Arvorismo ou Arborismo – Equilíbrio e Coordenação nas alturas

Publicado: 20/07/2009 por Andrew em Atualidades, Esportes Radicais & Semi
Tags:, , ,

Passar entre as árvores através de pontes suspensas integradas ao ambiente sem comprometer a vegetação ou o visual da mata, possibilitando a ampla observação dos pássaros e animais silvestres. Assim é o arborismo ou arvorismo, em algumas grafias. O vocábulo ARVORISMO é formado a partir da palavra portuguesa árvore;  já ARBORISMO é formado a partir da raiz latina.

As primeiras práticas de Arvorismo foram registradas na Europa em meados dos anos 90. Inicialmente a atividade era feita por pesquisadores (botânicos, biólogos, ornitólogos, etc.) com a intenção de estudar espécies encontradas nas copas das árvores como pássaros, bromélias, entre outras. Para facilitar o acesso e a circulação nesse ambiente, os cientistas utilizavam cordas e montavam passarelas de observação nos troncos das árvores maiores.

Gradativamente foram desenvolvidos diversos tipos de travessias entre as árvores, utilizando-se cordas e posteriormente cabos de aço quando se objetivava montar estruturas para uso mais intenso. Dessa prática surgiu a utilização puramente recreativa desses acessos e travessias, combinando a observação privilegiada do ambiente natural do dossel com uma atividade física moderada, ambos bastante prazerosos. Com isso, praticantes de esportes verticais foram aperfeiçoando as técnicas, fazendo com que o esporte hoje se tornasse uma modalidade ecológica tão apreciada.

O Arvorismo atualmente faz sucesso no Mundo todo. Recém chegada ao Brasil, essa modalidade consiste em atravessar percursos acrobáticos feitos através de pistas montadas próximas à copa das árvores com utilização de técnicas de rapel e tirolesa. O arborismo não só dá a oportunidade de se aventurar, mas também contemplar a mata de um outro ângulo, o mesmo ângulo de um pássaro.

Através de escadas de cordas, tirolesas, pontes, rappéis, falsas baianas e uma miríade de técnicas que só tem limite na criatividade humana, pode-se subir até a copa das árvores, passar de árvore em árvore em circuitos que duram de poucos minutos até horas, ver de perto flores que só existem lá em cima, contemplar a vista geralmente reservada aos pássaros e sentir o vento penetrando nas folhas. Numa perspectiva diferente e bela este mundo pode ser explorado com toda a segurança.

O esportista precisa percorrer os diferentes circuitos suspensos que ficam a cerca de 7 metros do chão, bem no alto das árvores, na medida em que se ultrapassa o percurso, a dificuldade vai aumentando em cada trajeto o que também permite uma adaptação gradual à altura e a prática.

Além de estimular o contato do homem com a natureza e a conscientização para sua preservação, o praticante melhora suas habilidades em termos de equilíbrio, coordenação, confiança e principalmente concentração. O Arvorismo pode ser feito por crianças a partir de doze anos e adultos de qualquer idade, sendo exigido somente altura mínima de um 1536345metro e quarenta. Para a segurança os esportistas estão sempre amarrados a cabos de aço para que não haja nenhum risco.

Porém, além da experiência de conhecer a natureza própria da copa das árvores, o arborismo também agrega outras experiências fascinantes. Ao se praticar o arborismo, também tem-se um contato com o mundo das alturas. Com o auxílio de equipamentos adequados e algum auxílio especializado, pode-se desfrutar de muitas emoções, normalmente reservadas aos macacos e acrobatas, e passar de árvore em árvore, balançando, saltando, se equilibrando, voando, flutuando, ou de outras maneiras sem fim voltando em segurança para o chão.

Esta prática está se difundindo na América Latina através da Costa Rica, onde um grande circuito da floresta equatorial tem ganho notoriedade mundial.

Alguns lugares onde Praticar:

- Bonito no Mato Grosso do Sul é uma ótima opção para a prática do Arvorismo, principalmente ao redor das trilhas do Rio Formoso. Depois de praticar o esporte, aproveitarborismoe para um banho na Cachoeira do Rio Formoso.

- Muito procurado pelos praticantes, o Parque Estadual Campos do Jordão/SP é um ótimo lugar para os arvoristas, principalmente por sua localização, bem na Serra da Mantiqueira.

- O recém inaugurado Parque de Aventuras em Balneário Camboriú/SC também é muito procurado, além de praticar o esporte é possível se apreciar as características da Mata Atlântica local.

- O Costão do Santinho/SC possui uma área de 700 metros de pura Mata Atlântica preservada, por isso foi construído o maior circuito de Arvorismo do país para receber turistas e admiradores do esporte.

- Bem em Petrópolis/RJ, a Pousada Cabanas Açu montou um circuito próprio para iniciantes, com obstáculos e altura aceitáveis a quem não está acostumado a pratica-lo.

- A cidade de Brotas/SP possui um grandioso circuito específico para a prática do Arvorismo que fica no Sítio Sete Quedas onde também são oferecidas outras modalidades de esportes radicais.

About these ads
Comentários
  1. Bárbara Moulin disse:

    Ola, meu nome é Bárbara Moulin e gostarioa de me informar mais sobre o arvorismo… Pois faço arquitetura e urbanismo e tenho um projeto para desenvolver… Quero saber quais são os tipos de obstaculos, medidas e tudo mais!

  2. magno alexandre pachichane disse:

    Gostaria de conhecer e praticar arvorismo. Se possivel queria receber o endereço ou telefone. Resido na cidade de Itapetininga-Sp. Favor enviar o endereço, ou contato para a pratica de esportes radicais. OBRIGADO UM GRANDE ABRAÇO. VELEU.

  3. tcharles Cristiano de Ameida disse:

    queria saber mais sobre o esporte, pois queria saber como montar obstaculos e quais materias necessarios para a pratica.

  4. Andrew disse:

    Oi Bro, acho bacana vc procurar quem pratica e tirar as dúvidas. Vou procurar. Assim que tiver a informação para você te passo. Um forte abraço

  5. letícia disse:

    ola meu nome é leticia mas prefiro que me chame de lele eu gostei munto de saber sobre o arvorismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s