Aliança: um anel com muito significado

Publicado: 14/07/2009 por Elisa em Atualidades, Espiritualidade & Religião, Psicologia & Comportamento
Tags:, , , ,

Circular, sem começo nem fim, o anel é o símbolo dos ciclos, da eternidade e da união, além de servir como instrumento para designar altos cargos, prestígio e poder. É assim há muitos séculos, desde tempos remotos. A origem do costume dos casais de usarem aliança tem várias versões.

O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial. Este significado também é encontrado nas duas palavras gregas: diathéke e synthéke e nas latinas: foedus e testamentum. O anel serve essencialmente para indicar um elo, o signo de uma aliança, de um voto, a ambivalência desse símbolo provém do fato de que o anel une e isola ao mesmo tempo.

Os antigos egípcios, em 2.800 a.C., foram os pioneiros de um dos maiores símbolos do compromisso atual.  Reza a lenda que o acessório circular – e portanto sem ponta, sem fim – foi a maneira encontrada pelos apaixonados egípcios para simbolizar o amor infinito e que deveria ser carregado para a vida toda. As  alianças tinham um significado sobrenatural, pois acreditava-se que uniam o casal com amor eterno. E é desse povo que vem a teoria mais aceita para a origem da aliança como conhecemos hoje. Elas eram provindas do antigo costume egípcio de colocar no dedo da noiva um anel que substituía as moedas em tempos em que elas ainda não eram cunhadas. Com isso demonstrava-se que ela estava sendo adquirida através da riqueza do seu marido.

Entre os romanos e gregos anéis de ouro eram usados por  senadores e imperadores além dos sacerdotes de Júpiter, que usavam os Anéis Pastorais. Para os demais, apenas os de ferro.

Em 800 a.C., o uso da aliança de casamento foi difundido entre os  os gregos, e depois entre os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. O anel imantado era usado no dedo anular da mão esquerda podia atrair o coração, isso pelo fato de se acreditar que neste dedo existia uma veia ligada diretamente ao coração. Na Grécia,  as alianças de noivado e casamento eram usadas como selos e símbolos de posse e fortuna. Alguns deles serviam de chaves para os quartos onde os bens de um homem eram armazenados. No casamento, cópias delas eram dadas para as noivas, criando-se o costume de dar à esposa um anel. Sendo que esse não era dado na cerimônia, mas depois que a mulher fosse erguida sobre a entrada da casa. Presenteá-la com a chave demonstrava confiança e era um amuleto que reforçava que dali em diante eles dividiriam todas as suas posses.

No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Muitas crenças nasceram então, como o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido. Nas lendas irlandesas, o anel serve como meio de reconhecimento, símbolo de uma força ou mesmo de um laço que nada pode romper.

Na Inglaterra os documentos mais antigos falam de alianças nupciais feitas de ferro, aço, prata, cobre, bronze, couro e junco. Em 1217 o bispo de Salisbury, Richard Poore, publicou uma lei proibindo a troca desses anéis sob o argumento de que “nenhum homem deveria se utilizar disso para seduzir jovens virgens, através de celebrações dissimuladas, pois ele pode não estar realmente preparado para o matrimônio”. Se o jovem colocasse o anel na noiva em presença de testemunhas e publicamente declarado que a teria como sua esposa, a lei e a igreja tomariam o casamento como uma união real.

Até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial. É por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliança de casamento. O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Mary de Burgundy em 147, simbolizando união duradoura. Ela recebeu do noivo um anel de diamante e uma aliança de ouro.

Após a guerra civil inglesa os puritanos pregaram contra o uso das alianças, alguns proibindo até seu o uso em casamentos. O anel era obviamente uma jóia e, por isso, um objeto diabólico.

O que temos nas cerimônias atuais, é a perpetuação de todas essas tradições, que tem por fim, trazer bons fluídos aos noivos. Os anéis de casamento são usados pelos noivos na cerimônia de casamento religioso ou civil, por diversas culturas. Costuma-se fazer a troca dos anéis no momento final desta cerimônia. A aliança é nada mais nada menos do que a representação material do pacto do casamento e representa unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se.

Porque usamos no quarto dedo da mão direita?

