Nióbio – A riqueza que o Brasil despreza

Publicado: 01/03/2010 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Meio Ambiente
Tags:, ,

:: Edvaldo Tavares (*) ::

O nióbio, símbolo químico Nb, é muito empregado na produção de ligas de aço destinadas ao fabrico de tubos para condução de líquidos. Como curiosidade, o nome nióbio deriva da deusa grega Níobe que era filha de Tântalo que foi responsável pelo nome de outro elemento químico, tântalo.

O nióbio é dotado de elasticidade e flexibilidade que permitem ser moldável. Estas características oferecem inúmeras aplicações em alguns tipos de aços inoxidáveis e ligas de metais não ferrosos destinados a fabricação de tubulações para o transporte de água e petróleo a longas distâncias por ser um poderoso agente anti-corrosivo, resistente aos ácidos mais agressivos, como os naftênicos.
 
Inúmeras são as aplicações do nióbio, indo desde as envolvidas com artigos de beleza, como as destinadas à produção de jóias, até o emprego em indústrias nucleares. Na indústria aeronáutica, é empregado na produção de motores de aviões a jato, e equipamentos de foguetes, devido a sua alta resistência a combustão. São tantas as potencialidades do nióbio que a baixas temperaturas se converte em supercondutor.

O elemento nióbio recebeu inicialmente o nome de “colúmbio”, dado por seu descobridor Charles Hatchett, em 1801. Não é encontrado livre no ambiente, mas, como niobita (columbita). O Brasil com reserva de mais de 97%, em Catalão e Araxá, é o maior produtor mundial de nióbio e o consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério totalmente brasileiro. 

Mina de Nióbio em Araxá, Minas Gerais

Ronaldo Schlichting, administrador de empresas e membro da Liga da Defesa Nacional, em seu excelente artigo, que jamais deveria ser do desconhecimento do povo brasileiro, chama a atenção sobre a “Questão do Nióbio” e convoca todos os brasileiros para que diga não à doutrina da subjugação nacional. Menciona que a história do Brasil foi pautada pela escravidão das sucessivas gerações de cidadãos submetidos à vergonhosa doutrina de servidão.
 
Schlichting, de forma oportunista, desperta na consciência de todos que “qualquer tipo de riqueza nacional, pública ou privada, de natureza tecnológica, científica, humana, industrial, mineral, agrícola, energética, de comunicação, de transporte, biológica, assim que desponta e se torna importante, é imediatamente destruída, passa por um inexorável processo de transferência para outras mãos ou para seus ‘testas de ferro’ locais”.

Demonstração de levitação no supercondutor de nobio.

Identificam-se, nos dizeres do membro da Liga de Defesa Nacional, as estratégias atualmente aplicadas contra o Brasil nesta guerra dissimulada com ataques transversais, característicos dos combates desfechados durante a assimetria de “4ª. Geração”.  Os brasileiros têm que ser convencidos que o Brasil está em guerra e que de nada adianta ser um país pacífico. Os inimigos são implacáveis e passivamente o povo brasileiro está assistindo a desmontagem do país. Na guerra assimétrica, de quarta geração de influências sutis, não há inicialmente uso de armas e bombardeios com grande mortandade. O processo ocorre de forma sub-reptícia, com a participação ativa de colaboracionistas, entreguistas, corruptos, lobistas e traidores. O povo na sua esmagadora maioria desconhece o que de gravíssimo está ocorrendo na sua frente e não esboça algum tipo de reação. Por trás, os países hegemônicos, mais ricos, colonizadores, injetam volumosas fortunas em suas organizações nacionais e internacionais (ONGs, religiosas, científicas, diplomáticas) para corromperem e corroerem as instituições e autoridades nacionais para conseqüentemente solaparem a moral do povo e esvaziar a vontade popular. Este tipo de acontecimento é presenciado no momento no Brasil.
 
As ações objetivas efetuadas
A sobretaxação do álcool brasileiro nos USA; as calúnias internacionais sobre o biodiesel; a não aceitação da lista de fazendas para a venda de carne bovina para a União Européia (UE); a acusação do jornal inglês “The Guardian” de que a avicultura brasileira estaria avançando sobre a Amazônia; as insistentes tentativas pra a internacionalização da Amazônia; a possível transformação da Reserva Indígena Ianomâmi (RII), 96.649Km2, e Reserva Indígena Raposa Serra do Sol (RIRSS), 160.000Km2, em dois países e o conseqüente desmembramento do norte do Estado de Roraima; e, incontáveis números de outras tentativas, algumas ostensivas, outras insidiosas, deixam claro que estamos no meio de uma guerra assimétrica de quarta geração, que para o desfecho poderá ser o ataque de forças armadas coligadas (OTAN) ou forças mercenárias (Black Water), lideradas pelos Estados Unidos da América do Norte. 

(Garimpeiros ilegais na reserva Yanomani in http://www.survival-international.org)

É importante a chamada de atenção dos brasileiros para a RII (área contínua de 9.419.108 hectares ou 94.191,08 Km² de floresta tropical úmida em solo montanhoso, na fronteira com a Venezuela) que é para 5.000 indígenas e que a RIRSS (1.743.089 hectares ou 17.430,89 Km² de vegetação de cerrado, “lavrado”, com o Monte Roraima cujo o cume caracteriza a fronteira tríplice entre o Brasil, Venezuela e Guiana) é para 15.000 indígenas. Somando as duas reservas indígenas dão 11.162.197 hectares para 20.000 silvícolas de etnias diferentes, que na maioria nunca viveram nas áreas, muitos aculturados e não reivindicaram nada. Enquanto as duas reservas indígenas somam 11.162.197 hectares ou 111.621,97 Km² para 20 mil almas. Como pode ser visto abaixo a soma das duas reservas indígenas é maior do que o Estado de Pernambuco e Portugal para apenas 20.000 pessoas que se declararam indígenas ou foram aleatóriamente declaradas como silvícolas e muitos aculturados e economicamente independentes. 

País/estado/reserva Dimensão (km²) População (indígenas)
RII + RIRSS                               111.621,97 20.000
Pernambuco 98.938 7.127.855
RII (Ianomâmi)                        94.191,08 5.000
Portugal 92.090 10.617.570
Áustria 83.872 8.300.000
Irlanda  81.638 5.800.000
Dinamarca 43.093 5.447.084
Suíça 41.285 7.800.000
Holanda    41.526 16.150.511
Bélgica 30.528 10.700.000
RIRSS (Raposa) 17.430,89 15.000

 

Esta subserviência do Brasil vem de longa data conforme o administrador de empresas Ronaldo pontifica, desde “o Império”, sendo adotada já no alvorecer da “República”.  Exemplifica com as “ONGs, fundações, igrejas, empresas, sociedades, partidos políticos, fóruns, centro de estudos e outras arapucas”.
 
As diversas aplicações do nióbio 

O chip quântico do Orion é fabricado em silício e possui 16 qubits. Cada um deles é formado por uma porção de nióbio circundada por uma bobina.

Entre os metais refratários, o nióbio é o mais leve prestando-se para a siderurgia, aeronáutica e largo emprego nas indústrias espacial e nuclear. Na necessidade de aços de alta resistência e baixa liga e de requisição de superligas indispensáveis para suportar altas temperaturas como ocorre nas turbinas de aviões a jato e foguetes, o nióbio adquire máxima importância. Podem ser exemplificados outros empregos do nióbio na vida moderna: produção de aço inoxidável, ligas supercondutoras, cerâmicas eletrônicas, lente para câmeras, indústria naval e fabricação de trens-bala, de armamentos, indústria aeroespacial, de instrumentos cirúrgicos, e óticos de precisão.
 
O descaso nas negociações internacionais
 
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a maior exploradora mundial, do Grupo Moreira Salles e da multinacional Molycorp, em Araxá, exporta 95% do nióbio extraído de Minas Gerais.

Segundo o artigo de Schlichting, que menciona o citado no jornal Folha de São Paulo, 5 de novembro de 2003: “Lula passou o final de semana em Araxá em casa da CBMM do Grupo Moreira Salles e da multinacional Molycorp…” E, complementa que “uma ONG financiou projetos do Instituto Cidadania, presidido por Luiz Inácio da Silva, inclusive o ‘Fome Zero’, que integra o programa de governo do presidente eleito”.

O Brasil como único exportador mundial do minério não dá o preço no mercado externo, o preço do metal quase 100% refinado é cotado a 90 dólares o quilograma na Bolsa de Metais de Londres, enquanto que totalmente bruto, no garimpo o quilograma é de 400 reais. Na cotação do dólar de hoje (R$ 1,75), R$ 400,00 = $ 228,57. Portanto, $ 228,57 – $ 90,00 = $ 138,57. Como conclusão, o sucesso do governo atual nas exportações é “sucesso de enganação”. O brasileiro é totalmente ludibriado com propagandas falsas de progressos nas exportações, mas, em relação aos negócios internacionais, de verdadeiro é a concretização de maus negócios.

Nas jazidas de Catalão e Araxá o nióbio bruto, extraído da mina, custa 228,57 dólares e é vendido no exterior, refinado, por 90 dólares. Como é que pode ocorrer tal tipo de transação comercial com total prejuízo para a população do país, é muito descaso com as questões do país e o desinteresse com o bem-estar do povo brasileiro. Como os EUA, a Europa e o Japão são totalmente dependentes do nióbio e o Brasil é o único fornecedor mundial, era para todos os problemas econômicos, a liquidação total da dívida externa e de subdesenvolvimento serem totalmente resolvidos.Deve ser frisada a grande importância do nióbio e a questão do desmembramento de gigantescas fatias de territórios da Amazônia (a REBIO Morro dos Seis Lagos), ricas deste metal (2.897.000.000 t) e de outras jazidas minerais (ferro, manganês) já divulgadas.
 
As pressões externas são demasiadas e visam à desmoralização das instituições brasileiras das mais diversas formas, conforme pode ser comprovado nas políticas educacionais e nos critérios de admissão de candidatos às universidades. Métodos que corrompem autoridades destituídas de valores morais são procedimentos que contribuem para a desmontagem do país. Uma gama extensa de processos que permitam os traidores obterem vantagens faz parte para ampliar a divulgação da descrença, anestesiando o povo, dando a certeza de que o Brasil não tem mais jeito.
 
 A questão do nióbio é tão vergonhosa que na realidade o mundo todo consome l00% do nióbio brasileiro, sendo que os dados oficiais registram como exportação somente 40%. Anos e anos de subfaturamento tem acumulado um prejuízo para o país de bilhões e bilhões de dólares anuais.

Ronaldo Schlichting, no seu artigo publicado, ressalta que “no cassino das finanças internacionais o jogo da moda é chamado de ‘mico preto’, cujo perdedor será aquele que ao fim do carteado ficar com a carta do mico denominada “dólar”.       

Devido à incompetência do governo brasileiro e do ministro da Fazenda, quem ficou com o mico preto foi o povo brasileiro, o papel pintado, falso, sem valor, chamado de dólar.

O que está ocorrendo é que o Brasil está vendendo todas as suas riquezas de qualquer jeito e recebendo o pagamento em moeda podre, sem qualquer valor, ficando caracterizada uma traição ao país e ao povo brasileiro.

___________________________________________________________________________________________
:: (*) Médico e Diretor Executivo do Sistema Raiz da Vida – www.raizdavida.com.br e http://twitter.com/raizdavida. Autor  do livro “Sucesso na vida é para qualquer um. Inclusive para você”.

About these ads
Comentários
  1. Caro articulista:
    Primeiramente, parabéns pelo excelente e oportuno tema e, mais ainda, pela forma como foi abordado. Não entendo como assuntos tão importantes como esse não conseguem atrair comentários. É entristecedora a alienação politica e social dos brasileiros. Fosse um tema sobre o Big Brother Brasil ou sobre fofocas com ídolos da MPB ou da TV, já teria algumas dezenas de manifestações.

    A questão do nióbio brasileiro é séria e precisa ser urgentemente discutida, junto com as das reservas indígenas brasileiras (um verdadeiro absurdo) e tudo o mais que se está fazendo lá na região amazônica. O Governo, intencionalmente, desviou a nossa atenção sobre esses assuntos para que as potências estrangeiras, travestidas de ONGs humanitárias ou religiosas, roubassem as nossas riquezas, enviando-as para o exterior.

    Sem exagero, chego a dizer que seria necessário um debata nacional e campanhas de alertas e denúncia em torno desses assuntos. E nossa rede “Observatório Político Brasileiro”, publicamos também um artigo intitulado Nióbio, o minério brasileiro (http://observatoriopoliticobrasileiro.ning.com/profiles/blogs/niobio-minerio-brasileiro ) e tivemos apenas 4 comentários.

    Estamos preparando uma nova matéria sobre isso (data ainda indefinida) e caso tenha a sua autorização, pretendo usar o seu post como referência (dando-lhe os créditos, é claro, e citando o link para o seu blog).

    Aguardamos sua resposta!

  2. Edvaldo Tavares disse:

    O POVO TEM DE SABER O DESCASO DO GOVERNO BRASILEIRO SOBRE O NIÓBIO

    Ilmo Sr. Ivo S. G. Reis:

    Fiquei feliz com o vosso comentário e elogio sobre o meu artigo referente ao desprezo das autoridades para o nosso nióbio.

    Quanto mais brasileiros tomarem conhecimento desse descaso, creio que a pressão e a vigilância farão os nossos dirigentes tornarem-se mais responsáveis. Acredito que a matéria que está sendo preparada por V. Sa., associada às informações contidas na escrita por mim, contribuirá para tornar o povo brasileiro mais alerta contra esse crime de lesa-pátria.

    V. Sa. tem inteira liberdade para referenciar ao vosso trabalho o nosso informativo sobre o nióbio.

    Atenciosamente.

    Edvaldo Tavares

  3. O povo brasileiro sempre foi explorado de forma humilhante, com raros períodos de soberania.
    E agora?

  4. Adriano Pires Ribas disse:

    Há muitos, com certeza mais de dez anos, venho encaminhando e-mails, cartas e também folhetos criados por mim em defesa da nossa Amazônia.
    E agora recebo isto.

  5. Ademar Castelani disse:

    Nossos governantes não tem sido dignos dos cargos ocupados. São “vendilhões do templo”. Há muito vêm camuflando essa questão do nióbio, fonte de altas negociatas, prejuízo incalculável ao bem estar da Nação Brasileira. Esse e outros desmandos explicam todo o sofrimento dos brasileiros, herdeiros de um país simplesmente rico e privilegiado em diversos aspectos: clima, solo, águas, florestas, miscigenação, mais de 7.500 km de costa voltado para o Atlântico. Só a informação desvinculada de interesses maléficos aos interesses nacionais é que poderão auxiliar no resgate daquilo que é nosso por herança.
    Os meios de comunicação públicos e privados, a maioria das instituições governamentais e civis estão contaminadas pelo “manejo do vil metal”. Maus brasileiros não têm honrado o país que nasceram, terra gentil e dadivosa. Acreditamos em dias melhores. O grande trunfo comum a toda humanidade é a EDUCAÇÃO. Não essa que está aí, em que o professor é um sacrificado em todos os sentidos; em que o alunado se apresenta cada vez mais desinteressado porque o padrão de ensino oferecido não é atrativo. Que os mestres e doutores em educação saiam das suas áreas de conforto e planejem EDUCAÇÃO para crianças, jovens e adultos, assim poderemos alimentar esperança, o resto é enganação. Ademar Castelani

  6. Gen Marco Antonio Felicio da Silva disse:

    Parabéns aos autores citados.Trata-se de espoliação, escandalosa e revoltante, de parte importante, pois, estratégica, da riqueza nacional, envolvendo governantes corruptos, ineptos e antipatriotas , verdadeiras aves de rapina. Apresentam discursos melodiosos, enganadores. demagógicos. Aristocraticos e intelectualizados, como FHC, ou populistas e ignorantes, como Lula, posam de estadistas amantes da paz e defensores dos direitos humanos, em um “mundo ideal”, inexistente, de países irmãos (?). Espertos ilusionistas, buscam, em verdade, as benesses pessoais, passando por “idiotas” idealistas. Dane-se o País, salve o pseudo estadista, a sua projeção internacional e as gordas “mamatas”de que participa e de que, ainda, participará por conta do que plantou.
    De uma classe política podre, apática em relação aos dramas da Nação, mas voraz e dinâmica quando se trata de ganhar dinheiro, mesmo sujo, nada a esperar senão, desculpem, um mar de merda. Do nosso judiciário, “ingenuidade”, poesia e boa vida, fazendo jus à letra minúscula para a sua designação, gerando enorme sentimento de impotência diante da nulidade, em momentos críticos, de um dos poderes fundamentais da República.
    Onde estão os meios de comunicação, como a poderosa Rede Globo, que não denunciam e esclarecem o povo brasileiro acerca de assuntos tão graves como este. Ao invés, em quadro de Guerra Assimétrica, contribuindo para a nossa derrocada, buscando o dinheiro fácil com a venda do que deveria ser sagrado, o interesse nacional, aliam-se ao inimigo dissimulado, colaborando decisivamente para a destruição dos laços e alienação crescente da sociedade, incluso menosprezando valores morais. Quer maior exemplo do que o BIG BROTHER e seus “heróis” ?
    Qto ao restante, não esquecer que quem cala, consente, quem se omite, contribui para o erro.
    Pobre Pátria, infeliz Brasil !
    Gen Marco Felicio.

  7. EDVALDO TAVARES disse:

    COMENTÁRIOS À COMERCIALIZAÇÃO DO NIÓBIO NO EXTERIOR

    As negociações envolvendo venda de produtos visam transações que resultam em lucros financeiros que permitem aplicação em volumes maiores dos produtos em futuras negociações. É natural o impacto negativo resultante da tomada do conhecimento que a comercialização do nióbio não atende esta regra comercial.

