Buenos Aires

Publicado: 08/12/2008 por Kakao Braga em Atualidades, Viagens & Passeios
Tags:, , , ,

buenosaires1Buenos Aires é, de certo modo, uma metáfora da Argentina. Concentra em suas ruas e arredores mais da metade da população, além de ser o centro político, econômico e cultural de todo um país.

É uma metrópole com personalidade própria, aberta à arquitetura, à cultura e à arte de todo o mundo; cosmopolita e contraditória, dinâmica e tradicional, histórica e vanguardista.

Também não faltam atrativos para o turismo: monumentos, igrejas, museus, galerias de arte e teatros; praças, parques e jardins; modernos centros comerciais e feiras de antigüidades; hotéis simples e de primeira categoria, restaurantes típicos e de cozinha internacional; além do encanto sempre presente do tango.

bairesimage002hy11Viver Buenos Aires é deixar-se levar pela idiossincrasia portenha e promete ser uma fonte inesgotável de descobertas.

  • Buenos Aires afirma ter a avenida mais larga do mundo (a 9 de Julio) e também a mais longa (Av. Rivadavia).
  • O Teatro Colón é o teatro lírico mais importante da América Latina e um dos cinco mais famosos do mundo por sua acústica.
  • O prédio mais alto de Buenos Aires (e da Argentina) é atualmente o luxuoso complexo residencial Torres El Faro, localizado em Puerto Madero, com 170 metros de altura. 
  • O monte mais alto da América é o Aconcágua, situado na região andina da província de Mendoza.
  • O Río de la Plata, que banha Buenos Aires, é considerado o mais largo do mundo, chegando a medir 90 km entre ambas margens.
  • A cidade de Buenos Aires e seus arredores concentram mais da metade da população da Argentina, contrastando com a escassez demográfica do interior do país, principalmente no sul (Patagônia).
  • A cidade mais austral do mundo é Ushuaia, capital da província de Tierra del Fuego.

buenos2História

  • Buenos Aires foi fundada duas vezes e seu primeiro nome era Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora de los Buenos Aires.
  • Nos primeiros anos como colônia, Buenos Aires era um povoado pobre e marginal, sem metais preciosos e com escassa capacidade produtiva. Só pôde sobreviver graças ao contrabando de mercadorias através do porto.
    O obelisco foi construído em 1936 em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade. Diz-se também que aí foi içada a primeira bandeira argentina.
  • O metrô de Buenos Aires foi o primeiro da América do Sul, inaugurado em 1913. Com toda certeza, um símbolo marcante da belle époque portenha.
  • A Argentina já teve uma mulher na presidência antes de Cristina Kirchner. Isso ocorreu em 1974, após a morte de Perón, quando assumiu sua terceira esposa e então vice-presidente Isabel Martínez de Perón, também conhecida como Isabelita. Pouco preparada, ela não pôde controlar os sucessivos ataques terroristas e abandonou o país em 1976 por força de um novo golpe militar.
  • As Madres de la Plaza de Mayo se reunem em frente à Casa Rosada todas as quinta-feiras, num ritual que já dura mais de 30 anos. Nasceu como uma forma desesperada de saber o paradeiro de seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar e continua até hoje como um clamor de justiça e memória. 
  • A  Argentina foi um dos países que mais receberam imigrantes no final do século XIX e primeira metade do século XX, a grande maioria proveniente da Itália e da Espanha. Nos começo dos anos 20, mais da metade dos habitantes de Buenos Aires haviam nascido no exterior.
  • O país também abriga a quinta maior comunidade judaica do mundo, depois de Israel, Estados Unidos, Rússia e França. Os judeus superam os 200.000 e existem mais de 50 sinagogas só em Buenos Aires.
  • A população afro-argentina é atualmente muito reduzida. A Guerra do Paraguai e a epidemia de febre amarela de 1871 foram as principais causas da dizimação dos negros no país.
  • Nem Freud explica… a Argentina é o país do mundo com maior densidade de psicólogos por habitante, ou seja, 1 para cada 1.000 pessoas.
  • A carne argentina é a reconhecida por sua excelente qualidade e constitui a base da alimentação nesse país.

(Informações do site Mi Buenos Aires Querido)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s