As alianças iniciais eram de ferro e como ele enferruja, foram com o tempo sendo substituídas por metais mais nobres, como a prata e o ouro. As explicações para o uso na mão esquerda também variam. A teoria mais aceitável é de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão, e a esquerda de submissão. Usar um anel na mão esquerda, dado pelo cônjuge, teria a conotação de submissão ao parceiro devido ao compromisso assumido.

Outra teoria é de que pelo anular passava uma veia que ligava esse dedo diretamente ao coração. Acreditava-se que um imã tinha o poder de atrair o coração humano, órgão que representa o amor. Por isso tiveram a idéia de usar anéis após a celebração matrimonial, com a função de atrair o coração do companheiro para sempre. O imã, em formato de anel, era usado no dedo anular da mão esquerda, pois acreditava-se que ali havia uma veia ligada diretamente ao coração. Esse costume passou depois para os romanos e a Igreja manteve a tradição.

No casamento judaico, as alianças são usadas no dedo indicador.

Na Inglaterra medieval, a noiva usava inicialmente a aliança no dedo polegar (moda nessa época) e no casamento o noivo ia mudando a aliança de dedo, enquanto recitava “Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo”. A cada menção, um dedo. Assim, do polegar chegava ao anelar e aí permanecia para sempre.

Outra é a de que o dedo anelar, da mão esquerda é o menos utilizado de todos os dez dedos. Dessa forma, a aliança ali corria menos riscos e estava mais protegida. Assim, também o amor do casal.

Os Chineses têm uma explicação muito bonita: Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo. Assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família: Polegar – representa os pais; Indicador – representa os irmãos; Médio – representa você mesmo; Anular – representa seu companheiro; Mínimo – representa os filhos.

Ao se unir os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, exceto os dedos do meio que devem estr dobrados um de frente para o outro, ao tentar separá-los, acontece algo inusitado.

Os polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida.

Os indicadores separam-se facilmente; os irmãos e irmãs um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar.

Os dedos mínimos também podem ser separados. Indicam seus filhos que também irão crescer e se casar.

Finalmente, os dedos anelares, não conseguimos separá-los, significando que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida.

Tipos de aliança

Aliança de compromisso – é um anel de prata utilizado por namorados no Brasil para demonstrar fidelidade e seriedade do namoro. Demonstra que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham a intenção de se casar. São são usadas no dedo anelar da mão direita e, na ocasião do noivado, substituídas pelas alianças de noivado.

Aliança de noivado – embora hoje poucos casais fiquem noivos, o anel em ouro é o mesmo do casamento e significa apenas maturidade no relacionamento e algum compromisso e é definido como o anúncio público de que duas pessoas pensam casar-se.  Usa-se no dedo anelar da mão direita significando compromisso. Normalmente, não deve demorar mais que um ano, período importante porque para os noivos se conhecerem melhor e verem se realmente se ajustam. É um teste antes do passo final.

Aliança de Casamento – em ouro. No dia do casamento, o noivo leva as duas alianças com ele (já polidas e com a data do casamento gravada) e estas serão trocadas durante a cerimônia. Após a cerimônia o noivo e a noiva passarão a usar as alianças no dedo anular da mão esquerda.

Bodas e suas alianças

Cada ano vivido pelo casal é chamado de bodas. Seu significado é reavivar o compromisso de amor e de companheirismo efetuado a dois no ato do casamento. Existem três delas que se destacam e que são comemoradas pelo casal e familiares:

  • 25 anos – geralmente se faz uma missa para comemorar e coloca-se um fio de prata ao redor das alianças.
  • 50 anos – duas alianças conjugadas, com diamante.
  • 75 anos – coloca-se diamantes ao redor das alianças ou em uma parte das mesmas, de acordo com a disponibilidade econômica do casal.

Portanto, nada melhor do que uma linda aliança para representar esses laços e sentimentos elevados entre duas pessoas.

Curiosidade: Anel para assumir que se é solteiro!

Alianças e anéis de compromisso ganharam em 2008 um adversário à altura: o singelringen, ou “anel para solteiros”, que indica que o portador integra o time dos descompromissados.

Sucesso em países como Suécia (onde surgiu), Japão, Finlândia e Dinamarca, entre outros, o singelringem sinaliza ao mundo o status de solteirice assumida e tem acumulado adeptos pelo mundo.

