como disciplina. A legislação torna obrigatória essa prática mas, embora ainda não se saiba como e de que forma se dará, todos concordam em um ponto: a música é uma eficaz no processo de desenvolvimento e formação pessoal, cultural e social.

O conselheiro de ABEMÚSICA, Marcelo Aziz, considera a aprovação da lei um avanço significativo no campo das artes. “Acredito que haverá o aumento do interesse pela música. Cientificamente, existem várias pesquisas e dados sobre a influência positiva que a música pode causar. A linguagem musical sempre presente na vida dos seres humanos, fazendo parte da educação de crianças e adultos. Na Grécia, a música era considerada fator fundamental na formação dos cidadãos, tanto quanto a filosofia e a matemática, e esse ensino começava na infância”, comenta.

O cantor e deputado Frank Aguiar (PTB-SP), relator do projeto na Comissão de Educação e Cultura explica que “a música transformou minha vida e desejo que mude a dos outros também. É um instrumento de mediação para conviver consigo mesmo”. E acrescenta: “a musicalização desenvolve a percepção auditiva, a imaginação, a coordenação motora, a memorização e a socialização”.

Segundo Alexandre Medeiros, gerente da Made in Brazil Music Megastore, uma das mais conceituadas e maiores lojas de instrumentos musicais da América Latina, as pessoas não usufruem da música apenas quando tem algum tipo de iniciação em algum instrumento ou talento. “O ritmo e a mensagem musical são transformadores. Com o ensino nas escolas, independente do tipo (popular, erudito ou regional), crianças e jovens vão ter contato mais próximo com a música, vão conhecer os diversos instrumentos, podendo tornar-se bons ouvintes e apreciadores musicais”, afirma.

A música e seus benefícios
Para os historiadores, já na história da antiguidade, a música aparece como uma das mais antigas formas de expressão. Na China, Índia, Egito e Grécia, mesmo antes de Cristo, já existia uma rica tradição musical. Com o tempo a complexidade musical se alterou, mas a vivência musical não se alterou, faz parte da vida e do dia-a-dia do ser humano e tem a capacidade de unir crianças, jovens e adultos para cantar, tocar um instrumento ou ambas.
Constatação – A Universidade da Califórnia em Irvine descobriu que, após seis meses tendo aulas de piano, crianças pré-escolares tiveram desempenho 34% melhor em testes de raciocínio tempero-espacial que aquelas que não tiveram nenhum treino ou aquelas que tiveram aulas de informática.

Na mesma instituição, estudaram-se também dois grupos de crianças. Um deles teve lições de piano e cantava diariamente no coro. Após oito meses, as crianças musicadas eram experts no domínio de quebra-cabeças, atingindo desempenho 80% superior aos colegas em inteligência espacial.

Alunos adolescentes em colégios de internato que estudaram música obtiveram em testes de aptidão 52 pontos mais na parte verbal e 37 pontos a mais em matemática do que aqueles sem instrução musical.

Estudiosos confirmaram que as respostas ao estímulo musical oferecido aos seres humanos são verificadas nas atitudes, personalidade e no aprendizado.

O aprendizado de música já na infância contribui para três tipos de formação:

1- PESSOAL

– Traz alegria à vida, aumenta a concentração, melhora a comunicação e a memória.
– Ao tocar um instrumento, contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na construção do caráter.
– Integrada às outras disciplinas, a música aumenta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).

2- CULTURAL

– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.

3- SOCIAL

– Estimula o perfeito convívio coletivo.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta a importância da ordem disciplina, organização e respeito ao outro e a si mesmo.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s