    Antônio Ribas Paiva, presidente do “Grupo das Bandeiras”, no “Fórum do Clube do Hardware”, no artigo “O Nióbio é Nosso!”, faz a seguinte observação: “A maioria dos brasileiros não sabe o que é o Nióbio, e muito menos que o Brasil é o único produtor mundial deste importante mineral. O Brasil poderia pagar sua dívida externa só com nióbio, que é um dos muitos minerais contrabandeados daqui. Acho extremamente importante que este assunto seja colocado em evidência, pois é o futuro do nosso país que está em jogo”.

    Continuando o fornecimento de informações com o objetivo de desfazer dúvidas, aqui está mais um trecho do artigo do citado articulista: .

    Caso o comentário precedente sobre a questão comercial exterior do nióbio do qual o Brasil é exportado absoluto não seja suficiente, vejamos o que diz o jornalista Jorge Serrão no artigo “Roubo do Nióbio” no jornal “Alerta Total”: “A classe média de assalariados brasileiros nem precisaria pagar R$ 35 bilhões por ano de Imposto de Renda, se o Brasil não fosse vítima do maior escândalo de subfaturamento fiscal do mundo. O País deixa de arrecadar R$ 210 bilhões de reais por ano por causa da manobra que sonega impostos da exportação de nióbio – um metal raro, usado em todas as aplicações de tecnologia de ponta da indústria moderna, e do qual o Brasil detém 98% das reservas mundiais. O Brasil exporta 81 mil toneladas do metal por ano. O quilograma do metal sai daqui vendido por R$ 16, o que rende R$ 1 bilhão e 296 bilhões – sobre os quais recaem tributos. Acontece que o nióbio é negociado na Bolsa de Londres por até U$ 1.200 dólares por quilograma. Se o Brasil não fosse lesado na operação, e empregasse a soberania do País no negócio, a operação com o nióbio renderia (como rende aos ingleses) US$ 97 a 100 bilhões de dólares – sobre os quais recairiam os impostos”.

    Caros amigos, direção e opinantes de todos os jornais e informativos em geral, aos quais dedico o meu total respeito e afeto, não quero ser o dono da verdade, apenas fiel ao meu país e por dever de brasilidade, tenho pesquisado sobre o nióbio na esperança de estar enganado, mas, diante das fontes de informações chego à decepcionante conclusão de que tudo que venho escrevendo é a mais frustrante realidade. Sugiro aos que queiram contestar as minhas argumentações, façam pesquisas e estudem o assunto e publiquem as suas opiniões juntamente com as fontes que embasam as devidas opiniões. O Brasil está coalhado de corruptos e traidores. Todos merecedores de serem submetidos ao CPM (Código Penal Militar).

    BRASIL ACIMA DE TUDO. SELVA!

    EDVALDOTAVARES. TC MÉDICO do Glorioso Exército Brasileiro. BRASÍLIA/DF.

  8. marcelo ribeiro disse:

    ISTO TEM Q CHEGAR A MIDIA BRASILIERA CHEGA DE PALHAÇADA,ROUBO,HUMILHAÇAO PERANTE O MUNDO O BRASIL TEM SIM POTENCIA PARA SER O MAIOR PAIS DO MUNDO . O POVO BRASILEIRO TEM Q SABER DESTES DESCASOS COM O NOSSO PAIS . MAIS COMO ALERTAR O POVO , CONTEM COMIGO

  9. E.A.Wolf disse:

    Concordo com todos os articulistas que comentaram sobre o assunto NIÓBIO. Gostaria e ficaria muito feliz se algum dos leitores tivesse condições de encaminhar estes artigos e comentários a todos congressistas ( senado e câmara federal). assim com letras minúsculas, porque não merecem respeito, permitindo como permitem o saque das riquezas brasileiras .

  10. anselmo disse:

    O pior é que isso tudo esta acontecendo com a ajuda de políticos, funcionarios da funai ,da justiça,indios e a mída.Pois só assim um absurdo destes poderia acontecer.São todos traidores do pobre povo sofrido deste Brasil.

  11. Rogerio P. Klüppel disse:

    O artigo acima dá conta de uma evasão fiscal da ordem de
    200 bilhões anuais. E onde está a Receita Federal?
    Será que o famoso “leão” só tem apetite para as pessoas físicas?
    Ou será que nesse caso o leão foi “tranquilizado”?
    E o Departamento de Produção Mineral do MME que é
    quem libera e deveria fiscalizer a exploração das jazidas do subsolo
    onde é que fica nessa estória toda?

  12. ilda disse:

    Penso o seguinte.O Brasil está mal…Mal porque temos riquezas aqui e o povo tem que sofrer em outros paizes o preconceito,racismo ,porque fora do Brasil é um Deus nos acuda.A saúde vai de mal a pior …Enquanto isso os senhores de poder querem apenas ficar mais ricos,vendendo o que é do povo brasileiro? Das criancinhas menos favorecidas
    e os hospitais,os doentes espalhados nos corredores de hospitais,como ficam? Não pessoal isso é muito triste,é uma vergonha pra nós brasileiros……CADE A FISCALIZAÇÃO?

  13. Estamos acostumados, é so olhar a quantidade de conteúdo “informativo” depositado nas redes sociais pelos brasileiros para chegar a uma conclusão lógica.

  14. EDUARDO AUGUSTO DE CAMPOS PIRES disse:

    EXCELENTE A MATÉRIA E GOSTARIA DE SABER, SE ALGUM JORNALISTA, DA GRANDE MÍDIA , TOMOU CONHECIMENTO OU COMENTOU A RESPEITO.

    SE ISTO NÃO ACONTECEU ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR A AGITAR E CUTUCAR OS JORNALISTAS DE MAIS PEITO PARA PROVOCAR O ASSUNTO.

    NÃO CHEGA O QUE ESCREVEMOS PARA OS JORNAIS E REVISTAS , ATRAVÉS DAS PAGINAS DOS LEITORES.

    GOSTARIA SEMPRE DE RECEBER NOTÍCIAS E, SE POSSÍVEL ESCREVER PARA OS JORNAIS, RELATANDO OU RELEMBRANDO, PRINCIPALMENTE, O QUE OS PETRALHAS ESTÃO PERMITINDO E PARTICIPANDO, COM DOLO PARA O PAÍS!!!!

  15. Júnior Josías disse:

    Pessoal, isso é muito sério !
    Estão roubando o país !
    Somos governados por lobos em pele de cordeiro que só querem enriquecer e não governam pra nos representar !

    Nossos servidores estão nos roubando!!!
    Não esqueçam deste problema grave, NIÓBIO, vamos buscar respostas!!!

  16. andré disse:

    É revoltante saber que mais uma vez aqueles que deveriam vestir a camisa de patriotas, que foram eleitos para defender os interesses deste país e seu povo, que são generosamente pagos para este fim, ou se omitem ou tiram proveito próprio em detrimento do seu, do nosso país. É preciso fazer pressão sobre a imprensa, políticos e governantes para que este assunto seja muito bem explicado tratado de forma séria e responsável.

  17. evaristo barbosa neto disse:

    Tem hora que sinto vergonha de ser brasileiro, difícil acreditar que temos essa riqueza (nióbio) 97 % em nossas (mãos) e doamos ao mundo inteiro ao preço de bananas, acho que por mais podre que sejam os políticos e empresários irremediavelmente corruptos, penso eu que não sejam burros podem elevar o preço do nióbio dezenas de vezes e quem precisa tem que comprar. Roubem a vontade mas tragam para cá os dolares pelo menos vai sobrar alguma coisa para nos simples mortais.Quando temos que comprar algo com tecnologia embarcada temos que pagar o que eles querem e as vezes nem vendem . O tio SAM tambem esta satisfeito com os brasileiros que ja deixaram este ano 10 bilhões de dolares em turismo. Eta povo Zé Ru—.

  18. Isa disse:

    Gente, mas é realmente impressionante onde chegou a politica brasileira! Sempre se vendendo por qualquer trocado! Infelizmente o brasileiro só pensa em carnaval e futebol. E quando abrirmos os olhos o nosso quintal não será mais nosso!! Os brasileiros ainda não se deram conta da nossa riqueza natural!!

  19. Danyelle disse:

    Isto é uma VERGONHA.

  20. Eduardo Pedreira Franco disse:

    Caro Edvaldo,

    Sou retardatário sôbre a matéria chamada a baila, pois não sou leitor da sua REVISTA. Fui guiado pelo destino para encontra-la, pois em busca no Google sôbre o NIÓBIO, lá apontava algo sôbre o MINERAL.

    Vemos a CONCIÊNCIA bem formada dos comenterista, pena, que nós não somos o PENSAMENTO brasileiro, desenhado pela maioria mal educada e de complemento já identificada no texto apresentado.

    Dou meus parabéns ao Dr. Ronaldo Schichting e solicito do mesmo outras manifestações correspondentes a DEFESA NACIONAL.

    Deixo uma indagação, que se possível, espero resposta.

    O NIÓBIO nas suas mil e uma utilidades, me parece que faltou a sua utilização na GERAÇÃO DE ENERGIA através do PLASMA. Teriam os Srs. ou qualquer comentarista, que aquí participou teem algo a me dizer?

    Abraço a todos,

    Eduardo Pedreira Franco – Salvador, Bahia

  21. Michelly Bandacheski disse:

    Eu concordo com todos vcs… vamos tornar isso uma causa mais que publica e denfenderemos nosso patrimonio!!! agora… como atingir milhoes de brasileiros?

  22. Acorda Brasil

    Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece,
    e tudo fazem para que isso continue assim.

    Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?

    EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.

    Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?

    O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.

    Ninguém teve coragem de investigar… Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero”.

    As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.

    Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

    Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos “traíras” a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.

    O nióbio apresenta numerosas aplicações. É usado em alguns aços inoxidáveis e em outras ligas de metais não ferrosos. Estas ligas devido à resistência são geralmente usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias.
    •Usado em indústrias nucleares devido a sua baixa captura de nêutrons termais.
    •Usado em soldas elétricas.
    •Devido a sua coloração é utilizado, geralmente na forma de liga metálica, para a produção de jóias como, por exemplo, ospiercings.
    •Quantidades apreciáveis de nióbio são utilizados em superligas para fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências a combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini.
    •O nióbio está sendo avaliado como uma alternativa ao tântalo para a utilização em capacitores.
    Cadê a OAB, o MFP, o Congresso Nacional ???

    O nióbio se converte num supercondutor quando reduzido a temperaturas criogênicas. Na pressão atmosférica, tem a mais alta temperatura crítica entre os elementos supercondutores, 9,3 K. Além disso, é um dos três elementos supercondutores que são do tipo II ( os outros são o vanádio e o tecnécio ), significando que continuam sendo supercondutores quando submetidos a elevadoscampos magnéticos.

    Juvenal Sandro Bispo -Guaratinguetá-São Paulo

  23. josue queiroz monteiro disse:

    parabéns ao Dr. Ronaldo Schichting e assim que tomei conhecimento atravês de email tratei de repassar para todos os contatos e solicitei por email tambem que uma radio de Salvador com grande audiência levasse aos ouvites. Não sei se serei atendido mais espero positivamente.

    Josa Monteiro, Malhadas – Mata de São João Bahia

  24. DIEGO ALLEQUEIVO disse:

    SENTIMENTO DE PATRIOTISMO É INÚTIL SE NÓS ESTAMOS A MERCE DAS VONTADES E DECISÕES DOS GOVERNANTES, FICAR EM INTERMINÁVEIS DISCUSSÕES SEM NENHUMA AÇÃO É PURA ACOMODAÇÃO. PRECISAMOS NOS REUNIR E FORMAR GRUPOS DE DISCUÇÃO, MAS NÃO PARA FICARMOS OLHANDO QUIETOS, MAS PARA BOLAR PLANOS DE REVOLTA POPULAR, MUDAR O GOVERNO E CONDENAR OS LADRÕES DA NAÇÃO. SE VC SABE E PENSA SOBRE ISSO, SÓ VC PODE MUDAR O PAÍS E SE TEM VONTADE DE FAZER ALGO, O PRIMEIRO PASSO É PLANEJAR SOLUÇÕES E O SEGUNDO PASSO É POR EM PRÁTICA. PROPONHO UMA REUNIÃO NACIONAL COM VC QUE PENSA E QUER FAZER ALGO PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL DE NOSSA NAÇÃO.

  25. Tereza disse:

    Realmente os dirigentes brasileiros são uma vergonha!!! E o pior é que o povo brasileiro é conivente com tudo isso. Como bem foi falado acima, se fosse para comentar sobre um BBB da vida, ou “A Fazenda”, ou sobre fofoca de artista, teríamos vários adeptos comentando o assunto. Fico triste com a situação ou a posição do nosso país referente a assunto tão importante como esse, sem ter importância. Principalmente eu que moro aqui no coração da Amazônia, no Acre.
    Tereza Lustosa

  26. nicolas disse:

    os brasileiros nem sabem que isso existe porque a tv brasileira não fala disso e os politicos dão de grassa o niobio para outros paises porque acha que os politicos são respeitados la fora

  27. Tiago Bansi disse:

    Precisamos abrir nossos olhos para as riquezas de nosso país que estão sendo roubadas de baixo de nosso narizes. Ta na hora de cuidarmos mais da nossa “casa”, ir em defesa do Brasil e não deixar isso totalmente nas mãos dos governantes (corruptos e bandidos) do mundo que, ficam promovendo festinhas (Futebol, Parada Gay, Carnaval, etc…) para que ficamos com nossos olhos vendados.

  28. Jonas disse:

    Eu tenho nojo de ser brasileiro, é palhaçada todos os dias, esse maldito pelego do lula e seus joses dirceus da vida estão danificando o brasil minusculo.

    Coitado fas uma gambiarra na energia eletrica ou na agua vai pra cadeia e esses mlditos enchem o rabo de dolares com as manobras escandalosas e ainda se dizem autoridades.
    Saudades de HITLER.

  29. Márcio disse:

    Infelizmente isso nunca vai mudar, ai vcs me perguntam poxa mais vc é muito desacreditado mais isso vem ocorrendo desde q o mundo é mundo e ai ainda mais o brasil q é estrupado desde a sua colonização, ai vem dizer q as coisa vão mudar nunca muda, a midia nunca vai publicar isso pq quem detem as tramissões de radio, jornais e televisão são a elite e a elite n quer q as pessoa saibam dessa coisas. Agora o q elas quer as pessoas saibam é big bosta brasil ai sim todo sabe discute quem saiu, quem vai ganhar e tudo mais, então temos q nos apegar ao nosso criador nosso ULHIM YAOHUSHUA, pois o fim estar perto, GRANDE ABRAÇOS A TODOS.

  30. Márcio disse:

    E A NOVA ORDEM MUNDIAL ESTA SENDO IMPLAMTADA E O BRASIL É A MENINA DOS OLHOS DELES…

  31. thiago disse:

    Tem algo mais efetivo que podemos fazer contra essa situação?

    Aguardo resposta

    Att. Thiago

  32. doença disse:

    Única forma de reverter esta situação é com uma revolução! Os Líbios devem servir de exemplo para nós, cansaram da exploração e do enriquecimento ilícito de alguns e recorreram às armas! Como o povo brasileiro é preguiçoso e acomodado, vai continuar conivente com as roubalheiras. Para as pessoas formadoras de opinião, o único consolo é fazer comentários em blogs como este.

    Que voltem os homens de atitude!

  33. marcelo disse:

    Bem amigos, vocês só lembram do NIOBIO que está sendo levado do nosso País,quase que de graça, Realmente revolta, mas vale lembrar FURNAS e à VALE ,que exploram o nosso querido PAÍS, Onde sua concessão para explorar o solo BRASILEIRO já venceu há mais de dez anos,exato no ano de 2000,com um lucro anual superior ao NIOBIO,porém exite um lobe muito grande entre os politicos em brasilia para não mecherem ,nem tocarem nesse assunto,pois tem o cala boca para todos, este é o Brasil, e vão empurrando com à barriga, até quando…

  34. VITORIA VIDEIRA disse:

    SABIA QUE O NIOBHIO E A COISA MAIS LINDA DO MUNDO E QUE EU NEM CONHECIA .EQUE EU APRENDI NA AULA DE GEOGRAFIA SENDO QUE A PROFESSORA É CHATA MAIS TUDO BEM EU ME EMCANTEI POR ESSA PEDRA E AGORA EU QUERO CONHECER MAIS E MAIS SOBRE ELA PORINQUANTO EU FUI PARA 32LUGARES CONHECER NIOBIO DIFERENTES E EU GOSTARIA QUE VCS TAMBEMCONHECESEM VCS IRAO SE ENCAMTAR POR ELA

  35. EDVALDO TAVARES disse:

    COMO ACABAR COM O BRASIL COM A PARTICIPAÇÃO DE TRAIDORES

    O Brasil desde 2002 vem passando por uma fase negra, quando se acentuou a degradação total e o entreguismo se instalou no pais. A pior desgraça que poderia acontecer ao Brasil foi a assunção do poder pelo PT e a instalação, pela massa ignorante e inculta – clientela do bolsa-família e demais bolsas – do Governo Lula da Silva e a sua continuidade..

    Você brasileiro que é descrente das mazelas e decadência em que o Brasil está sendo mergulhado, veja, clicando no link em anexo (caso a Revista Decifra-me permita), a declaração que um ex-assassino econômico americano faz e faça uma correlação com o governo Lula e com tudo de mau que vem ocorrendo ao Brasil. http://aeiou.expresso.pt/assassino-economico-como-se-destroi-um-pais-video=f659998.

    Este comentário está sendo remetido da cidade de Viseu, Portugal, onde tomei conhecimento do conteúdo do vídeo, após percurso por Paris e Lisboa.