O Singelringen é unissex. Formado por um aro externo em acrílico turquesa moldado sobre um anel de prata. Como detalhe especial, possui um recorte no acrílico que permite que o brilho da prata apareça. Este recorte, em forma de meia lua, significa que o usuário está “aberto” a novas amizades e relacionamentos. O curioso é que, quando colocado lado a lado de outro Singelringen, forma-se um círculo completo.

O Singelringen sinaliza que ser avulso ou solteiro é uma vida de possibilidades e não um problema a ser resolvido.

Fonte: Wikipedia, Mega Cubo e WMulher

About these ads
Comentários
  1. edson disse:

    eu gostaria de dá pra minha namorada um anel de namoro,mais não sei em qual dedo dela eu posso colocar,há algum significado se eu colocar em qualquer dedo!!!

  2. Andrew disse:

    O significado somos nós mesmos que fazemos, mas existem algumas convenções e para não errar coloque no anular da mão direita. Anel de Compromisso e Noivado é na mão direito e o de Casamento, na mão esquerda. Abraços, Bro.

  3. suzannah disse:

    muito dez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!adorei

  4. MARCUS VINICIUS VARGAS DE OLIVEIRA disse:

    TENHO UMA DUVIDA A RESPEITO DE ALIANÇA DE NOIVADO !!!! O ANEL DE NOIVADO PODE SER EM PRATA COM FILETES DE OURO ?? OU É OBRIGADO SER A MESMA DO CASAMENTO ????? TENHO A IDÉIA DE TER DUAS ALIANÇAS, UMA DE NOIVADO E UMA DE CASAMENTO !!!!!! ME AJUDA AI !!!

  5. Renato Peres disse:

    Parabéns pela matéria. Foi a melhor que encontrei…

  6. Renato Peres disse:

    Uma curiosidade. nos Estados Unidos e Europa é muito comum o uso de alianças em prata e outros materiais auternativos no lugar de ouro para casamentos. Uma vez eu enviei um par de alianças em prata co madeira para um cliente em Los Angeles, de inicio achei que era para compromisso, mas foi para casamento. Abraços e mais uma vez Parabéns pelo conteúdo da Revista.

  7. Andrew disse:

    Renato, que bom que gostou de nossa revista. Nosso objetivo é esse, fazer uma abordagem mais completa do que se tem por aí. Nem sempre isso é possível, mas nos esforçamos para isso. Quanto a sua curiosidade, na verdade o uso do ouro nas alianças, por ser um material nobre, tornou-se uma convenção. Mas, nada impede que sejam utilizados outros materiais, o importante é o significado. Um grande abraço,

  8. Renato Peres disse:

    Obrigado Andrew, Olha vou te confessar uma coisa, faz 5 anos que trabalho com alianças de vários tipos, enviando para várias partes do mundo. Lá fora eles não ligam se a peça é em ouro, prata, madeira ou ferro. O importante mesmo é que você falou o “significado”. Aqui no Brasil está começando a mudar agora eles estão buscando coisas diferentes, fora do “tradicional”. Grande abraço amigo e muito sucesso!

  9. R.A. disse:

    Olá, excelente post, meus parabéns.

    Atento apenas para um pequeno erro de grafia no quinto parágrafo, ao lado da imagem das alianças. Lá está escrito “anular”, precisa de uma pequena correção para “anelar”, que vem de “anel”, assim como está corretamente escrito em outros pontos do texto. :)

    Abraços!

  10. Andrew disse:

    Oi R.A.? Agradecemos o seu comentário, mas há um equivoco aqui. Segundo o dicionário: Anular – S.m. O quarto dedo da mão, no qual ordinariamente se usa o anel. Ou seja no post foi colocado a grafia certa. Pode-se usar tanto a palavra Anular como Anelar. As duas formas estão corretas!! Segundo Wikipedia, as nomeclaturas dos dedos são: Polegar – polegar, dedão, positivo ou mata-piolho; Dedo indicador – indicador, apontador ou fura-bolo; Dedo médio – dedo médio, dedo do meio, maior-de-todos ou pai-de-todos; Anelar – anelar, anular ou seu-vizinho; Dedo mínimo – dedo mínimo, dedinho ou mindinho. Um grande abraço e continua lendo os nossos posts.

