Símbolos: Infinito

Publicado: 15/03/2011 por Kakao Braga em Atualidades, História, Psicologia & Comportamento

O Símbolo de infinito ∞, 0o famoso “oito deitado” representa o infinito, eternidade, e potencial divino.  Seu nome é lemniscata.

Infinito, representado com o símbolo é uma noção quase-numérica empregada em proposições matemáticas, filosóficas ou teológicas e que faz referência à falta de limite e falta de fronteira no tamanho, quantidade ou extensão. Infinito Potencial é usado para processos que podem, em princípio, continuar para sempre, ou para objetos que podem, em princípio, crescer para sempre.

 A imagem é conhecida desde a Antiguidade, o nome não. Lemniscata é o famoso “oito deitado”, tido como um símbolo do infinito. A razão de essa curva geométrica especial assumir tal significado é seu traço, contínuo, uma forma sem começo nem fim.

Adotada por diversas linhas espirituais, ela simboliza, para os rosa-cruzes, a evolução quando observada de dois lados: o físico e o espiritual. Um dos anéis de lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento. O ponto central é considerado o portal entre os dois mundos. Essa figura aparece em antigos desenhos celtas e no caduceu (cetro) de Hermes, o deus grego da comunicação (que leva as mensagens dos mortais para os deuses). Na antroposofia (filosofia espiritual sistematizada pelo austriaco Rudolf Steiner no século 19), a lemniscata ocupa um papel central porque representa o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico do corpo. A forma geométrica da lemniscata é a base de muitos processos antroposóficos: desde a dinamização de medicamentos até a criação de estruturas arquitetônicas, movimentos da euritmia, desenhos da terapia artística,etc.

No tarô, a lemniscata aparece em duas cartas: ela flutua acima das cabeças do Mago (carta 1) e no personagem que força a abertura da boca do Leão na carta 11, a Força. Há tarôs sem o símbolo sobre os dois personagens, mas, nos chapéus que usam, as abas formam lemniscatas. No livro Meditações sobre os 22Arcanos Maiores do Tarô (Edições Paulinas), lê-se que a lemniscata simboliza o ritmo, a respiração e a circulação (o desenho tem claramente dois ciclos). Ela é então o símbolo do ritmo eterno, ou da eternidade do ritmo, e sinaliza, no Tarô, o conhecimento desse segredo.

Infinito no Universo
“Será que o infinito real existe no universo físico? Existem infinitas estrelas? O universo tem volume infinito? O espaço cresce para sempre?”

A questão de algo ser infinito é logicamente separada da de não ter fronteiras. Por exemplo, a superfície bidimensional da Terra é finita, embora não tenha fronteiras. Se algo se mover em uma linha reta paralela ao solo, vai retornar ao ponto exato da partida. O universo, pelo menos a princípio, poderia operar de forma similar: se um corpo se mover sempre na mesma direção e por tempo suficiente, talvez passe exatamente pelo ponto de onde saiu.

About these ads
comentários
  1. debora disse:

    eu quero fazer o sinbulo do infinito pq e muito bonito

  2. wanderson disse:

    simbolo do infinto é proteção divina!!

  3. antonia disse:

    sabia que esse simbolo tambem significa traição pq é tipo uma cobra comendo seu proprio rabo

  4. simobolo do infinito, o infinito a eternidade. Bela tatuagen.

  5. Andrew disse:

    Toninha, tudo depende da interpretação. O significado da cobra comendo o próprio rabo vem de um tempo em que a vida era percebida como fluxo e não como caminho, ou seja em tempos ancestrais quando nossos antepassados mais remotos entendiam a vida como sendo um processo contínuo de nascimento-morte-renascimento cuja origem circunscrevia-se à Terra e tudo ligava-se à mesma fonte, a vida era simbolizada espacialmente pelo círculo. O Mitólogo e Historiador das Religiões romeno Mircea Elíade, aponta para o fato de que nos grupos humanos mais antigos que viveram numa época pré-civilização, a Serpente era um poderoso símbolo divino ligado ao feminino e a vida, muito disso se devia ao caráter único da serpente de trocar de pele, “morrer e renascer”, o que graficamente era representado pela serpente engolindo o próprio rabo, um círculo! Morrer e renascer, essa é a simbologia do infinito. Um abraço,

  6. sarita disse:

    Toninha, tudo depende da interpretação. O significado da cobra comendo o próprio rabo vem de um tempo em que a vida era percebida como fluxo e não como caminho, ou seja em tempos ancestrais quando nossos antepassados mais remotos entendiam a vida como sendo um processo contínuo de nascimento-morte-renascimento cuja origem circunscrevia-se à Terra e tudo ligava-se à mesma fonte, a vida era simbolizada espacialmente pelo círculo. O Mitólogo e Historiador das Religiões romeno Mircea Elíade, aponta para o fato de que nos grupos humanos mais antigos que viveram numa época pré-civilização, a Serpente era um poderoso símbolo divino ligado ao feminino e a vida, muito disso se devia ao caráter único da serpente de trocar de pele, “morrer e renascer”, o que graficamente era representado pela serpente engolindo o próprio rabo, um círculo! Morrer e renascer, essa é a simbologia do infinito.

  7. Gladsnight disse:

    será que um dia vamos chegar no limite do nosso infinito?

  8. ana carla ferreira nascimento disse:

    eu keria muito saber o q realmente significa o simbolo do infinito,pq uns dizem q é bom outros dizem q é ruim,é de Deus ou do diabo? kkkk,,,,,eu keria fazer uma tatoo com esse simbolo mas agora não sei mais,e agora?

  9. Andrew disse:

    Ana, tudo irá depender de onde você ler. Alguns sites consideram como ruim, outros como bons. O importante é você decidir o que você acha? Vale lembrar que o que está no post é a simbologia milenar, que é seguida a muito tempo. Boa sorte. Um abraço,

  10. para mim nada mais e que o simbolo do amor, onde nao se percebe o começo e nao deseja o fim…. mauro guaratuba parana

  11. laura disse:

    o simbolo da eternida nos mostra uma vida longa e propera

  12. Julio disse:

    O Deus tem vida Infinita sabiam???

  13. ricardo alexandre francisco disse:

    Eu fiz dois símbolos muito questionados.O olho de órus e o do infinito.Se eu me preocupasse com os comentários negativos eu estaria ferrado.Fiz com o intuito de me proteger exatamente de pessoas negativas.

  14. Priscila disse:

    Comprei um colar que o pingente o símbolo, mas nem sabia o que era eu espero que signifique infito amor nada mais eternidade nao gosto de muitos significados.

  15. wesley disse:

    Temos que tomar cuidado com os símbolos e a legalidades que consedemos,pois no mundo espiritual,vc pode está fazendo uma aliança que não vem de Deus.Fiquem na paz.

  16. CARLOS REIS disse:

    to a fim de fazer uma tatoo com esse simbolo…acho que tudo traz para o lado da renovação da vida isso que é importante…é só confiar em Deus e ter muita fé nele e nada de mau a de acontecer…FIQUEMOS TODOS COM DEUS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s