    Dr. Edvaldo Tavares – Médico e Diretor Executivo da Instituição Raiz da Vida (IRV) http://www.raizdavida.com.br

  36. Rosicleia Santos Bello de Paula disse:

    Recebi um Email hj falando sobre a questão do Niobio, que por sinal é a resposta do Juvenal Sandro Bispo, para este artigo. Tem uns 20 anos que eu sei ,que o verdadeiro interesse dos estrangeiros pela Amazônia e por causa do seu subsolo, riquíssimo em vários minérios. Usam os indios como desculpa, pr enganar a esmagadora maioria do povo brasileiro, principalmente os que recebem Bolsas do Governo. Como é só a minoria que se preocupa, temos que fazer a revolução começar por aqui, pela redes sociais. Eu repassei pr os meus contatos e sempre que tenho oportunidade, falo sobre o verdadeiro motivo de atravancar o desenvolvimento do Brasil.

  37. arbiza disse:

    eu acho que dviamos publicar,divulgar,expor para esse nosso povo brsileiro que nos somos roubados e fraudulados todos os dias 24horas por dia por causa desses repteis qe são os senhores do mundo os iluminati,q mandam e desmandam .esse povo njento rouba o nosso brasil por q o nosso brasil e corrupto .porq ?a nossa presidente e corrupta assim como o lula e corrupto ,opalacio da republica e ninho de corruptos q ganham para vender oq e nosso.infelismente 94% do povo brasileiro e ignorante para intender a real verdade. nos temos q lutar para q nossos filhos e netos possam desfrutar de una vita mejor no futuro graçias.

  38. gerusa fonseca albuquerque cavalcanti disse:

    Gerusa F. A. Cavalcanti

    Essas informações precisam ser divulgadas para todos, todos incluindo a população que não lê jornais ou outros meios de comunicação. Acredito que de uma forma simples de explicar, precisaríamos ,( o problema é que não sei como), espalhar essas informações, fazer com que a população cobre posições , pressione os parlamentares, enfim, faça aluma coisa para parar com esses sugadores do Brasil.

  39. Adaury Francisco Cherubini disse:

    Infelizmente temos que conviver diariamente com esse tipo de barbárie!
    Somos enganados e manipulados diariamente pela mídia para sermos um povo inculto mas feliz!
    Achamos que somos os caras, por vivermos no país do jeitinho!
    Nação há 500 anos, governada por uma corja de coruptos!
    Onde nossa grande mandante diz que a sua preocupação é com a pobreza. Hàhá…
    Que tal se cada cesta básica, precisasse de uma grama de Nióbio?

  40. Adaury Francisco Cherubini disse:

    Se é para passar a mão na cabeça desses políticos (Politicagem) é melhor não comentar!

  41. Armando disse:

    Olho azul disse:

    Precisamos mudar essa forma de tratara nossa riqueza!!! Parabensn pelo artigo…

  42. Almeida disse:

    Srs. não basta nos indignarmos e ficarmos com “nossas bundas sentadas no sofá”! Nossa indignação deve ser demonstrada através de ações pacíficas e ordenadas à favor de nossos interesses.
    Vamos, imediatamente, contatar com os deputados e senadores que votamos, cobrando explicações e correções dos erros há tanto tempo são praticados. Se eles nada fizerem, dêem um pé no traseiro deles no próximo pleito.
    Onde está a sociedade civil deste país? ESTA AQUI! SOMOS NÓS! Parados, dormindo em berço esplêndido.
    JÁ PASSOU DA HORA DE ACORDARMOS! UM POUCO DE AMOR PRÓPRIO FAZ MUITO BEM PARA A ALMA!

  43. Wagner Suhadolnik disse:

    Realmente devemos tomar medidas Urgentes em relação a isto. O único político que nos chamou atenção para este tema foi o saudoso Dr. Enéas. A mídia nada fala e quando o faz é para dizer que como é feliz Araxá com os empreguinhos da CBMM e o quão feliz está o prefeito de Catalão por sua cidade estar em evidência e ser citada pelos EUA como local estratégico – como foi no Wikileaks – ver vídeos sobre isto no youtube. Eu vejo os jornais e as materiazinhas e quase vomito… Como somos expoliados e as pessoas num estado de burrice e letargia. Mas isso não vai ficar assim, pois sempre há aqueles que tomam atitudes e eu sou um deles.

  44. Claudio Barbosa disse:

    Senhores, concordo com todos vocês. Mas é inegável que todas essas coisas são feitas em cima da ignorância do nosso povo. Na minha opinião a única arma democrática que temos a nosso favor é uma campanha nacional de voto nulo. As consequências eleitorais para esses crápulas é a única arma a nosso favor. Só levando a incredulidade do povo em suas autoridades conseguiremos criar um movimento, pacífico, de voto nulo como uma ferramenta moralizante dos nossos governantes.
    A questão do Nióbio como o de muitas outras coisas são antigas, não são particularidades apenas do governo atual. Não vamos nos iludir mais com tentativas inúteis de escolher um candidato que fala fácil, mas quando eleito dá as costas a tudo o que falou. Repito, o voto nulo é a única arma democrática a favor daqueles que querem um país soberano, digno e nosso.

  45. Parabéns por este artigo, e a todos que estão deixando seus comentários!…fico feliz em ver que alguém se preocupa com nosso pais!…MAIS DEVERIAMOS FAZER ALGO MAIS!..uma iniciativa que poderia começar aqui mesmo!

  46. FRANCISCO A CAPALBO disse:

    A AMAZONIA ESTA CRAVADA DE DIVISÕES INTERNACIONAIS QUE PROSPECTAM SUAS FAUNA, FLORA E AS ENTRANHAS DAS TERRA EM BUSCA DE PRECIOSIDADES QUE SÓ ESTÃO AQUI NESTE PAÍS.
    A IMBECILIDADE DO POVO, ACUSTUMADA AO “JEITINHO BRASILEIRO” , TRAZ A ILUSÃO DE QUE TUDO VAI BEM GRAÇAS A ESSA MÍDIA DE IGUINOBEIS PASPALHOS, QUE CONSEGUEM DEFINHAR A MEMORIA DO POVO INERTE À ROUBALHEIRA EMPUTADA EM NOSSO PAÍS.
    ONDE ANDA A NOSSA CIDADANIA????
    ONDE ANDA O PATRIOTISMO????

  47. Maria Pereira Gothuey Rocha disse:

    Maria Gothuey Rocha – Genève/Suìsse

    Senhores,(as) estou impressionada com essa gente que nao se ocupam de nossas riquezas naturais tao generosamente concedidas e ofertas gratuitamente ao povo Brasileiro, que desconhecem as preciosidades que nosso País produz em abundancia em todo territorio, eu recebí um e-mail de uma amiga que mostra os homens do governo tirando proveito que para si e seus comparsas, descredibilizando as nossas riquezas e faltando com respeito ao povo que os fez confiança para representar e defender nossas heranças e nosso país.

    Eu nao sabia que o Brasil é tao rico e único em NIÓBIO. O que podemos fazer? Milhões de pessoas no Brasil desconhecem o Niobio. Estou muito feliz de encontrar pessoas como os Senhores que se manifestam por nosso Paìs…

    Merci Beaucopu!
    Maria G. Rocha

  48. coelho disse:

    No Haiti foi assim,,primeiro venderam as riquesas naturais e depois viram q não tinham fábrica de nada. Nada era deles.
    E a História se repete ak…Não temos uma marca de Carro,moto, nem pneu, Nada…Somos dependentes e temos somente as máterias primas.
    SOMOS O HAITI DO FUTURO.

  49. rogério disse:

    Parabéns pelo artigo, e lamentável pelo que vem acontecendo, que pena que as televisões como a Globo só encham o povo de novelas e programas como Faustões e companhias, BBB e Fazendas etc. etc. etc., e afirmo o que já disse um ditador um dia,
    “ O POVO IGNORANTE É UM POVO FELIZ “. Lamentavelmente é ainda o caso do Brasil. Aqui se tem liberdade política, religiosa, e de tomar a sua cervejinha na praia, construam igrejas e campos de futebol, agora escolas, educação isso não! Quanto menos cultura educação o povo tiver melhor. Eu queria ver se isto estivesse acontecendo, como dizem os brasileiros no primeiro mundo, na Europa.

  50. Angely Barbosa guimarães disse:

    Acredito na educação como forma de conscientização e cidadania! Cidadania, esta, na esfera do sentido mais histórico.

    O que devemos esperar de um povo sem educação pública de qualidade??

    Como professora… isso não me impressiona!

  51. adão marcio disse:

    que porcaria de politicos que elegemos heim! vamos botar a boca no mundo e denunciar o que fazem com as nossas riquezas.

  52. Ricardo disse:

    existe uma possibilidade de extracao em um estado do norte, sendo que necessito de 3.000.000, para iniciar o projeto, a capacidade de producao inicial, com certeza e de 800 ton, cfme estudos preliminares, segundo geologo e tecnicos, possui enorme potencial de ser a maior ja explorada.

  53. JORGE ROCHA LEITE disse:

    ESTÃO PROCURANDO MAIS DINHEIRO PARA A SAÚDE ????? VENDER ESTE MINÉRIO POR UM PREÇO JUSTO e EMPREGAR O LUCRO NA SAÚDE. NÃO PRECISAMOS DE MAIS IMPOSTO.
    JORGE ROCHA – PAULISTA-PE

  54. Paulo Souza disse:

    Só o Brasil pruduz, mas quem dita o preço é a “Rainha da Inglaterra”.

  55. Luís Melo disse:

    Como roraimense (e eu ainda tenho orgulho deste fato), fico pasmo como nós, povo brasileiro, somos enganados. Até uns quatro anos atrás, na época com 20 anos, acreditava que os únicos capazes de serem inteligentes, construírem prédios, manejarem a Amazônia, seriam os anglo-saxões e que o Brasil nunca deixaria de ser atrasado. Todavia a leitura e os fatos que sucederam no meu Estado demonstraram o quanto manipulado eu era por filmes norte-americanos e a imprensa local (leia-se brasileira) que embutiram em mim tais pensamentos.

    Quando a Raposa/Serra do Sol foi orquestrada, a conjuntura internacional era tão favorável aos anglo-saxões que era impossível o Brasil conseguir algo proveitoso deste fato. Mas houve o 11 de setembro que, apesar de acreditar que também houve parcimônia dos norte-americanos (teoria bélica), demandou custos exacerbados e desgaste da imagem dos EUA perante o mundo. O Brasil de hoje, por ser um país grande/rico e possuir um povo, em sua quase totalidade, honesto, trabalhador e capaz, está preparado para assumir suas riquezas e transformá-las em benefícios a sua população. Ainda mais que hoje o país está com as “amarras” soltas, pois os EUA e UE estão olhando para si e para a China.

    O motivo que vim a este site, sendo bastante honesto, foi a notícia que os índios amazônicos querem participar da mineração nas terras indígenas (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/972476-indios-da-amazonia-querem-participar-da-mineracao.shtml). Pensei que uma mobilização por parte dos índios só iria começar daqui uns 20 anos e me espantou a celeridade com que o tema já foi abordado. De qualquer forma, estou mais confiante na presidente Dilma no que tange a defesa dos interesses nacionais, e digo que em Roraima tem pessoas comprometidas com a preservação desse território brasileiro, como um todo.

    Dessa forma, se essa mineração for por empresas brasileiras (como assegurar isso?) e os royalties forem convertidos para o Brasil, acredito que poderia ser interessante, pois o país já está em condições de dar as cartas.

  56. É incrivel como somos enganados, ludibriados e os poderosos não fazem nada ao nosso favor, apenas em beneficio proprio.

  57. Patriota disse:

    Finalmente achamos o dinheiro da saude, educação, segurança, erradicação da pobreza, miséria, etc. no Brasil já já mando o projeto para a extração e beneficiamento 100% nacional com uma empresa estatal e vamos cotar o niobio a US$ 9.000,00 o quilo ! É o Brasil saindo da crise para sempre!!

  58. anderson disse:

    vamos fazer como fez o povo da libia . vamos sair metralhando esses politicos corruptos,chega de enganaçao……

  59. Mais um exemplo do descaso como as autoridades tratam o país… outra grande vergonha para o povo brasileiro, que novamente é enganado e iludibriado por confiar demais no que se diz na mídia. Aí fica a pergunta, quando será que o povo brasileiro vai aprender que, se ele não se pronucinar vai tudo continuar na mesma?!?!?!!?

  60. Nuno Lago disse:

    sera a mesma historia do pau brasil, mas a historia sera agora com essa riqueza brasileira, e so darão valor depois de ter acabado tudo, e a mídia (GLOBO) so fara reportagem quando tudo acaba.

  61. najla disse:

    É inacreditável, temos que fazer algo isso nao pode ficar assim…
    Parabéns está ótima sua materia.
    OBS:Vou mandar esse link para todos meus amigos.

  62. Osmar freitas tuche disse:

    Osmar freitas tuche;
    Estou estarrecido como a imprensa ainda não tenha explorado esse roubo descarado de nossas riquezas.Gostaria muito em ver o jornalista e brasileiríssimo, MARCELO REZENDE da TV RECORD trabalhando nesse caso, o que serão de nossos filhos o netos no futuro com essa entrega do país em mãos gananciosas, temos um histórico de colonia, continuamos colonia.
    Elegemos uma mulher, mãe, para governar nossa pátria amada, que ela seje uma mãe para todos os brasilieros, nos defenda como uma mãe dos lobos famintos e vorazes da destruição, que faça seu nome ser unanimidade por séculos na história do BRASIL , Sabemos de sua história no país, vamos à luta.SOMOS PERECÍVEIS, A HISTÓRIA NÃO,escreva a sua como a 1° mulher presidente do país, e que nos devolveu com transparência a solução do NIÓBIO como moeda de troca internacional para grandes problemas que temos na SAÚDE,TRANSPORTE,MORADIA, EMPREGO,FOME ETC.. PRESIDENTE DILMA BRASILEIRA CONFIAMOS COMO FILHOS NA SR.Cordialmente.
    Osmar Freitas Tuche e Famílias de todos Brasileiros!!!!!

  63. Edmilson disse:

    Parabéns pela riqueza de informações!

    Aos visitantes;
    Olhem as 3 barrinhas vermelas lá em cima, na barra de menu!!
    Vamos votar positivamente no site para classificá-lo como confiável!!!
    Esse tipo de informação não pode ficar no escuro!

    Ed da Diretoria do Ed

  64. KATIA VIDAL - KATY, TEXAS(USA) disse:

    A COROA PORTUGUESA ROUBOU NOSSAS RIQUEZAS NA EPOCA DO IMPERIALISMO, AGORA EM PLENO SEC XXI A COROA INGLESA DETERMINA A QUE PRECO VENDEMOS NOSSAS RIQUEZAS. O QUE ESTA PASSANDO COM NOSSO IMENSO BRASIL? VAMOS TORCER E BRIGAR PELO NOSSO PAIS, NAO SOMENTE NAS COPAS MUNDIAIS DE FUTEBOL E SIM A TODO MOMENTO, VAMOS LUTAR PELO O QUE E NOSSO, VAMOS VESTIR A CAMISA VERDE E AMARELA COM ORGULHO E VALENTIA E ACABAR COM ESTA MANIPUILACAO DE OUTROS PAISES. PRA FRENTE BRASIL, BRASIL PREDA OS LADROES!!!!!

  65. Ulisses Souza disse:

    Situação revoltante essa submissão do Brasil!

  66. Pensem nas gerações futuras, é hora de virar o jogo!

  67. Juvena disse:

    A proposito gostaria de salientar,que ou o governo e um governo sem governo ou simplesmente e governado por outros governos entre aspas ,a questões no pais que seriamente não a como pensar de uma forma democratica está questão do Nióbio e uma questão que nós leva a pensar que ou o povo e omisso ou a falta de rubor em algumas pessoas que por descaso ou ignorância ou inoperância total, pois os meios de comunicação estão ai e não a desculpas para o fato de dizer que não a informações ex: hoje de um simples celular você se conecta a todos os meios de informação mas simplesmente aquilo que poderia ser usado como um vetor de aprendizado e usado como um vetor de satisfação e inclusão em um meio social para o simples fato de ser notado ou aparecer na mídia não se tem uma perspectiva de que isso possa mudar de um dia para o outro o uma rede de mídia sociail crida a pouco que hoje pasmem tem como seus usuários mais de 770 milhões de pessoas digo e falo por que uso está mídia não me abstenho da culpa mas questiono o modo com são usadas mas como vivemos em um pais democrático cada um usa seus conhecimentos para seus devidos fins. Mas este caso, este minério que com certeza se for feito uma pesquisa nós grandes centros poucos saberão para que o utiliza. A um legado que precisa e necessita ser informado questionado e instigado as questões políticas econômicas e sociais o futuro está ai o Nióbio também quem vai atirar a primeira pedra na janela do senado não uma pedra de ódio mas uma pedra de valores aos quais este senado e os seus necessitam de uma pedrada de NIÓBIO ! ACORDA BRASIL

  68. Ulysses Tavares disse:

    Não sei bem explicar o sentimento que toma conta de mim neste momento. Estou estarrecido. Vou mandar par todos os meus contatos.
    Gostaria sinceramente de poder ter uma luz do que fazer, gostaria de dar a minha colaboração para acabar com este roubo. Os nossos governantes deviam ser desmascarados, deveriam ter vergonha de aparecer, mas ao contrário disto, quando isto ganhar domínio público, os políticos ainda vão tirar proveito como se não fossem responsáveis. Dá até para imaginar os longos discursos.

  69. Marcia Silva disse:

    Quanto disperdicio…!!!