  11. Veronica Tavares Lopes disse:

    Olá eu tenho uma aliança e ela é assim são 7 alianças em uma só queria saber o porque o significado por ela.

  12. Andrew disse:

    Oi Veronica,

    O número sete tem uma simbologia muito interessante. É o número da vida: a união d ternário (espírito) c/ o quaternário (matéria). Os 7 ciclos da terra (4 ciclos lunares com duração de 7 dias). A origem do calendário atual. A renovação celular do corpo humano (7 em 7 anos). Os 7 orifícios do rosto humano. A plenitude, a ordem perfeita. A medida reguladora da coesão universal: 7 planetas, 7 divindades, 7 metais, 7 notas musicais, 7 cores, 7 dias da semana, 7 chakras, 7 pecados capitais e 7 virtudes que lhe são contrapostas. A lei da evolução.
    O 7 é o símbolo da totalidade perfeita, do anúncio de uma mudança. Para além disso, é uma porta aberta do conhecido para o desconhecido: um ciclo encerrou-se, como será o seguinte?
    Sobre o 7, de acordo com relatos antigos, Hipócrates terá dito: “O número 7, pelas suas virtudes escondidas, mantém no ser todas as coisas; dá vida e movimento; influencia seres terrenos e até os conjuntos celestes”. 7 é um número com uma simbologia bíblica muito forte, figurando 77 vezes no Antigo testamento, em momentos diversos: o candelabro tem 7 braços; os 7 céus; Salomão construiu o templo em 7 anos; Após a tomada de Jericó, 7 sacerdotes com 7 trompetas deveriam, no 7º dia, dar 7 vezes a volta à cidade; Eliseu espirra 7 vezes e a criança ressuscitou; um doente mergulha 7 vezes no Jordão e sai curado; o justo cai 7 vezes e levantou-se perdoado; José sonha com a profecia das 7 vacas gordas e as 7 vacas magras e 7 anos de fartura e 7 anos de miséria se seguiram; 7 animais puros de cada espécie seriam salvos no dilúvio. Jesus usou a expressão ‘70 x 7’ para significar ‘sempre’. No Irão, no momento do parto, coloca-se sobre uma toalha uma lâmpada acesa com 7 espécies de frutos e 7 espécies de grãos aromáticos. A criança recebe geralmente o seu nome ao 7.º dia.
    Portanto, além da simbologia da aliança, pode acrescentar o do número sete. Um grande abraço,

  13. Já que vi sobre o significado da aliança na mão esquerda, resolvi pesquisar, e encontrei coisas legais sobre anéis…

  14. h. Nakamura disse:

    queria saber o significado? pq, tem gente que coloca a aliança no corrente, qual o significado tens algo importante nisso, vejo muitas….

  15. Andrew disse:

    Bom, pode ter vários significados. O importante é o sentido que você dá para o objeto. Pode ser que a pessoa engordou e não conseguiu usar a aliança no dedo, pode ser modismo, pode ser o estilo da pessoa. Mas, falando de simbologia pode ser também como o aliança é um círculo e a corrente é outro, os dois entrelaçados tem o significado de infinito, Lemniscata, ou LEMNISCATE, que representa o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos opostos. Espero que as informações tenham ajudado. Um grande abraço,

  16. Tatiana Costa disse:

    Olá! Gostaria de saber qual o significado da meia-aliança e qual compromisso ela expressa?

  17. Andrew disse:

    Oi Tatiana, até pouco tempo era comum um noivo dar à uma noiva um anel de noivado em meia aliança (diamantes contornando metade da aliança), ou um solitário (anel com uma pedra diamante). Mas, hoje, é muito relativo, depende muito do poder financeiro de cada um. Mas o importante mesmo, é o gesto e o seu significado para ambas as partes do que o tipo de anel ou o seu tamanho. Porque a felicidade e o compromisso vem do coração e não de um objeto. O anel é só o símbolo do sentimento. Grande abraço.

  18. Alex Willian disse:

    Mto boa essa explicação!!!