  70. Menezes disse:

    Não posso dexar de registrar a grande indgnação que invadiu o meu coração, evasiando toda a esperança que ainda existia de um dia não muito longe veificar que os nossos lideres mais inteligentes que corruptos, conseguiram aliar o nosso paiz, aos paizes do primeiro mundo.
    Onde está a inteligencia dos nossos politicos?[a corrupção é burra]

  71. Valter disse:

    Sobre Isso tudo é precisso ecoar sobre esse tesouro misterioso! E, por ódio, cobiça inveja, estamos sendo roubados, nós que pagamos impostos diretos e indiretos! O povo tem que saber, vamos abrir a lama, temos que ultrapassar esta estrada, a ponte, a montanha. Eis que, ainda há uma esperança em uma voz que fala e prolonga. Não devemos ficar paralisados nesta terra surda. As portas terão e devem ser abertas. Não podemos deixar que fique tudo em silêncio, enquanto estão lavando, desviando nosso minério.

  72. Sueli do Rocio disse:

    É uma vergonha!
    Mas não podemos esperar outra atitude de nossos governantes. Devemos é, pensar muito antes
    de elegê-los.
    E se não houver ninguem digno, simplesmente não comparecer-mos às urnas. Seria ótimo, uma
    eleição presidencial, sem votos do povo. Talvez assim, conseguisse-mos um governante honesto
    e disposto a trabalhar para o crescimento desta nação que tem tudo para isto. Temos em nosso
    solo, tudo o que necessitamos e ainda riquezas como o Nóbio, e mesmo assim somos um País pobre, com um povo sacrificado, povo que ganha um “salario vergonha”, e que ainda paga altissimos impostos, sem ter saude,educação,teto, alimentação…. E ainda estão tentando arrumar um novo nome para a CPMF, enquanto dão de mão beijada as nossas riquezas.
    E a midia nos enloquece com a violência, produto de um País subdesenvolvido, ou então com
    programas idiotas com BBB, A Fazenda, Gugu, Escolinha do Didi, novelas atrás de novelas…
    Assuntos que são do interesse do povo, ficam escondidos.
    É um pacto vergonhoso entre os governantes e a midia.

  73. Paulo Almeida disse:

    O que podemos fazer???!?! temos que divulgar ….Apesar de saber que a mídia no Brasil é manipuladora e só apresenta só o que lhe convém nós Brasileiros temos que mostrar pra quem não sabe…. a maioria da população é ignorante mesmo e dizem que o país está bem e que o governo atual pensa nos menos favorecidos, isso tudo por receberem todas as bolsas possíveis e imagináveis, o governo então garante seus votos para se perpetuar no poder…enquanto isso nós pagamos impostos e vemos este tipo de coisa acontecer…até quando?!…..

  74. Valter disse:

    Creio que a única solução, é nos organizarmos fazendo passeatas e protestando – no intuito de salvaguardar nossas riquezas minerais e, em especial o NIÓBIO!

  75. sandro disse:

    é vergonhoso oque nossos governates fazem, cada dia uma sujeira maior que a outra é descoberta, precisamos deixar de sermos povo pacifico e lutar contra governantes sujos safados e mau carater.
    o BRASIL é nosso vamos a luta por ele.

  76. Ulisses Souza disse:

    Já dizia Charles de Gaulle que o Brasil não é um país sério. Disse Lulla quando era deputado:Lá tem mais de 300 picaretas”. Digo que esse país só tem picaretas. Uma situaão dessas é merecedora de uma revolução.

  77. Marco de BH disse:

    Acredito que, infelizmente, a solucao para tanta bandalheira passa/exige uma verdadeira degola, começando por Brasilia.

  78. FLÁVIA DE VOLTA REDONDA disse:

    GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO MINHA INDIGNAÇÃO E ACHO QUE JÁ PASSOU DA HORA ESSA PASSIVIDADE DO POVO BRASILEIRO. CHEGA ATÉ ME ENOJAR. QUANDO SERÁ QUE DESPERTAREMOS???

  79. Erik disse:

    FHC entregou tudo por U$ 3,3 bi, MENOS DA METADE DO LUCRO DE 3 MESES DA EMPRESA NA ÉPOCA, metade pago com “Moeda podre” e o restante com o seu, meu, nosso dinheiro através do BNDES, agora é tudo das MULTINACIONAIS E DO BRADESCO, É EMPRESA PRIVADA, SÓ A TEREMOS DE VOLTA SE REESTATIZARMOS APOIADO E LEGITIMADO POR UM REFERENDO, CASO CONTRARIO AS CONSEQUENCIAS INTERNACIONAIS PODERÃO SER CATASTRÓFICAS PARA NOSSO PAÍS.
    Trecho da Ação Popular de 1997 pedindo a anulação do leilão que resultou na privatização da Companhia Vale do Rio Doce e a retirada da empresa do Programa Nacional de Desestatização, criado durante o Governo FHC. Julgado em 2002 pelo Juízo Federal do Pará, o processo foi extinto sem apreciação do mérito:
    ” avaliando que a preservação das riquezas nacionais é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e para a sua soberania. Um dos objetivos desse programa seria a redução da dívida pública. Apesar de termos privatizado 70 por cento das nossas empresas estatais, de termos vendido o patrimônio público arrecadando cerca de 60 bilhões de reais, a dívida pública interna cresceu de 108 bilhões para 654 bilhões de reais entre 1995 e 2002, durante o governo FHC. No mesmo período, a dívida externa cresceu de 148,2 bilhões para 227,6 bilhões de dólares.
    Outro ponto questionado refere-se ao preço vil alcançado no leilão da Vale, que foi de 3,3 bilhões de reais. O diretor financeiro da empresa estimou recentemente o seu valor em 40 bilhões de dólares, ou cerca de 100 bilhões de reais. Além disso, o lucro da empresa em 2004 atingiu 6,4 bilhões de reais e o lucro estimado para 2005 é de 12,5 bilhões, ou seja, quase quatro vezes o valor pelo qual a empresa foi vendida.
    Esses valores são muito inferiores ao valor real da Companhia Vale do Rio Doce. Estudos independentes realizados na época chegaram a avaliar a empresa em valores que superam 1 trilhão de reais, conforme relembrou o especialista em Energia Bautista Vidal. Mas, para além dessa avaliação puramente monetária, é importante analisar o contexto geopolítico que envolve a disputa dos países hegemônicos carentes de recursos minerais que se concentram no Brasil, na Austrália e na África, afirma Bautista Vidal. No intuito de suprir as suas demandas, essas nações não hesitam em submeter os países detentores desses recursos naturais a constrangimentos e impor estratégias de destruição da soberania das nações, de tal modo a não terem alternativas a não ser abrir mão de suas principais riquezas.
    No que tange aos critérios de avaliação da Companhia Vale do Rio Doce, que também são alvo da ação, eles restringiram-se, na época, ao valor das ações da empresa no mercado, sem observar o valor patrimonial do complexo empresarial, e de todos os direitos de lavra de minérios, correspondentes a cerca de 240 mil quilômetros quadrados. De acordo com laudo técnico produzido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), essa avaliação foi calcada no método de fluxo de caixa descontado, que calcula o valor da empresa com base no fluxo de caixa operacional em determinado período, atualizado por uma taxa de desconto, acrescido dos valores dos ativos não operacionais, mais o valor residual e deduzido o valor da dívida. O método revelou-se lesivo aos cofres públicos, resultando na subavaliação do preço real da empresa.”
    A Vale não era uma simples empresa estatal, mas um complexo empresarial, altamente lucrativo, independente do tesouro nacional, envolvendo 54 empresas. Ela é a maior produtora de minério de ferro do planeta, a maior produtora de bauxita da América Latina e a terceira maior mineradora do mundo em diversidade de produtos, além de deter direitos minerários sobre imensas reservas.
    A decisão do Tribunal resume assim o patrimônio da Vale à época: ” a Vale era a principal exportadora do Brasil (líder no mercado mundial de minério de ferro), maior produtora de alumínio e ouro da América Latina; possuía e operava dois portos de grandes dimensões, a maior frota de navios graneleiros do mundo, além de mil e oitocentos quilômetros de ferrovias brasileiras; possuía reservas comprovadas de 41 bilhões de toneladas de minério de ferro, 994 milhões de toneladas de minério de cobre, 678 milhões de toneladas de bauxita, 67 milhões de toneladas de caulim, 72 milhões de toneladas de manganês, 70 milhões de toneladas de níquel, 122 milhões de toneladas de potássio, 9 milhões de toneladas de zinco, 1,8 milhões de toneladas de urânio, um milhão de toneladas de titânio, 510 mil toneladas de tungstênio, 60 mil toneladas de nióbio e 563 toneladas de ouro. Além disso, dispunha de 580 mil hectares de florestas replantadas, de onde extraía matéria-prima para a produção de 400 mil toneladas/ano de celulose”.
    O relatório destaca ainda que “hoje em dia, a Companhia Vale do Rio Doce é um dos mais importantes e produtivos grupos empresariais brasileiros com cerca de 33 mil empregados próprios e é a empresa que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira. É a maior produtora e exportadora mundial de minério de ferro e pelotas e a segunda maior produtora mundial de manganês e ferro liga, com participação de 11% do mercado transoceânico; é uma das produtoras integradas de alumínio (bauxita, alumina e alumínio primário) de menor custo no mundo; é grande produtora de caulim, utilizado para revestimentos de papel, e de potássio, matéria-prima para a indústria de fertilizantes; possui vastos recursos minerais, com amplas reservas de minério de ferro, bauxita, cobre, ouro, caulim, manganês, níquel, potássio e carvão; suas reservas de minério de ferro são suficientes para manter os níveis atuais de produção pelos próximos 30 anos; possui 11% das reservas mundiais de bauxita. É o mais importante investidor do setor de logística no Brasil, sendo responsável por 16% da movimentação de cargas do Brasil, 65% da movimentação portuária de granéis sólidos e cerca de 39% da movimentação do comércio exterior nacional; possui a maior malha ferroviária do país – com 9,30 mil quilômetros.
    Leia na íntegra:http://www.sasp.org.br/index.php/notas/65-anular-a-privatizacao-da-vale-do-rio-doce.html

  80. Juvenal disse:

    Bom sabe-mos que o Brasileiro e um povo que logo se esquece das noticias não sei se por cultura ou por razões que fogem a minha compreensão peço até desculpas a revista, pois estive enfermo, mas atuando em meu blog, mas a questão aqui não sou eu, mas sim o que se fazer em referencia aos fatos temos que lidar de uma maneira que possamos levar isto a publico ou deveras radicalizar ao congresso nacional fazer ouvir que nós estamos indignados com está ridícula situação, mas que não estamos mortos aos fatos o povo espera e que possamos levar sem medo e sem reações de cunho político este fato já não e sem tempo, pois a vergonha está ai, mas mais vergonhoso seria se ficasses-mos quietos, se uma minoria levar continua bonança sobre o aquilo que é de sobremaneira do povo está riqueza não pode de maneira alguma escoar por mãos alheias e sumir sem rumo todos unidos contra a exploração
    De nossa nação estarei sempre por aqui buscando novos rumos e levando um pouco da minha indignação.
    Acorda Brasil

  81. IVO MENDES. disse:

    A CANALHA TOMOU CONTA DO PAIS. ESSES PSEUDO COMUNISTAS, ENTREGUISTAS E TRAIDORES DA MAE PATRIA, O PAREDÃO PARA ELES. E OS NOSSOS MILITARES, ACOBARDADOS, RECLAMAM E NAO AGEM. PERDERAM-SE NOS DESCAMINHOS DA CORRUPÇÃO. SAO CULPADOS COMO TODOS OS POLITICOS ENTREGUISTAS. A OMISSÃO DOS ATUAIS GENERAIS E PORTADORES DA FORÇA DAS ARMAS, É INTRIGANTE. E HOJE ATE MESMO UM GENERAL DO DNIT, PARTICIPA DAS MARACUTAIS. NAO TEM JEITO. O BRASIL JA ERA. O BRASILEIRO É COVARDE. NAO DEFENDE NEM A MAE PATRIA, O QUE ESPERAR DE UMA NAÇÃO QUE NAO TEM CONSCIENCIA, MORAL E HONESTIDADE??? QUE PENA. NAO ERA PARA SER ASSIM. DEPOIS DE NOS, O DILUVIO. REVOLUÇÃO JA E AGORA. PARA OS PETISTAS FORCA. PARA OS ENTREGUISTAS, PAREDÃO. PARA OS DEMAIS INGORANTES, REVOLUÇAO.

  82. Com especial interesse li o artigo acima. Confesso que nao me decepcionei com a atitude da elite dominante. Estao ai os jornais, diariamente denunciando corrupção no governo Lula-Dilma. O PT (partido dos trambiqueiros) tomou conta do pais distribuindo aos seus catervas, milhoes de reais.
    Hoje em dia so sorri quem é petista. Feliz da vida. Tornou-se socio da grande sociedade anonima chamada Brasil. Roubam descaradamente e são aplaudidos pelos politicos, que como lacaios, participam do despojo. Ano apos ano, a mesma coisa. Os barbudinhos são os donos do Brasil. E, ninguem faz nada. Eta povinho. O articulista que me antecedeu, foi bem claro. Por demais. Me solidarizo com a mensagem enviada por ele. Para mim os militares, são os grandes traidores da patria. Pela omissão, flagrante, se acovardaram, foram literalmente castrados. Serao tambem atropelados pela revolução que virá. O brasileiro de sã consciencia nao concorda com isso. E são milhoes, que estao esperando o grito da boiada. Sera um arrazo. E os militares, traidores da patria mae e do povo (que paga seus salarios). A cobra vai fumar. E nao esta longe nao. Vou repassar a materia a milhares de pessoas. Farei a minha parte. Quanto ao mais, espero que os milicos tomem vergonha na cara.

  83. Marcelo Melo disse:

    O Brasil com reserva de mais de 97%, em Catalão e Araxá, é o maior produtor mundial de nióbio e o consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério totalmente brasileiro.

    Por que será que essa informação não é divulgada em massa pelos meios de comunicação ou pelos políticos nacionais?

  84. antonio avila disse:

    é crime contra o povo pobre deste pais, que vergonha; mas o que fazer para que as riquezas do brasil volte para o seu povo, se existe o problema é porque tem soluçao, vamos lutar para que nos explique o porque deste crime.

  85. antonio avila disse:

    é um crime que estao praticando contra o povo pobre deste pais, vamos lutar para que alguem nos explique o porque disso tudo; educaçao, saude, emprego, segurança. nao da para acreditar
    que isso aconteça e ficamos calados, existe o problema é porque tem a soluçao, digam o que temos que fazer que faremos.

  86. Wenders disse:

    CONCORDO, CADÊ A RECEITA FEDERAL E OS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO… MAIS NÓS BRASILEIROS TAMBÉM NÃO PODEMOS FICAR SÓ NO BLÁ BLÁ BLÁ, TEMOS QUE ENCONTRAR UM MEIO DE PRESSIONAR PARA QUE SEJA TOMADA ALGUMA ATITUDE EM RELAÇÃO A ESTÁ IMORALIDADE COM NOSSO PAÍS.. NÃO ADIANTA FICAR COLOCANDO A CULPA NO PARTIDO POLÍTICO TAL E TAL, SE ESSE CRIME JÁ DEVE ACONTECER A MUITO TEMPO COM A CONVENIÊNCIA DE TODOS ESSES PARTIDOS… TEMOS QUE PRESSIONAR, NÃO SEI COMO AO CERTO.. A UNICA COISA CERTA É QUE SEREMOS ABAFADOS PELOS INTERESSES POLÍTICOS E ECONÔMICOS, MAIS TEMOS QUE TENTAR…

  87. Marcos disse:

    Eis a questão, como poderemos tentar pressionar, já que somos a minoria

  88. silvio alves disse:

    quem nao conhece ,Araxa mg.vou contar,pois tem uma empresa (cbmm) explora o niobio voces ja leram os artigos,os chineses de olho nesse mineral ja compraram parte desta empresa (cbmm)
    os manancias em torno da estancia hidrominerais do barreiro esta todos contaminados (bario )os moradores do barreiro recebem agua potavel da prefeitura ( ordem judicial )moradores da estancia hidromineral)a copasa mg quer engarrafar(vender para o brasil inteiro) esta agua
    os caminhoes que fazem o transporte deste minerio da mina para a empresa (tem os assoalhos revestido com chumbo)pra que isto.(alto indice de radiaçao)Araxa tem alto indice de( cancer hospital de cancer de uberaba ,uberlandia e barretos a % maioria dos paciente e de araxa
    obs;
    barretos;

    Os vereadores aproveitaram a viagem e também visitaram a Pousada Rosa Amiga que tem um convênio com a Prefeitura de Araxá para acolher os pacientes do município durante sua estadia em Barretos.Araxá é a cidade brasileira que possui maior número de câncer por habitantes.

    uberaba

    Casa de Apoio de Araxá
    Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano
    Responsável: Simone ou Denise (34) 3661-7675 (Araxá)
    Rua Irmão Ferreira, 165, Fabrício, Uberaba
    Telefone / Uberaba: (34) 3312-4046
    Início das Atividades: 1999
    Acompanhante: 01 por paciente
    Horário de entrada: até 18 horas

  89. [...] Su Revista Decifra-me [pt], il direttore generale del Sistema Raid da Vida, Edvaldo Tavares, spiega che: Nas jazidas de Catalão e Araxá o nióbio bruto, extraído da mina, custa 228,57 dólares e é vendido no exterior, refinado, por 90 dólares. Como é que pode ocorrer tal tipo de transação comercial com total prejuízo para a população do país, é muito descaso com as questões do país e o desinteresse com o bem-estar do povo brasileiro. Il niobio grezzo viene venduto nei giacimenti di Catalão e Araxá a 228.57 dollari. Per 90 dollari, viene raffinato e spedito all’estero. Com’è possibile che avvengano transazioni del genere? È un’enorme perdita per il paese e i cittadini brasiliani vengono privati di una ricchezza che potrebbe migliorare la loro qualità della vita. [...]