  19. zaqueu basilio de oliveira disse:

    ótima explicação valeu ,por mais que celebramos cerimonias sempre é muito bom aprender algo mais que vem a enriquecer a nossas liturgias…

  20. Tatiana Ribeiro disse:

    Olá! Gostaria de saber qual a cor da meia aliança ( branco ou amarelo) combina mais com a aliança de casamento (ouro amarelo)? Obrigada

  21. Andrew disse:

    O mais usual para uma aliança de casamento é o ouro amarelo, mas nada impede que você use o branco se assim preferir. Um grande abraço,

  22. Delsa disse:

    O que fazer com o anel de noivado quando a rela termina antes do casamento

  23. Andrew disse:

    Delsa, o fato da rela ter acabado não significa que você precise se livrar da Aliança. Leve-a a um joalheiro e a transforme num belo anel. Um grande abraço

  24. Michelly disse:

    Olá!
    Muito interessante e esclarecedores seus posts, Andrew!
    Meu marido e eu completaremos 15 anos de casados e queremos renovar os votos da nossa união com a troca de nossas alianças…
    Você tem alguma sugestão? Vemos brilhantinho, infinito, ouro branco e não encontramos nada que remetesse ao significado da ocasião. Queremos fugir do tradicional, pois a nossa é clássica, de ouro amarelo.

    Obrigada!

  25. Andrew disse:

    Michelly, parabéns pela data tão especial. O 15° aniversário de casamento é conhecido como bodas de cristal, que significa que o casal já passou 15 anos juntos, um período longo repleto de amor, cumplicidade, união e muitas brigas também, afinal todo casal tem suas divergências de opinião. Contudo, os obstáculos foram superados com respeito mútuo e vontade de viver junto. Por ser um momento tão especial , escolha com muito cuidado suas alianças. Existem várias alianças bonitas no mercado. A aliança da esposa deve ter brilhante, quanto a cor, o tipo, devem ser escohidas de acordo com a vontade e personalidade do casal. Só posso parabenizá-los e desejar muitas alegrias, saúde e amor. Felicidades pela data.

  26. Michelly disse:

    Andrew, muito obrigada pelas emocionantes palavras… Elas realmente serão importantíssimas na escolha das nossas novas alianças. Creio que encontraremos um modelo que reflita nossos sentimentos e o significado desses 15 anos… Como você disse, é uma gangorra de emoções!
    E isso tudo é o casamento, aliado à certeza de, com a benção de Deus, envelhecer ao lado da pessoa amada!

  27. Fernanda Gabriela disse:

    Boa Noite.Gostei muito do post mas queria saber uma coisa: Meu namorado comprou um par de alianca de aco inox isso deixa de ter a simbologia de se alianca de compromisso ou é a msm coisa????

  28. Andrew disse:

    Tem a mesma simbologia, Fernanda. O importante foi a intenção que ele teve ao te dar a aliança. Um grande abraço,

  29. cilene disse:

    me ajudouuu!:)

  30. cosmio disse:

    muiiiiiiiiiiiiito boa esta materia, muito informativa,ate usarei algumas destas informaçoes em um casamento na cedrimonia de alianças

  31. Sabrina Martins Costa disse:

    Adorei, parabens!!!

  32. ANA disse:

    GOSTEI MUITO ….

  33. kellenvictoriaf2@hotmail.com disse:

    lindoos isso que e amoor de verdade gente me dpa a te emoçãooo nossa ´ amei amei dmmms . esses lindos negocios ai encimaa ameeii de mais xoneiii lokaa por um kkkkk .

  34. Joana disse:

    Boa noite, muitos parabéns pelo site!
    Eu e o meu namorado estamos a fazer planos de casar para o ano, mas precisávamos de uma grande ajuda.
    Vimos uma aliança linda no dedo de uma “colega” de trabalho, mas ela já foi embora, a aliança tinha mesmo o nome do marido, só na parte da frente mas as letras muito fininhas, era linda e gostávamos mesmo de ter no nosso casamento umas do género… será que me pode ajudar??

    obrigada =))

  35. Elizabete Tavares Perna Rufino disse:

    Vou fazer 25 anos de casamento quero uma aliança com significado religioso e acho que a santissima trindade devia estar cravada em nossas alianças .Perciso de ideias para esse modelo.Ajudem -me por favor!Obrigada.
    BETE

  36. Maria Luiza disse:

    Olá Andrew, seu site é fantástico. Nunca encontrei na internet algo feito com tanto zelo e que traga um matérias tão profundas dos assuntos a que se propõe. Parabéns! Mas o que mais me chama a atenção é o seu conhecimento e cultura, e a propriedade de suas respostas aos comentários deixados pelos visitantes. Seria inconveniente perguntas sua área de atuação, profissão, formação… Obrigada,
    Luiza.