  90. Kátia Santana disse:

    Estou estarrecida com mais esta notícia de como são “tratadas” as riqueza de nosso País! Será que perdemos a cidadania? Cadê o Patriotismo?! Partindo do princípio da veracidade do artigo e dos comentários acima, me pergunto e a todos que lêem esta matéria, ou sabem de semelhante teor, via outras fontes: O que fazer? Como, potencialmente, podemos contribuir para virar esse “jogo”? Só divulgar seria o suficiente? Vamos pensar melhor em tudo isto e em casos semelhantes, para que possamos elaborar, como bons patriotas e cidadãos “brasileiros” que “devemos ser”, formas, meios, caminhos, canais que possam serem utilizados pra defendermos nossas riquezas, porque isto implica em cuidar, zelar por cada um de nós. Devemos isto ao nosso PRESENTE e FUTURO

  91. bernardete disse:

    estou mais uma vez perplexa com as atitudes do nossos governantes….eu não entendo o povo brasileiro, briga só por causa de futebol….carnaval….não reclama e nem faz protestos pelo que realmente importa…até quando vamos ter que pedir esmolas pra termos direito á saude á educação….um povo sem educação é um povo sem cultura, sem raizes, sem opção. em qualquer país de primeiro mundo os governantes gastam mais da metade dos impostos arecadados com saúde e educação….e nós? roubam….desviam dinheiro da merenda….dos remedios…etc….é uma coisa inadmissível….e o povo parece que tá anestesiado…..não faz nada…vende seu voto por uma cesta básica…o programa fome zero é só pro povo continuar nessa miséria e ainda achar que o governo é bommmmmmm…..kkkk.é uma hipocrisia sem tamanho….e a mídia? sem comentários…

  92. Luiz disse:

    Recebi e-mail, falando desse assunto, que por ignorancia era desconhecido até então por mim, li e reli, para acreditar em mais essa barbaridade, essa ganancia que politicos inescrupulosos tem pela corrupção.
    O que é feito com o Nióbio, riqueza brasileira, 97% desse produto esta no Brasil, pais abençoado, mas, 97% nas mãos de corruptos, fazendo negociatas por baixo do pano..
    Foi organizada uma passeata contra essa praga de corrupção, cada local foi contada 200 a 500 pessoas, pouco para o tamanho do problema.
    Não tenho nada com qualquer tipo de manifestação, mas outros tipos de passeatas levam até 2 milhões de pessoas, muito para o tamanho do assunto.
    Não adianta os leitores culparem o povo,
    O povo só pode acabar com isso no voto, em não votando e palhaço, e tantos outro sem a miníma condição de representar-nos.
    O voto é coisa séria,
    Se nós observarmos a quantidade de deputados e senadores mamando na teta do povo, e quantos aparecem na midia sendo entrevistados (1% a 2%), esses são os cabeças, os lideres que comandam aquela batalhão de “capachos”, que só fazem o que mandam.
    Vamos fazer através das redes sociais um barulho “silencioso” pela mudança da mentalidade na hora de votar, isso pode dar resultado, tem que dar resultado.
    Nos temos os caminhos juridicos para combater esses descarado corruptos, MINISTÉRIO PÚBLICO

  93. Quando o homem vai entender que não precisa dessas truques todos para ser feliz?

  94. José Luis Borcelli disse:

    O povo Brasileiro precisa se mexer par acabar com esta barbaridade, não podemos entregar esta riqueza quase de graça para os países que sempre tentam nos dominar, estamos com a faca e o queijo na mão, e precisamos lutar contra esta barbarie, cobrando do Governo ações que venham valorizar nossas riquezas.

  95. Jonas da Silva Monteiro disse:

    o silêncio que e a pior de todas atitudes covades; continuem.

  96. Rômulo Alexandre Wagner disse:

    Bom dia!
    Cada x mais tenho verdadeiro nojo dos politicos brasileiros, roubam o nosso suado dinheiro de todas formas imaginaveis e inimaginaveis possiveis, tenho vergonha do meu pais e com certeza teria menos vergonha em dizer que tenho um parente que esta preso do que se fosse um politico, o povo cada x mais ignorante e desonesto, pois com o exemplo que vem de cima, não pederiamos esperar nada melhor, o Brasil só tem uma solução: acabar com todos os politicos, leis porcas feitas por eles e recomeçar do zero

  97. Marcelo Melo disse:

    Começou pelo FHC, passou pelo Lula agora Dilma e nada é feito para frear essa retirada desse material tão precioso, agora sei pq os Presidentes são muito bem tratados lá fora.

  98. Rossini greco disse:

    O que tenho a dizer é simples! ” Povo que não conhece sua historia está condenado a repeti-la.” Aqui no Brasil importante é jogador de futebol, cantores e a midia em geral. Vamos levar anos para sair de país a uma nação muito unida e sem tolos.

  99. MAURICIO OLIVEIRA disse:

    O QUE PODEMOS FAZER SOBRE ISSO? SIMPLES VAMOS NOS MOBILIZAR ATRAVÉS DA INTERNET E CRIAR UMA CAMINHADA ATÉ O PALACIO DO PLANALTO COM FAIXAS E CARTAZES DENUCIANDO ESTE ROUBO POÍS NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS DESSE DINHEIRO PARA NOS EDUCARMOS E PODERMOS TROCAR TODA ESSA RAÇA DE POLITICOS PROFISSIONAIS QUE AI ESTÃO, VAMOS BUSCAR O 4º PODER QUE É A MIDIA FALADA E ESCRITA E DENUCIAR, VAMOR PROCURAR A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA TAIS COMO OAB,CNBB… E MUITAS OUTRAS, VAMOS DENUCIAR DE TODAS AS FORMAS POSSIVEIS E IMAGINAVEIS PARA PODERMOS SER OUVIDOS. NÃO ADIANTA APENAS NOS INDIGNARMOS TEMOS QUE FAZER ALGO PELO NOSSO PAÍS O BRASIL QUE É DO NOSSO POVO INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL , DO CREDO E DA RAÇA. A EDUCAÇÃO LIBERTA

  100. wilsonr disse:

    gente… ao invez de fazer comentários(óbvio que válidos) pq voces não dirigem seu foco para o Minitério Público Federal.

    entrem no site da PGR ou MPF e façam a denuncia.
    se todos fizerem eles não vão ter como não agir.
    saudações.
    voces não entendem como isto chegou a este ponto. um lider anarfa, que diz que ler dá dor de cabeça. pegaram o torneiro para administrar a fábrica. voces queriam o que?

  101. jeronimo javarini disse:

    O que eu vejo é que os nossos falsos lideres, estão cada vez mais afundando a Nação.
    Políticos corruptos, Juizes, Oficias Generais,Promotores, Ministros e etc…
    Fazem as nossas criancinhas morrerem de fome devido as suas ganâncias,não cobram um preço justo por esse metal, cujo qual facimente retiraria do terceiro mundo o País,mas infelizmente obumbram o povo com favas.
    Agora,vão reabrir a Serra Pelada.
    Temos é que uma revolução e modificar a nossa Nação,que vergonha PT,Forças Armadas,CNJ etc…

  102. Jose carlos flores da Motta disse:

    nao sei se adianta muito tudo isso,tivemos uma grande oportunidade de mudar tudo isso, mudar o Brasil, foi quando teve eleicao para parlamentarismo,presidencialismo , Rei ,se fosse para ,Rei tal ves teria mudado alguma coisa,agora e muito dificil mudar alguama coisa, por que o sistema ja ta corompido,e mesmo que tivesse ,o povo nao seria totalmento unidos ,para poder mudar, infelismente estamos nas maoes deles, eles sao os mais forte, eles que ditao as regras…..vai ser muito dificil mudar tudo isso,,,?

  103. Heryston Alvarenga disse:

    Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas… porventura operará o SENHOR por nós, porque para com o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.
    1 Samuel 14:6

    Bem sei que aparentemente é quase impossivel mudar esta situação, “Más para Deus não existe impossivel”.
    Basta nos esforçar-mos. E Deus fará justiça a nosso favor!
    Parabens pelo artigo.Confesso que desconhecia informações sobre o Nióbio.

  104. Gileno disse:

    Gente, precisamos de atitude, vamos fazer uma mobilização nacional antes tomem tudo, caso já não tenham tomado!
    Nós em muitas situações riamos do Deputado Enéias, mais ele tinha razão, ele já fazia as denuncias mais ninguém dava bolas. Vamos fazer com que essas informações cheguem as escolas primário, médio e superior.

    ATT:

    Gileno

  105. dirlaine disse:

    Estamos amarrados pelo sistema dominante, enquanto tivermos pão “bolsa família” e circo “inúmeras atrações bem apelativas da mídia”. Tenham certeza que o povo sabe e sente na pele o que se passa, mas como está amarrado e amordaçado vai levando a vida resolvendo o que tem pra hoje.
    Divulgar estas informações é uma excelente ideia,

  106. Philadelfo de Almeida Freitas - aposentado - 80 anos - Ativo p/não perder aquisitivo disse:

    Mais um HONORAVEL BANDIDO, voltou ao senado da República. E inacretitável o procedimento
    de nossa classe politica. Não acredito na formação de uma NAÇÃO com o seu POVO ignorante.
    Quando cheguei a Capital, que hoje moro, as escolas Públicas eram referencias. Imagine um
    Pai de Familia (trabalhador) que ganhe tres salários minimos e com uma prole de 3 filhos p/edu-
    car, terá condições financeira para pagar uma escola particular?

  107. Patriota disse:

    A VERDADEIRA HISTÓRIA POR TRÁS DA “RESERVA” INDIGENA RAPOSA SERRA DO SOL E OUTRAS.

    A quase ausência de comentários a uma matéria dessa importância demonstra o desconhecimento e o descaso dos brasileiros para com o país onde seus filhos e netos viverão, infelizmente nosso povo, até por falta de apoio da grande mídia lacaia, é muito ingênuo, não conseguiu ainda enxergar as ameaças veladas e ações sub-reptícias que estão curso contra nosso país, e por tradição até pitoresca, gosta de se preocupar com: “B”, praia, carro, carnaval e futebol.

    Na época do descobrimento do Brasil, tapeavam-se os índios com espelhinhos e bugigangas, hoje as grandes potências através de suas “ONGs”, usam a bandeira nobre da ecologia.

    Os abutres do norte (leia-se establishment anglo-americano), assim como todo abutre,geralmente não abate sua presa, espera ela adoecer e morrer para aproveitar seus despojos; ao contrário do que ocorre na natureza, esses abutres, são estrategistas da melhor qualidade, corrompem políticos para criarem leis e aprovarem extensas demarcações de terras, dominam a grande mídia economicamente, que dia após dia, transmite, aqui e no exterior a idéia eco-terrorista que a floresta está em chamas; a isso, os militares chamam de serviço de desinformação ou contra-informação.

    Enquanto isso, por aqui, disseminou-se uma doença chamada “ONGs”; que a muito tempo levam caciques para o exterior, ensinaram-lhes inglês, francês, fazendo-lhes lavagem cerebral, corrompendo-lhes a alma e a vontade, estes, voltam com “ideologias nacionalistas”, achando que os gringos realmente se interessam por eles.

    CONVERSA FIADA, eles estão de olho mesmo é no nióbio e titânio (terra indígena do alto Solimões também conhecida por cabeça do cachorro AM), urânio (reserva indígena raposa serra do sol), ouro, diamantes e cassiterita (reserva indígena ianomâmi), sem falar de tantas outras até mesmo desconhecidas pelos brasileiros, mas que eles a essas alturas, através de sua alta tecnologia, já sabem muito bem, onde está localizada cada jazida; então, nada melhor do que uma ONG “boazinha” para imediatamente plantar em cima de cada jazida uma aldeiazinha, e ao mesmo tempo vão fornecendo dinheiro para corromper políticos e “autoridades” apátridas para a respectiva demarcação e homologação.

    Não estou falando que os índios não possam e não devam possuir direitos, mas esses direitos não podem por em risco a segurança e a soberania da NAÇÃO BRASILEIRA como um todo (rico, pobre, branco, negro, índio ou mestiço). Seja ele amazonense, nordestino ou gaúcho; todos somos iguais em direitos e deveres, é o que determina a Constituição Federal.

    O índio não pesca e caça a uma distância maior do que 5 km, do contrário, precisaria de bestas para carregar a carga; vocês já viram ou conhece alguém que consegue carregar 20 kg de mandioca por uma distância maior do que essa? Uma capivara adulta pesa em média 50kg,uma anta pode chegar a 300kg. então, pra que demarcar 1/2 do território de Rorâima para os índios? Deve-se lembrar que incluindo as áreas de preservação ambiental esse percentual chega a 80% daquele território.Na verdade, os da reserva raposa terra do sol, parece que nem fazem mais isso, assisti a três vídeos da rede globo

    http://www.youtube.com/watch?v=uu9orpDk1EI&feature=related onde não aparece nenhum índio em estado primitivo, apenas índios aculturados, índios fazendeiros, índios que usam caminhões, caminhonetes, lep tops e celular.

    Numa região pouco habitada, onde as pessoas não têm discernimento suficiente para saberem que estão sendo usadas, é muito mais fácil de ser isolada e dominada militarmente, e a suposta “defesa dos índios”, seria a desculpa que usariam para isso; somando-se a isso que a região faz divisa com a guiana inglesa, com a instalação de bases militares americanas na Colômbia e a reativação da 4ª frota americana, temos aí um tabuleiro bastante sinistro com o qual querendo ou não, teremos que jogar, mesmo sabendo quem, se não se tomarem enérgicas providências, sairá perdedor.

    Se essas “ONGs” gostam tanto de defenderem os “interesses” dos índios, porque não vão fazer isso em favor dos índios norte-americanos? Por que não exigem indenizações bilionárias do governo americano pelos massacres que lhes infligiram no passado? Por que não exigem que as reservas indígenas localizadas nas desérticas regiões do meio oeste, sejam transferidas para as férteis terras do vale do Mississipi? Por que não se vê nenhuma “ONG” defendendo “interesses dos índios nordestinos, dos malacaxis do norte de Minas?

    Por quê não se vê nenhuma ONG trabalhando na melhoria de vida dos flagelados das secas no nordeste, ou em prol do saneamento básico e educação dos favelados ao redor dos grandes centro do Rio e de São Paulo? Acaso não são eles também seres humanos necessitados?

    Por que EU,Canadá, Nova Zelândia e Austrália não assinaram a declaração da assembléia gera das Nações Unidas sobre os “direitos dos povos indígenas”, que abre precedentes para o seu reconhecimento como nações independentes?

    Não se vê isso em nenhum lugar do mundo, e até onde se sabe, não existe essa folgança toda nos outros países amazônicos; vamos parar com essa enganação enquanto há tempo, que se coloque a polícia federal e o exército para expulsar essa gente mal intencionada do país.

    O principal alvo principal dessa orquestração maquiavélica é o nióbio, terras raras e os metais preciosos existentes nas reservas indígenas de Rorâima e na região da cabeça do cachorro (AM), esses materiais têm importantíssimas aplicações na fabricação de equipamentos militares, como liga na fabricação de aços especiais usados em turbinas de jatos, em foguetes e mísseis, pois é o melhor elemento que permite ao aço resistir às altas temperaturas desenvolvidas nesses artefatos, além de ser um super condutor com n aplicações.

    Se isso tudo não bastasse, vem aí a”bomba maior”; como todo mundo sabe, o petróleo, o carvão mineral, além de serem altamente poluidores,têm data para acabar, e a despeito de todas as outras fontes de energias que possam ser exploradas ( geotérmica, eólica, marés ,fotovoltaica e biomassa), nenhuma se equiparará à do reator nuclear.

    MAS COMO? ISSO JÁ NÃO EXISTE?

    É o que pensaram, não é? Acontece que os reatores nucleares existentes, trabalham através do processo de fissão nuclear, que gera um lixo atômico altamente perigoso e difícil de ser armazenado, ou seja, é um verdadeiro “abacaxi”, lembram-se de Chernobyl ou do Césio 137 de Goiânia?

    Pois bem, nos EU e na Europa, existem programas em fase adiantada no desenvolvimento do REATOR DE FUSÃO NUCLEAR, e uma vez dominada a tecnologia (se é que ela já não exista e esteja seja mantida em segredo de estado), produzirá energia mil vezes maior do que a produzida em reatores de fissão e com a vantagem de não produzir lixo atômico.

    Dificilmente a inteligência humana descobrirá algo mais eficiente do que isso. E o único material que serve para a fabricação da maior parte desse tipo de reator chama-se NIÓBIO!
    Contudo, mesmo que esse reator resulte num fiasco, ainda assim vão precisar de muito nióbio para as demais aplicações já comprovadamente úteis.

    O Brasil possui nada menos que 97% das jazidas mundiais, sendo ele explorado em Araxá (MG) e Catalão (GO), e pasmem, está sendo vendido a preço de banana para americanos, europeus e japoneses, que compram toda a produção e fazem depósitos estratégicos em seus países para utilizá-lo no futuro, tudo silenciosamente para não chamar a atenção. Veja em:

    http://www.anovademocracia.com.br/no-28/543-exportacao-ou-predacao-dos-recursos-naturais

    Bom? O que isso tem a ver com a calha norte? Nada e ao mesmo tempo tudo, na hora em que o primeiro reator começar a funcionar de verdade, demonstrado todo o seu potencial, os brasileiros vão despertar pra essa burrice de vender esse precioso metal a preço de banana e o preço iria ficar estratosférico.

    Terminada a aulinha de física, vamos ao que interessa; os brasileiros quando se despertassem do sono da ignorância, esse material provavelmente teria seu preço cotado a peso de ouro e o Brasil da noite para o dia se tornaria a maior potência econômica do planeta.

    Brasil potência, fim da miséria e da desigualdade social, que dádiva, que maravilha; só que tem um pequeno grande detalhe, os imperialistas não querem isso de maneira alguma, e como não encontrariam respaldo internacional algum para uma invasão no coração do Brasil, por que não tomá-lo lá nos estados do Amazonas e de Rorâima? Segundo consta, as reservas de lá são muito maiores do que as daqui.

    Sun tzu (400 aC), foi o maior estrategista militar que o mundo conheceu, suas lições são tão perfeitas que servem até os dias de hoje, é o livro de cabeceira dos generais e estrategistas americanos. Dentre várias lições, vou citar apenas algumas lidas no livro: A Arte da Guerra.

    “Excele na arte da guerra aquele que vence sem usar a força, mas para isso primeiro é preciso levantar uma “causa justa”, conhecer todo o terreno, os passos do inimigo, conhecer suas fraquezas, infiltrar espiões, conquistar a população local com lucros aparentes, corromper lideranças locais e plantar a desinformação, porém se tudo isso não funcionar, ataque-os de surpresa, de uma forma rápida e planejada. E se tiver uma força 10 vezes maior do que a do inimigo, a vitória estará garantida”.

    Tudo isso já está em curso na Amazônia.

    -A mais de 20 anos, um cantor inglês vinha ao Brasil para levar o cacique Rauni para a Europa divulgando a “defesa das terras dos índios”.

    -No exterior, já a bastante tempo, está plantada a idéia que os brasileiros são os destruidores da Amazônia.

    - “ONGs” internacionais são tidas pelos ingênuos índios como benfeitores e defensores de seus direitos.

    -Assinou-se na ONU, a convenção dos “direitos dos povos indígenas”, que permitem a esses reivindicarem autonomia política, territorial e gestão de seus “recursos”, e até mesmo a tutela da ONU para fazer valerem seus direitos, dando status de nação?????

    - Governos estrangeiros pressionaram o brasileiro para demarcação das reservas indígenas de forma contínua.

    Diante do exposto, não é preciso ter bola de cristal para deduzir que sem a presença de fazendeiros, seringueiros e extrativistas para denunciar, os “missionários”, com livre acesso à região, sabem exatamente onde fica cada posto do exército brasileiro e da sua movimentação; de posse de pequenos aparelhos detectam os locais onde existam materiais radiativos, mapeiam com GPS, repassam isso para uma base de apoio, possivelmente, instalada na Guiana Inglesa; esses, de helicóptero, vêem, pousam camuflam o aparelho, fazem a prospecção com equipes especializadas e vão embora em total segurança, ou seja, se já não têm, daqui a algum tempo, já terão o inventário completo do subsolo daquela região.

    E o Sivam?

    O Sivam é de fabricação norte-americana, será que ele detecta um helicóptero a baixa atitude? Se sim, seria difícil para eles, através de satélites, provocarem uma pane em seu software e deixar o radar cego?

    No início dos anos 80, segundo pesquisei, eram uns 2000 índios, hoje já são mais de 17000; índio não usa camisinha e nem toma anticoncepcional, daqui a 20 ou 30 anos serão uns 100 mil, e juntamente com as outras aldeias do rio Negro poderá chegar a 1 milhão; então os rios e a floresta não terão mais peixe e caça suficientes para alimentá-los, vão querer explorar o nióbio, o urânio, o ouro, os diamantes e demais riquezas minerais para comprar alimentos, vão declarar a independência da “nação ianomâmi” com base nesse “tratado lesa pátria” assinado (sem o conhecimento do povo brasileiro) pelo Itamarati na ONU.

    A quem o Itamarati está representado afinal?

    À NAÇÃO BRASILEIRA? Tudo indica que não.

    E a prova está neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=VUJHK-bMi6k&feature=related

    Onde o Brasil é ABERTAMENTE AMEAÇADO caso não demarcasse a “reserva” “raposa” terra do sol.

    O que está por trás disso?

    A quem interessa isso senão aos nossos “amigos” do norte?

    Não vai ser a luta de um indefeso fazendeiro contra o “Estado Opressor”, vai ser a luta contra a ?nação? “ianomâmi”,com milhares de índios que não vão se contentar com o recebimento de royalties, vão querer “tudo” e declarar a independência.

    Quando o povo brasileiro se der conta disso e quiser intervir, já será muito tarde, a OTAN capitaneada pelo exército dos E.U.A., já estarão lá para defender os “interesses dos índios” e comprar o nióbio, o urânio e demais minerais pelos mesmos preços e talvez até mais barato que os preços atuais, eles não vão perder a “oportunidade” de ter o monopólio sobre essas jazidas de materiais estratégicos.

    Na verdade, não se trata de oportunidade, e sim de um maquiavélico plano secreto arquitetado pelo establishment anglo-americano, possivelmente com o apoio e assessoramento da CIA, que teve a sua gênesis, após a crise do petróleo em 1973; infelizmente não se pode provar tudo isso, e eles jamais admitirão tamanha torpeza, mas a força das evidências aliada à lógica de sua política imperialista, não deixam margem para uma interpretação diferente.

    Se não fossem imperialistas, prá que bases militares e frota de navios de guerra espalhados pelo mundo inteiro?

    Se por causa de petróleo, eles invadiram e dominaram o Iraque, por que não invadiriam a Amazônia pelo NIÓBIO e URÂNIO que lhes garantiria a energia mais barata do futuro, seu padrão de vida e seu status de potência hegemônica?

    A explosão da base de lançamento de Alcântara com a morte de 21 cientistas do programa espacial brasileiro no exato momento em que todos eles estavam inspecionando o foguete desligado, terá sido mesmo um acidente?

    A quem interessaria uma desistência do programa espacial brasileiro?

    § A cada problema que aparece, sua central de inteligência articula uma estratégia para evitar que ele se repita e para quem estiver imaginando que o que foi dito não passa de um exagero ou fantasia, gostaria de citar algumas passagens que elucidarão com clareza o tanto que os EU levam a sério as questões que dizem respeito a sua hegemonia financeira e militar. Ex:

    §

    § -A quebra da bolsa de NY, em 29, causada pela especulação financeira dos banqueiros que visando lucro descontrolado, emprestavam dinheiro sem lastro a agricultura e a produção, causando um desequilíbrio dão grande na economia mundial que levou o mundo a II guerra mundial; lição: colocaram o dólar como moeda aceita internacionalmente até hoje, (por enquanto) e expandiram seu poder militar de forma a garantir acesso irrestrito a matérias- primas vitais..

    §

    § O ataque japonês a Pearl Harbor, lição: criara a mais eficiente rede de informação e vigilância do mundo.

    § – Guerra do Vietnam, se deram mal, esqueceram de colocar em prática a lição de Sun tzu (conquistar a população local). Lição: Hoje usam “OMGs” para “fazer a cabeça” dos índios amazônicos.

    § -Tendo visto que alguns países, como a Coréia do Norte e Irã, estão se armando com armas atômicas, e na impossibilidade de destruí-los sem envolverem a China e a Rússia, agora criaram em (segredo) um mine “ônibus” espacial o X-37B, que (ao que tudo indica), é um exterminador de satélites, ou seja, seu sistema de inteligência procura se anteceder a qualquer coisa que possa frustrar seus planos de domínio global, seja pelo uso do engodo, sanções econômicas ou pela forças das armas.

    Porém, de nada valerá o discurso e as boas intenções se não for elaborado um competente plano de defesa nacional; isso passa necessariamente, desde o desenvolvimento de uma indústria nacional bélica, a uma postura política firme do governo no contexto nacional e internacional.

    É preciso investimentos maciços na modernização das nossas forças armadas, pois a Amazônia é a “menina dos olhos” da cobiça anglo-americana e seus subordinados europeus.

    Com a descoberta do petróleo do pré-sal, isso se tornou ainda mais evidente ainda com a reativação da 4ª frota e com a proposta da OTAN em “policiar” o atlântico sul; enganam-se quem pensa que eles vão respeitar países que contrarie seus interesses e que não possuem poder de dissuasão nuclear.

  108. Prezados/as:

    Muito bom! Descobrir que há mais pessoas lutando pela nossa soberania. Muito BOM! Participo do IMLB http://www.maoslimpasbrasil.com.br e estou preparando um trabalho reinvindicatório para apresentar ao senado e a presidência. Por favor, quem quiser se manifestar e endossar, entrem em contato com o IMLB e enviem seus protestos e sugestões. Já estamos em fase conclusiva dos trabalhos, mas vale a pena enviar mensagens, afinal, mesmo depois de concluido, revisado e enviado, continuaremos pressionando.

    Abs

  109. José Guilherme de Oliveira disse:

    Cheguei até aqui após receber hoje um e-mail anônimo falando sobre o nióbio. Por ser anônimo, já o tinha colocado em minha lixeira, mas, vendo sua reportagem vou resgatá-lo e reenviá-lo a todos os meus contatos. Nada sabia sobre o nióbio, tão pouco sobre a sua importância no cenário mundial. Sua reportagem foi bastante elucidativa pra mim. A partir de hoje ficarei ligado ao assunto e tentarei formar opinião junto às pessoa de meu relacionamento. Sei que é pouco, mas serei mais um soldado engajado às fileiras.

  110. Carlos Eduardo disse:

    Caro Edvaldo Tavares,
    parabéns pelo excelente texto e por possibilitar a um desconhecedor da questão (até a leitura desse página) uma base a partir de uma argumentação clara e elucidativa. Farei como meu amigo que compartilhou esse texto no facebbok e tentarei tranamitir o link dessa página para que outras pessoas tomem conhecimento desse descaso com a sociedade brasileira.

  111. Reportagem importante para que os meus amigos divulguem a importância da riquwza de nosso País

  112. Nióbio – A riqueza que o Brasil despreza

    Parece que algo foi introduzido no ar ou na água. Por que digo isso! O povo brasileiro vive um momento letárgico…a corrupção é cada vez mais feroz, vai destruindo tudo pela frente…e nós, o que fazemos…estamos sobre o efeito devastador do ócio…aplaudindo, sorrindo, feliz , somos o povo que não desiste nunca….
    Onde estão os “caras pintadas”??
    Vivemos o momento da “ERA DO GELO”, estamos congelados, sem atitude, aplaudindo os “nossos hérois”, como diz o Pedro Bial.
    Precisamos mudar isso!!
    Precisamos começar tudo outra vez…..
    Pelo Brasil….por nossos filhos…pelo planeta…..

    Simar Oliveira

  113. DURVAL CORSI NETO disse:

    Parabéns Sr. Edvaldo perlo excelente trabalho realizado e pela matéria publicada mas, teríamos que ter HOMENS com H maiúsculo, com vontade real nacionalista para ingressar com uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra o governo federal, pelo descaso que dá às riquezas nacionais e, inclusive, cominada com uma AÇÃO CRIMINAL e outra de REPARAÇÃO AOS DANOS CAUSADOS À NAÇÃO, desapropriando desses desgovernos SAFADOS que temos tido, verdadeiramente OPORTUNISTAS, que se locupletam com valores do povo brasileiro e deixam esse mesmo povo morrendo de fome, sem educação, sem saúde, sem perspectivas de um futuro melhor parta nossos fiulhos e netos, pelo menos.
    Vamos buscar algum homem de bem, algum membro do judiciário, que seja íntegroi, para formular essa proposição contra esse DESGOVERNO a que estamos submetidos.
    Nós detemos a maior riqueza do mundo e a desprezamos.

  114. Luis Carlos Velazquez disse:

    Por muito menos GENERAL Marco Antonio Felício da Silva, o exército tomou as rédias no BRASIL em 64, e agora faltam culhões aos nossos militares para cortar cabeças dos vigaristas que estão roubando, entregando, vendendo este país, e tem mais, super potências como EUA, CHINA e outros estão comprando areas gigantescas para produção agrícola, pecuária e até mineral através de testas de ferro brasileiros, eu hoje tenho pena e vergonha de ser brasileiro.

  115. Luiz Eugenio disse:

    Desde o descobrimento do Brasil, a pilhagem por matéria prima brasileira existe, isto porque, somos um povo de baixa cultura e nenhuma tecnologia de ponta: ouro, pau brasil,araucária, minérios e agora ferro, niobio, etc, são levados clandestinamente para paises ricos. A baixa porcentagem aplicada na cultura do povo, do que o governo brasileiro arrecada, é imprecionante.
    É sinonimo de burrice e ganancia.

  116. Parabéns, todos que postaram mensagens de PATRIOTISMO, Peço ao Sr. Edvaldo Tavares, permissão para usarmos a sua Matéria, afim de acionarmos o Ministério Público Federal, para dar fim esta VERGONHA NACIONAL.

  117. nereu franca disse:

    fiquei surpreso ao saber desse mineral chamado niobio pois eu nunca tinha visto nem ouvido falar
    assim como milhares de Brasileiros tbm não sabem nada sobre o assunto,parabens a nosso companheiro que abriu a boca e revelou tal assunto.
    torço que caia na midia mais breve possivel para que os Brasileiros vejam com seus proprios olhos
    os governantes fracassados que não são dignos de seus cargos.
    sao uns traidores dos Brasileiros.

  118. César Ramos disse:

    Acooorda Brasiiiiilll !

  119. Nilo disse:

    Eu ouvi falar dessa exploração do nióbio desde a década de 80 quando fazia meu segundo grau. Tinha um professor de história muito antenado q nos falava sobre essas coisas. Quando trabalhei na amazônia pude comprovar tudo o que ele dizia a respeito.Trabalhei em pacaraima, região onde dizem pertencer a meia dúzia de índios (raposa do sol) fui impedido de atravessar uma rovia federal depois das 18h pq passava por uma reserva indígena. Tem muita merda acontecendo faz muito tempo e não se iludam se pensam q veremos isto ser debatido nas redes de tv. A tv brasileira não é nossa. Os políticos são comprados e a grande massa não tá nem aí. Então só nos resta abrir as pernas e aceitar o inevitável. Pelo menos por mais uns 30 anos.

  120. kenji disse:

    absurdo………

  121. ksminussi disse:

    O Senado Federal do Brasil já sabia de posíveis irregularidades na extração de Nióbio no Brasil desde 2005, através de um Requerimento Interno do Senado Federal, N˚ 1.495 de 2005, solicitando explicações e maiores investigações ao Ministro de Minas e Energia do Brasil sobre as denúncias apresentadas durante a CPI dos Correios e a CPI do Mensalão.

    O requerimento consta no site do próprio Senado Federal do Brasil, nos links abaixo:

    http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/2005/12/15122005/45193.pdf
    http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/2005/12/15122005/45194.pdf

  122. eduardo nunes disse:

    mais uma vergonha brasileira, se ja não bastasse a belo monte, agora mais essa, de que adianta ser a 6 maior potencia mundial, agora o nióbio de graça para a coroa britanica, e paises do tal 1º mundo, é triste, até quando iremos entregar nossas riquesas a exploradores gringos, quando iremos dar valor a nossas riquesas naturais, acho que ja esta na hora de irmos para a rua, precisamos nos manifestar,

  123. Leodeto Garcia Vaz disse:

    Deve existir um, pelo menos 1 jornalista que queira e tenha condições de explorar esta matéria, ou seja este absurdo e colocar ma M´dia certa, na hora certa.

  124. Adelino Mac Cord disse:

    Mais triste que saber mais um caso confirmado de estarmos sendo roubados, é ver a omissão da grande mídia, do Ministério Público, das Forças Armadas e, mais grave ainda, a omissão nossa, da Sociedade como um todo, que não perde um capítulo da novela, mas que sequer deseja receber este histórico. E olha que, basicamente, apenas se refere ao NIÓBIO.

  125. Reginaldo melo disse:

    Precisamos de um abaixo assinado para parar esta imoralidade.

  126. Quem poderá nos ajudar? O povo alienado só quer saber de coisas inúteis,como bbb,saber que a Debora secco foi na praia e deu um peido e etc. Como fazer com que a mídia comece a questionar essas coisas? Li apenas 1 vez uma reportagem sobre o roubo e contrabando do Nióbio em um jornal no RS , já perguntei a diversas pessoas sobre esse assunto e nenhuma sabia da existência desse metal. Agora começo a entender de onde vem tanta grana para a corrupção do PT.

  127. As riquezas do Brasil, como no Brasil colônia, continuam sendo levadas por valores irrisórios.

  128. helen Pompolim disse:

    Por Que a Globo não comenta estes assuntos?

  129. Thiago da Silva disse:

    O povo brasileiro tem o direito de debater a questão do Nióbio! Mas como se a maioria nem sabe que esse metal precioso existe. É mais uma vez ficamos entregados a corrupção que no Brasil ainda impera! O que fazer? Só nos resta esperar

  130. Fernando Alves disse:

    Ótima matéria! É assustador em pleno século XXI isso acontecer no Brasil, até parace história do Brasil colônia. O pior de tudo é que a grande massa fica alheia a tudo isso. O nosso país deveria está faturando milhões com as exportações desse minério, mais que isso deveria era exportar componentes para industria naval e aeroespacial mundial por exemplo, ou ainda na fabricação de ligas metalicas supercondutoras uma das áreas mais promissoras da industria de tecnologia de ponta. É preocupante a atução dessas ONGs, na realidade são lobos transvestidos de cordeiros. Eu sou da região amazonica (nordeste de MT), e sei do que essas ONGs são capazes, interferem em tudo (questões indiginas, ambientais, transportes). Temos que encontrar uma saída! não sei qual, más existe saída.

  131. jossue disse:

    Concordo plenamente com esta excelente reportagem, devemos discorrer sobre este tema, mais não e so o niobio que e dado de graça e sim toda a nossa riqueza mineral esta ai a posta para ser saqueada e sucunbida pelos paises que detem a tecnologia, o governo deve dar mais informações aos brasileiros sobre nossas riquezas e como protegelas, fazer disso um fundo para que todos os brasileiros possa ter participação com desenvolvimento tecnologicos, saude, educação, apoio aos indigenas que são os guardiões da florestas, dar maior incentivo a agricultura, na produção de alimentos etc…..

  132. Mara Alanis disse:

    Após um ano de comentários de repúdio aos acontecimentos que envolvem a extração e comercialização do “nóbio”, creio que chegou a hora de ação.
    Vamos ver o que nossa juventude tem a fazer a respeito desse assunto, porque falar…deixe para os velhos e experientes.
    Gostaria de ler uma pequena idéia, se quer, sobre como resolver esse assunto. Debates e discussões, não adianta, pois se desse resposta, já teríamos uma dúzia delas.
    A não ser que fosse nas ruas com cartezes enormes dizendo: “NÓBIO – NOSSO OURO”.
    Realmente, gostaria de ler sobre ações e não sobre opiniões.

  133. Mara Alanis disse:

    Peço desculpas a todos, por ter errado tão completamente o nome do nosso Ouro.
    Correção: NIÓBIO
    Outra vez, minhas sinceras desculpas.

  134. Pedro Paulo disse:

    Isso está no anonimato, pois todos os minérios estão despesado no EUA, e quem está por trás?
    assista o DVD Prepare-se e N 21, e verás.

  135. Claudio Santiago Onofre Perez Hidalgo disse:

    É lamentável ver como se desvia a atenção em se tratando de matérias pouco conhecida e de um alto interesse internacional, esta publicação foi de janeiro de 2011, mais já se comentava da exploração sigilosa do NIÓBIO muitos anos antes e sem embargo a maioria da população não sabe da existência deste mineral que é umas das maiores riquezas do Brasil.

  136. EDSON disse:

    INFELIZMENTE ESSA MIDIA PODRE TEM CONHECIMENTO,MAS SAO TODOS MANIPULADOS
    ELES ESTAO INFECTADOS,E ELA EXISTE NAO PARA NOS INFORMAR E SIM PARA DESINFORMAR,E O POVO ESTA SEMPRE ALIENADO,SEMPRE PASSIVO,MAS OQUE FAZER
    CONTRA O SISTEMA?ELES DETEM O PODER,OU SEJA SOMOS COMO O ELEFANTE QUE SE
    DEIXA DOMINAR POR UM HOMEM,SOMOS A GRANDE MAIORIA,MAS TEMOS A MENOR RENDA,O SISTEMA PODRE É A MINORIA MAS DETEM O MAIOR CAPITAL,OU SEJA O CONTROLE SOBRE OS ELEFANTES…

  137. Fernando disse:

    Parabéns pelo excelente post! Compartilhei no Twitter. Parabéns!

  138. Algo desta magnitude tem que estar na boca do povão, pois, se ficar só nos artigos vai ser dificil mudar alguma coisa , tem que tornar notório a todos , Estarei dando a minha parcela de ajuda na divulgação nas midias sociais. Parabéns pelo post.

  139. Flavio Montoro disse:

    Estava assistindo a novela ”Máscaras” da Record, e estão tratando sobre esse minério, fiquei curioso com o tema e confesso que fiquei extremamente chocado com o descaso com nosso patrimônio. Vou divulgar essa matéria, sem dúvidas! Parabéns pelo trabalho!

  140. Paulo Vendrame disse:

    Finalmente alguma reação da mídia popular para essa vergonha, acabei de ver hoje, na record internacional nessa novelinha Mascaras a verdade sobre o nióbio no Brasil. Quem sabe agora o povão acorda!
    Parabéns pelo artigo e também a Record!
    Acorda povo brasileiro

  141. Deidy Oliveira disse:

    Realmente é uma vergonha. Somos roubados dentro de nossa própria casa com quem dividimos o teto.

  142. Antonio disse:

    Desde a descoberta do Brasil nossas riquesas são levadas para fora do Brasil a preço de banana e nada é feito. Na época das jazidas de ouro era a mesma coisa. Portugal retirou todo ouro de Minas Gerais e deixou somente pobreza. Com o pré-sal e o nióbio é a mesma coisa e a Dilma fica lá, fingindo que esta tudo bem. O Brasil era para ser a maior potência do mundo, mas como o povo brasileiro e um povo sem principios e patriotismo o país não vai para frente. A violência no brasil é culpa dos extrangeiros que usa o direito humanos para dar direito aos bandidos, oprimir o cidadão de bem e com isso o povo brasileiro fica descrente e desiste do País mais rico do mundo.

  143. XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….???////////?//////?/?//?//??/?////?

  144. E por essas e outras que nao dao escolas de qualidade,remuneraçao aceitavel para professores.Povo instruido,pro Brasil,e pessimo.O melhor e morrer na ignorancia,alienado,drogado,bebado ou anestesiado com o futebol.Ja encaminham pra isso mesmo,pro capacho do povo ignorante,nao pensar.Ta orquestrada a manobra!

  145. Antonio Aquino da Silva disse:

    Essa sujeira é IGUAL AO MENSALÃO OU ATÉ PIOR, PORQUE AQUELA pode ter encerrado e essa continua,rolando por debaixo do tapete,quase todo mundo toma conhecimento, mas, SUAS EXCELÊNCIAS NÃO SE PRONUNCIAM, o que que há? FINALMENTE.

  146. Na realidade, já está em andamento no mundo todo (planeta Terra), a implantação de uma “Nova Ordem Mundial”. Isto é orquestrado (comandado) pela “Opus Dei”, do latim, “Obra de Deus”. Seus maestros, os “Illuminatis”, estão enfronhados nas várias instituições existentes,pelo mundo principalmente, na maçonaria, que como muitos sabem, já -influenciaram vários movimentos políticos, nos últimos séculos pelo mundo afóra. São presenças garantidas dentro da ONU, OTAN, e até dentro do próprio Vaticano. Esta “Primavera Árabe”, óra em curso, faz parte desta nova reestruturação mundial. Dificilmente os governantes brasileiros, conseguirão mudar normas já estabelecidas por eles, há mais de um século. Um exemplo típico para o nosso caso, o Brasil, é que estamos enquadrados na posição de fornecedores de matérias primas básicas minerais, produtos agrícolas e agro-pecuários, para o sustento do mundo. Seremos basicamente, eternos exportadores de “commodities”. O Brasil é considerado nesta nova ordem mundial, como o celeiro do mundo.
    Para se ter uma idéia do poder destas instituições, basta lembrarmos que Washington foi fundada e povoada no início por maçons. O nosso D.Pedro ao proclamar a independência do Brasil, teve fortes apoios maçônicos, já que éra um deles.
    Portanto batalharmos por um prêço justo do “Nióbio”, está nos nossos ideais, mas não nos esqueçamos que, as grandes potências européias, principalmente a Grã-Bretanha, já não tem mais suas posseções, espalhadas pelo mundo, e por certo brigará bastante, para manter êste “over-price”, em cima do prêço do “Nióbio”. Isto parece ser um acôrdo firmado por governos anteriores e lógico, extra oficialmente. Como diria o cantor Ney Matogrosso, “por debaixo dos panos”. Portanto, brasileiro que sou,patrióta e para ajudar, químico metalúrgico, procurarei fazer a minha parte, coisa que sempre fiz, ou seja difundir fatos reais e vergonhosos que estão acontecendo com as nossas riquezas minerais. Poderíamos ir até mais longe, quem sabe. Por exemplo: O Sr Eike Batista, grande minerador e investidor brasileiro, já por várias vezes demonstrou ter sentimentos patrióticos enormes pelo Brasil. É chegada a hora de ele, com o “cacife” que tem, mostrar isto a todo o povo brasileiro, que é contra esta política de preços, atualmente imposta ao nosso “Nióbio”, não é mesmo. Fica aqui portanto, a minha sugestão.
    Agradeço a oportunidade que os Srs me dão, de poder expressar os meus sentimentos, meus pontos de vista, e as minhas sugestões, quanto ao assunto. E tal qual foi feito com o petróleo na década de 50, onde surgiu o refrão: “O Petróleo é nosso”, poderemos também plagiarmos e dizer:“O Nióbio é nosso”. E tenho dito.

  147. Francisco de Paulo disse:

    Acho que todo Brasileiro deveria enviar um e-mail, ou melhor, todos que tem acesso a essa ferramenta, para nossa Presidenta, cobrando explicações.

    Com certeza trata-se de um assunto escuro que poucos estão ganhando muito dinheiro em detrimento a nossa sofrida população.

  148. rosa maria disse:

    TEMOS QUE DIVULGAR MUUUUUITO SOBRE ESSA RIQUEZA!

  149. Gostaria de saber de vocês, quem toparia participar/promover uma reunião em São Paulo para discutirmos sobre a questão do Nióbio e pensar formas de nos manifestarmos ? Vamos criar um movimento, pessoal? Um forte abraço a todos e congratulações ao autor do artigo.
    Daniel Z. Pilatti – Se quiserem contatar-me, basta entrar no facebook . Atenderei a todos.

  150. Rosemildo Saraiva disse:

    Temos que ir as ruas,já é tarde.

  151. Eduardo Guardiola Velloso disse:

    Pois é, a quem interessa mantermos os cidadãos de etnia americana (vulgarmente chamados de índios) constitucionalmente como crianças que carecem de representação para exercer seus direitos e isentos de deveres? A quem interessa mantê-los à margem da sociedade e na “idade da pedra”? A quem interessa dividir o povo brasileiro em castas raciais debitando agora uma dívida de três séculos e que já foi saldada por muitos dos descendentes africanos que estudaram e foram um sucesso na vida pública, esportiva e intelectual como o caso do Pelé, do Gilberto Gil e do Joaquim Barbosa, só para citar os mais recentes expoentes negros desta nação. Estas pessoas demonstraram não que são superiores ou inferiores aos demais, mas que a etnia e a cor da pele não tem qualquer significância quando as pessoas se esforçam e não desprezam as oportunidades que a vida oferece. Tentar dividir o povo em castas por etnia privilegiando alguns em detrimento dos demais por estes critérios é tentar um cisma artificial na sociedade e desencadear uma reação de ódio racial que nunca conhecemos antes na história deste país. Enquanto isto os grupos que nos governam se alternam vendendo sub faturado e permitindo descaradamente o contrabando não só do Nióbio, mas também dos diamantes de Rondônia, da Cassiterita, do ouro e de diversas espécies vegetais nativas com alto valor biológico e interesse comercial como a pimenta longa do Acre, por exemplo, fonte de safrol, produto com alto preço no mercado de cosméticos e indispensável para fixadores de perfumes. E nós brasileiros, ocupadíssimos dentro de nosso analfabetismo exacerbado procurando por direitos, benesses minúsculas, discutindo cotas das universidades e dos concursos públicos, alternância de partidos políticos (cujos membros trocam de lado conforme o grupo dominante), escalação da seleção e o ódio profundo pelo time adversário do nosso e, como não poderia deixar de ser, quem ganhará o carnaval do Rio de Janeiro, questão importantíssima que divide com o BBB a atenção da mídia durante o verão. A César o que é de César, aos gringos o Nióbio, o Safrol, os Diamantes azuis de Rondônia, a cassiterita, o ouro e demais patrimônios deste país, alguns dos quais nem sabemos que existem, e a nós o que restar como a poluição e as moedas podres cunhadas pelos gringos com a cara deles estampada, a péssima cultura entronizada na forma de música(?) pop, hamburger e coca cola, tudo mandando royalties para eles. Somos o que somos porque somos educados assim fazem décadas. Que falta fez e ainda faz o Brizola… Quando teremos um pacto nacional e nacionalista que venha a ferir realmente os interesses escusos que nos mantém à margem do avanço cultural e educacional necessários ao crescimento econômico e social? Só assim passaremos de país colônia para nação soberana e nossos governos poderão ditar as regras de nossos produtos. A continuar como somos, em breve continuaremos no terceiro mundo e venderemos a Petrobras e as reservas do pré sal às multinacionais petrolíferas do primeiro mundo e nos resignaremos a ser mais um membro da OPEP.

  152. Rosildo Vial disse:

    Conheço esse minério como columbita, já o encontrei no solo, em minha cidade natal é rico em minérios(pedras preciosas,,,,turmalina, escória, columbita, cristais, feldspato, etc). No entanto não sabia as aplicações desse mineral e tb não sabia de sua importância e do descaso que o Brasil vem fazendo com esse minério. A corrupção aqui nesse país que ferra tudo, alguns são beneficiados com essa situação com certeza, esse é o grande problema que o Brasil sempre enfrentou, a corrupção, grande culpa do país está do jeito que está é culpa da televisão, enquanto os espertos roubam o país os cegos e surdos estão sendo distraídos pela tv,,,,,, se a gente aqui na internet se unir e divulgar tudo isso acho que essa situação pode ser invertida, se cada um fizer sua parte divulgando e comentando com certeza o povo brasileiro em peso saberá disso.

  153. É triste ver, saber e comentar esta matéria. A confirmação que temos hoje sobre, saúde, educação e segurança mostra a realidade do descaso das autoridades constituidas, nas riquezas que esta nação possui sob os nossos pés e ninguém da a miníma importância. Por isso é que somos campeões em negatividade nas coisas básicas de um país. Tenho acompanhado a riqueza que é este minério Niòbio, sem falar de outras terras raras que outros país sabem que existem no Brasil. E maus brasileiros que se dizem defensores do povo brasileiro, vendem por bananas ou de graça o futuro do país e de gerações. E o bla bla dos políticos todos os dias na camara e senado federal, continuam com a mediocridade costumeira, Mas hoje muito mais pessoas estam vendo e sabem porque somos atrazados, mas através das redes sociais vamos mudar este sistema de corrupção atual.

  154. Adeládio Martins - PE disse:

    não sabia desse mineral existente no Brasil, mais fiquei impressionado com a matéria, acho de grande impoortância que se faça logo alguma coisa para recuperar o prejuízo do Brasil. Em 2014 teremos eleições para presidente e precisamos cobrar uma posição do governo.

  155. Roberto disse:

    Mensalão é para os fracos, isso é vergonhoso e escandaloso!! Hora da mudança, hora de eliminar esse esgoto que é Brasília, hora da revolta!!!!!

  156. POR FAVOR LEIAM. É LONGO… MAS VALE A REFLEXAO.

    Nióbio – A riqueza que o Brasil despreza
    Publicado: 01/03/2010 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Meio Ambiente
    Tags:brasil, nióbio, riqueza
    152

    de Edvaldo Tavares

  157. MACEDO disse:

    E VERGONHOSO O QUE ACONTECE EM NOSSO PAIS !!! QUANDO NOS DEPARAMOS COM TAMANHA BANDIDAGEM !!! UM ESCANDALO SEGUIDO DE OUTRO !!! NÃO SE PASSA UMA SEMANA SEM QUE ESBAREMOS EM MAIS UMA SUJEIRA FRUTO DE TAMANHA CORRUPÇAO NESTE PAIS !!! ORQUESTRADA POR BOA PARTE DOS NOSSOS HONORAVEIS POLITICOS !!! DEVERIAMOS SENTIR VERGONHA DE SER-MOS BRASILEIROS !!! NOS E IMPOSTA UMA CARGA TRIBUTARIA ASTRONOMICA!!! QUE EM SUMA SERVE MAIS PARA OS GATUNOS DE COLARINHO BRANCO “ INQUILINOS DE BRASILIA “ FAZEREM A FARRA COM MENSALOES E MENSALINHOS DO QUE AO POVO QUE SOFRE SEM O MINIMO DE DIGNIDADE SEM EDUCAÇAO DE QUALIDADE, SEM SAUDE, SEM SEGURANÇA E POR ULTIMO SEM VERGONHA NA CARA !!! POR ELEGER E NÃO COBRAR O MINIMO DE COMPOSTURA DOS SENHORES POLITICOS !!! QUE COM SUAS MANOBRAS EXPROPIAM E SAQUEAM DRENANDO O DINHEIRO SUADO DOS BRASILEIROS E AS RIQUEZAS DO NOSSO PAIS !!! INDIGUINEM-SE AINDA MAIS !!! POIS COMO DISSE CERTA VEZ O NOSSO SAUDOSO DEPUTADO ENEAS :
    O MENSALAO COMPARADO AO ROUBO E AO “ CONTRABANDO FORMALIZADO “ DE NOSSAS RIQUEZAS MINERAIS “ NÃO PASSA DE MESADA DE TROMBADINHA “ .
    ACORDA BRASIL !!! ATE QUANDO AGIREMOS COMO COLONIA ???
    SEGUE LINK DO VIDEO QUE MENCIONEI…COMPARTILHEM, COMENTEM, INDIGUINEM-SE.

    http://www.youtube.com/watch?v=NXnB5Lga2ZM

  158. E uma vergonha para o pais. Ate paises mais pobres valorizam suas riquesas, como o gas da Bolivia. Essas informacoes sobre o niobio devem ser passadas para todas as esferas e setores do Brasil. Onde esta nosso nacionalismo? E a quantidade de problemas que poderiam ser resolvidos com os recursos da exportacao desse minerio? E preciso utilizar todos os meios possiveis para divulgacao desse crime contra a populacao brasileira.

  159. Renato Almeida disse:

    O que podemos fazer contra este “roubo”?
    Uma petição pública?
    Vamos acabar com esta farra!!!

  160. silva dos santos disse:

    É UMA VERDADEIRA DESCUNHABAÇÃO NOSSO PAÍS ,TEMOS QUE TER UMA ATITUDE.e parti para ação. e a nossa única arma no momento é os meios de comunicação,se nao for assim estaremos para sempre escravizados e alienados por essa política medíocre que so vissa os enteresses próprios.acorda brasil.

  161. Rayan Carrati disse:

    A massa é alienada,se n houver alguém com influência para jogar essa informações no ventilador nada mudará,pois a mídia é conivente com as ações do nosso governo , e nos alienam mostrando uma falsa verdade ou se omitindo,sendo assim apenas com um líder q tenha um poder expressão,superior á omissão da mídia,pois o cidadão sendo ignorante ,,ou conhecedor de tais assuntos,continuaremos alienados por n reivindicar os nossos direitos .

  162. Luiz Borges disse:

    Usando palavrões quem sabe a mídia, principalmente a dominante Globo poderá nos ouvir e passar a publicar e dar conhecimento para toda a sociedade essa situação absurda que vivemos, então vamos ao nosso comentário: PUTA QUE PARIU será que não existe ninguém com poder no Governo que tenha um mínimo de patriotismo e consideração pelos seus compatriotas para atacar e enfrentar esse BANDO DE FILHOS DA PUTA, esses VENDILHÕES DA PÁTRIA que estão dilapidando nossas riquezas principalmente nosso Nióbio entregando-o a preço de banana, tal qual fizeram os CANALHAS PRIVATARIZADORES com a Vale do Rio Doce e com as nossas Telecomunicações ?

  163. Sebastião Paulo disse:

    Solicito a participação no apoio e compartilhamento desta Proposta de Audiência Pública:
    Comercialização do mineral nióbio, fiscalização das exportações, cobranças de royalties, criação ANN – Agência Nacional do Nióbio.
    A melhor forma de garantir o bom desempenho de sua proposta é divulgá-la entre seu amigos. Acione os links abaixo e compartilhe com todos os seus conhecidos, nas redes sociais ou por e-mail, o endereço da página para que eles possam apoiar a sua ideia e, então, ajudá-lo a encaminhar a proposta para avaliação dos membros de uma de nossas Comissões Parlamentares.
    http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopeticao?id=7741
    Esta é uma forma contemporânea de participação política que incentiva e estimula o debate político dos senadores e das senadoras com a sociedade brasileira. É o Senado Federal trabalhando para fortalecer a cidadania.

  164. Roberto disse:

    No link abaixo, pesquise “Exportação do niobio”. No segundo documento, as informações sobre a exportação do nióbio requeridas em 2005 pelo senador Efraim Morais ( PFL / PB ) foram tramitadas no Senado Federal e negadas, e o requerimento foi arquivado em 2006. O processo foi novamente encaminhado em 2012 e novamente arquivado em seguida. Por que será? Esse é um assunto vital para o Brasil e vejo pouca gente se manifestando, infelizmente. http://legis.senado.gov.br/sicon/index.jsp

  165. Francisco Rego disse:

    E a situação dos produtores rurais brasileiros que estão sendo retirados de suas terras, para que essas ONGS internacionais (entre elas uma inglesa presedida pelo príncipe Charles), poderem colocar em toda essa área rica de Nióbio 20.000 indíos que não terão controle da área e sua extração.
    Outra situação alarmante é de que a FUNAI tem plenos poderes para a retirada dos produtores, ou seja terras PRODUTIVAS serão dadas aos indios como reservas legais (porquê não doar aos mesmos regiões de mata nativa?), para que a extração de Nióbio seja realizada sem o devido controle.
    já se questionaram sobre isso?

  166. mario pedreira disse:

    Quanto ganha o canada com o niobio

  167. Alberto Cardoso Magnavita disse:

    Como filho deste solo muito me orgulho, apesar de ter minhas raizes origináriamente europeia,
    mas confesso envergonhado quando temos que cantar o nosso glorioso hino nacional, pois a
    classe política predominante mancharam vergonhosamente cada verso,fizeram a verdadeira in-
    versão de valores, onde a desonestidade é lícito, e a ética a moral é careta, ta ultrapassado em
    fim o imoral é a moral é natural pra eles. Mas como bom brasileiro não desisto nunca, espero ver
    meu PAÍS um dia dígno do seu povo, de sua gente, dos trabalhadores verdadeiros onde
    fará jus um pequeno trecho do nosso hino, (vamos conquistar com braços fortes), Vamos divulgar
    nas escolas, no trabaho,nas redes sociais esta V E R G O N H A, esta robalheira, esse estado de
    subserviencia dos governantes com relação ao NIÓBIO, vamos fazer entender a todos os brasileiros
    desde o mais pequenino ao mais idoso que esse minério é mais valioso que dez camada de Pré-Sal existente em nossos mares, O Canadá com apenas 2% das reservas de Niobio resolve
    seus problemas de educação, transporte e muito mais, nos detentores de quase 100% não
    vemos nem a cor dessa riqueza, tá mais que na hora de uma mobilização nacional pra dizer
    que o NIÓBIO é nosso, Que vervonha a Inglaterra é quem explora, quem dita o preço e fica com
    todo lucro repassando em parcelinha pra os corruptos e traidores da pátria. Acorda B R A S I L
    o Nióbio é nosso.

  168. Edivaldo (Fiinho) disse:

    Vejamos que situação mais inusitada, esse minério servem para fabricar vários produtos entre eles as tubulações para conduzir petróleo e por ser um metal de grande resistência aos corrosivos, com certeza ele vai ser usado na extração do petróleo do pre-sal. Mas o brasil não esta capacitado para extrair o pre-sal ate mesmo por não ter material e tecnologias para isso… Mas tem a matéria prima “nióbio” mas por aqui a unica coisa que esta sendo explorado é feito pelos gringos, que mais tem o brasil como um país de aluguel barato e com isso eles levam tudo nosso a preço de banana… Viva as politicas corruptas alienatórias dos gestores megalomaníacos do poder publico, viva Lula!! o filho do brasil e pai do mensalão

  169. maria zélia miranda disse:

    O povo brasileiro precisa saber disso e uma das formas é através de uma campanha via internet, tipo aquelas que o Greenpeace. É preciso que alguém, ou uma associação, ou orgão de impressa como essa Tribuna, que é a quase a unica expressão das verdades de como funciona as coisas por detrás dos panos, elabore um texto completo veiculando essas informações sobre a exploração/roubo do nosso nióbio e outras riquezas. Propor a criação de um projeto de iniciativa popular para que esclareça,crie o controle sobre a extração, produção, comercialização,a arrecadação, distribuição e aplicação desses recursos originados dessas riquezas,principalmente do nióbio. Não podemos ser omissos e ficar em silencio e de braços dobrados diante dessa evasão de nossas riquezas. “Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”

  170. Algo curioso, enviei esta matéria ao Avaaz e jamais tive resposta…
    A pergunta é:
    “Como podemos publicar este assunto para que se alastre de forma eficaz, abrangente e rapidamente?”

  171. Sebastião Paulo disse:

    Solicito a participação no apoio e compartilhamento desta Proposta de Audiência Pública:
    Comercialização do mineral nióbio, fiscalização das exportações, cobranças de royalties, criação ANN – Agência Nacional do Nióbio.
    A melhor forma de garantir o bom desempenho de sua proposta é divulgá-la entre seu amigos. Acione os links abaixo e compartilhe com todos os seus conhecidos, nas redes sociais ou por e-mail, o endereço da página para que eles possam apoiar a sua ideia e, então, ajudá-lo a encaminhar a proposta para avaliação dos membros de uma de nossas Comissões Parlamentares.
    http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopeticao?id=7741
    Esta é uma forma contemporânea de participação política que incentiva e estimula o debate político dos senadores e das senadoras com a sociedade brasileira. É o Senado Federal trabalhando para fortalecer a cidadania
    O Nióbio é nosso.
    http://www.facebook.com/pages/O-Ni%C3%B3bio-%C3%89-Nosso/127191113998254

  172. Roberto disse:

    Sebastião, o link que direcionaria ao site do Senado não funciona.

    Há uma petição no Avaaz que está tendo pouca adesão:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Que_o_congresso_nacional_apure_as_supostas_irregularidades_na_extracao_do_mineral_niobio/?tFwSpbb

  173. Laureano Acorsi disse:

    Diante deste roubo, o governo pode intervir e estatizar as empresas que estão roubando opais,como o casso do gaz Boliviano e outros exemplos pelo mundo.Temos que nos unir para que isto aconteça,diga o que temos que fazer.

  174. José Oscar da Silva disse:

    é lamentável que nosso país caminhe a passos largos para a desmoralização total, o empobrecimento da nossa cultura, a dilapidação das nossas riquezas e a subserviência das nossas autoridades governamentais, se é que tem alguma autoridade. Eu particularmente nunca acreditei nesse país, pois desde pequeno só vejo e leio as piores notícias a respeito de nós mesmos. Isso jamais mudará enquanto ficarmos de braços cruzados, mas lutar sozinho também é suicídio. Mobilize Brasil e tirem do poder essa corja de comunistas disfarçados, travestidos de cordeirinhos, com suas esmolas aos pobres e total apoio aos marginais que a cada dia acaba com nossa reputação no estrangeiro.Eu sou nascido na época da ditadura e nem eu nem minha família fomos perseguidos, porque sempre fomos trabalhadores e honestos.Hoje quem é honesto é considerado bobo, neste país onde impera a impunidade, a violência e os maus políticos. Jamais seremos de primeiro mundo, pois qualquer um que seja contra esses políticos que estão aí a mídia os massacra, então , fazer o quê?E quanto ao nosso minério Nióbio e muitos outros, infelizmente, nunca será nosso enquanto não morrermos

  175. Laureano Acorsi disse:

    O casso do nióbio,é muito antigo diria que já a mais de trinta anos que este roubo está acontecendo e só agora que as caixas preta do pais estão se abrindo é que as verdades estão aparecendo,e não é só o nióbio,são todas as riquezas nacionais,como o ouro, uránio,pedras preciosas,bio divercidade,nenhuma desas e outras riquezas,tem retorno para o povo brasileiro,porque é que pagamos autos impostos em tudo que compramos,porque quem as exploram,não prestão comtas a ninguem de quanto é explorado e faturado,a classe politica tem seus auto salários(que tambem é um roubo,em comparação com o salario dos trabalhadores,que produz dezenvouvimento do pais) não estão nem ai com o pais e com o povo ,são pagos por nos para tomar conta do pais,fiscalizando o que acontase no pais,se eles se importacem com o povo e o pais estas barbare não estaria acontesendo a muito tampo,não é só no governo atual,mas este atual governo com o apoio do povo pode mudar esta barbare. As riquezas nacionais,pertencem ao povo,intervenção do governo já aonde tiver sido confirmado irregularidade.E faca nos dentes pracima dos politicos corrupitos.

  176. UMA RIQUEZA QUE VEM SENDO ROUBADA EXPORADA PELOS CHAMADOS TESTAS DE FERRO,QUE CONTRABANDEAM HÁ MAIS DE 40 ANOS ESSE MINERIO,CONCLOU DIZENDO QUE A CORRUPÇÃO É UMA DOENÇA CRONICA QUE LEVA AS PERDAS IMENSURAVEIS DE UMA NAÇÃO,CHAMADA BRASIL.ACORDA POVO BRASILEIRO….

  177. natanael rabelo disse:

    Podem nos explicar a razão de dar tanta importância ao pré-sal e nenhuma importância ao nióbio?
    Imagino que os dois sejam importantes, porque tratamento diferenciado?
    Os benefícios e os custos são compensadores?
    O ministro das minas e energia tem alguma responsabilidade?

  178. wellington disse:

    Ola boa noite , me desculpe mais tomei a liberdade de fazer uso de partes do seu texto para começar uma petição pelo site AVAAZ . Minha intenção é de tornar publico tal mineral que sequer é conhecido por 5 % da população , quero que saibam da verdadeira historia desse roubo gigantesco e desse importante mineral , se possível repasse a quantos puder . A petição estará disponível nesse site https://secure.avaaz.org/po/petition/Niobio_riqueza_unica/share/ obrigado e desculpe por ter usado sei texto sem antes pedir permissão

  179. Paulo Roberto disse:

    Caro amigo, fiquei sabendo sobre o niobio. Não tinha ouvido falar sobre, fiquei sem intender o por que os nossos governandes, parece que estão amortaçados e nada podem fazer sobre o casso, tomar uma atitude ou ate mesmo esboçar algo sobre, vendo a saude a educação em fim tudo que o povo tem, mais estão tirando esse direito do povo Brasileiro, até quando o povo vai ficar sofrendo com os nossos representantes que infelizmente nada pode fazer.
    Nos temos que orar por eles, para que Deus tira o sisco que estão atrapalhando eles veem, que eles estão não só prejuticando o povo Brasileiro, mas sim a sua propria casa.

  180. joãonivom R.Novais disse:

    eu fiquei p…. da vida ao saber que em um pais que de miseráveis com é esse, que falta tudo pra o povo,como:seguraça, saúde publica,escolas de qualidade, despreza uma riqueza dessa, onde estão esses políticos de M… brasileiro que deixam outros países botarem preços no q é nosso,desculpe os meus modos mais não da pra aguentar isso calado.vamos as ruas e cobra isso da nossa presidente pessoal vamos la.

  181. Luis disse:

    Esse tipo de negociata que favorece a evasão de nossas riquezas acontece há muito tempo. Nós nos esquecemos dos tempos do colonialismo. Há uma nova ordem econômica imposta aos países do terceiro mundo que encontra apóio nos traidores políticos e ludibriadores do povo, que sem acesso à educação de qualidade e à uma imprensa de massa que só nos mostra bundas rebolativas e propaganda de álcool. Enquanto isso nosso minérios e outros recursos são denominados commodities e vendidos a preço de banana.

  182. joao moreira frades do carmo disse:

    Eu proponho a criação de uma frente de trabalo para conceguir acabar com esta putaria que é a comercializção do niobio aos moldes de hoje. criariamos uma comição sivil de inqueritos e fariamos ser os resultados publicados nos principais meios de comunicação de todo o mundo. exigir que o governo suspenda as exportações ate que tudo fique bem claro. se mais alguem quizer dar inicio a dita comição , estou disponivel para trabalho voluntario.

  183. joao moreira frades do carmo disse:

    Eu proponho a criação de uma frente de trabalo para conceguir acabar com esta putaria que é a comercializção do niobio aos moldes de hoje. criariamos uma comição sivil de inqueritos e fariamos ser os resultados publicados nos principais meios de comunicação de todo o mundo. exigir que o governo suspenda as exportações ate que tudo fique bem claro. se mais alguem
    quizer dar inicio a dita comição , estou disponivel para trabalho voluntario.meu email é joaomoreirafc@hotmail.com

  184. Ricardo disse:

    O problema de tudo isso é que a merda dos governantes do nosso pais, são belos incompetentes e que não sabem ou sabem o quantos o pais perde com isso tudo, e quanto a população também perde.
    Mas o pensamento dessa cambada é que se dane o povo eu quero é dinheiro no meu bolso, sendo que o Brasil poderia ,poder ser uma potencia mundial devido o NIOBIO, mas a população é muito acomodada que se dane o Brasil,
    Gente se realmente o NOSSO GOVERNO NÃO VALORIZASSE ESSE MINERIO NIOBIO, OS IMPOSTOS NO PAIS SERIA REDUZIDO AO ATE MESMO ZERADO. VAMOS ACORDAR PORRA!!!!!
    ESSA CANBADA FAZ O QUE QUER COM O PAIS, DESMATA AS FLORESTA ONDE POSSIVEL CURA DA AIDS CANCER E OUTRAS COISA VAMOS ACORDAR CARAAAAAALHO!!! VAMOS DISPERTAR POIS NÃO É JUNTOS QUE OS OUTRO PAISES DIGAM O QUE PODEMOS AO NÃO PODEMOS FAZER , QUAL O PREÇO JUNTOS OU NÃO DAS NOSSAS RIQUEZAS.JA PAROU PARA RACIOCINAR , A LARANJA VAI LA PRA FORA BARATINHA QUANDO O SUCO VEM É CARO PRA CARALHO, FERRO…
    Vamos acordar e valorizar o nosso pais, no descobrimento do Brasil os colonizadores europeus , americano, fizeram a limpa com o pau- brasil vão fazer a mesma coisa, pena que o governo é uma merda a educação é uma merda a saúde é uma vergonha e uma merdaaaaaaaaaaaaa. Brasil sinto muito mas a população que te esta contido é uma merda.

  185. adriano gonçalves rezende de carvarlho disse:

    a transparencia no brasil e uma farsa……começa pelo governo federal as famosas propinas depois o governo estadual e depois as prefeituras e suas porcarias de vereadores…….modernizaram o jeito de extrair e roubar e enganar o povo…..ONDE SE ENCONTRAM QUALQUER EXTRAÇAO DE JAZIDA NO BRASIL TEM LAVAJEM DE DINHEIRO NO MUNICIPIO ……… O POVO SO FICA COM OS CALOTES DE ALUGUEIS E MAU PAGADORES …….DEUS VAI DESMANTELAR MUITO HOMEM E CASTIGAR SEUS…. MATADORES DE CRIANÇAS PROFETAS DAS MISERIAS DA FOME METIROSOS DONOS DE DINHEIROS NORGENTOS SEUS INFELIZ ……..VOCES ESTAO ROUBANDO A RIQUEZA QUE DEUS DEIXOU PARA AJUDAR OS POBRES AS CRIANCINHAS OS VELHINHOS DOENTES ……..VAO MORRER BABANDO IGUAL CACHORROS ……………………………..VOCES VAO CAIR NAS SUAS ARMADILHAS, E SERAM CASTIGADOS COM DOENÇAS QUE O SEUS DINHEIROS ROUBADOS NAO SERVIRAO PARA CURAR O SEUS MALES ……………..TENHO ORGULHO DE DE DEUS E DO MEU PAIS MAS D E CERTOS POLITICOS NOJO……………………….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s