  37. Andrew disse:

    Oi Luiza, somos uma equipe de profissionais responsáveis pelo site. Atualmente, estou com a missão de responder aos comentários no site. Embora não seja lucrátivo, adoro o meu trabalho aqui. Sou jornalista e fotógrafo. Procuro sempre me atualizar do que está acontecendo, leio muito, gosto de cinema, além de viajar. Agradeço por gostar do nosso trabalho e continue nos prestigiando. Um grande abraço,

  38. sarah disse:

    se uma pessoa casada usar a aliança na mao direita tem algum problema

  39. Andrew disse:

    Oi Sarah, não há problema nenhum. Mas, convencionou-se de que o apessoa casada usa a aliança na mão esquerda porque é o lado do coração. É uma questão de tradição e cultura. Na verdade, a aliança de casado deve estar primeiramente dentro do coração do casal. Dessa forma, pouco importa em que mão se use ou mesmo se ñ use em nenhuma das mãos. abraços

  40. veronica disse:

    Olá! Gostaria de saber qual o significado da meia-aliança e qual compromisso ela expressa?

  41. Andrew disse:

    Oi Verônica, a meia aliança tem o mesmo significado e a mesma finalidade que as alianças de casamento, mas são mais ousadas, por conter brilhantes, pedras preciosas e até pérolas em sua composição. Tudo depende do que a noiva quer usar. Um grande abraço

  42. jane frenk disse:

    Gostaria de saber o significado dos simbolos do anel judaico.

  43. Andrew disse:

    Oi Jane, a aliança de modelo hebraico traz a inscrição: אֲנִי לְדֹודִי וְדֹודִי לִי (Ani ledodi vedodi li) é uma expressão hebraica encontrada em Cânticos 6:2 e significa “Eu pertenço ao meu amado e meu amado me pertence”. Um grande abraço

  44. Jane Frenk disse:

    Agradeço por sua resposta!
    Att.,
    Jane Frenk.

    Enviado via iPhone

  45. SAINT-CLAIR CARVALHO LIMA disse:

    Na verdade gostaria de fazer uma pergunta. Sou viúvo e não gostaria de tirar a aliança do meu casamento e agora estou tendo uma companheira e civilmente não poderei me casar por causa da pensão. Quero usar outra aliança, mas não sei em que dedo, mão e de cor.
    Por favor, me ajudem .

  46. SAINT-CLAIR CARVALHO LIMA disse:

    GOSTARIA DE OBTER RESPOSTA DA PERGUNTA ANTERIOR.

  47. Andrew disse:

    Saint-Clair, demoramos para responder porque estávamos procurando uma resposta adequada. Aqui no Ocidente, o anel de casamento simboliza um compromisso com o seu cônjuge. Com o falecimento de um deles, o anel serve como um lembrete da relação. Atualmente, não existe uma etiqueta específica sobre o uso ou não da aliança por uma pessoa viúva. Algumas pessoas optam por usar o anela de seu cônjuge em uma corrente em volta do pescoço. Outras, por derreter a peça e transformá-la em uma nova jóia. Uns ainda repassam para alguém importante, como o filho. O uso em um dedo diferente ou na mão direita também é uma opção. O importante é você, só você, escolher a opção que melhor lhe agrade. Pense contudo que ao manter a aliança do casamento anterior pode provocar algum desconforto para o atual cônjuge, mesmo não sendo casados oficialmente. Se esse não for o caso, ótimo. Coloque a aliança que usa em outro dedo e procure escolher com a atual companheira uma aliança que simbolize a união de vocês. A opinião dos dois é muito importante. Afinal é a escolha de uma aliança para simbolizar exatamente uma aliança matrimonial entre duas pessoas. Não podemos e nem devemos dizer: aja desta ou daquela forma. Deixe-se levar pelo coração. Tente perceber qual o melhor caminho. Só você e sua companheira podem saber. Desejamos que sejam muito felizes. abraços

  48. SAINT-CLAIR disse:

    Obrigado! Fiquei muito feliz com a resposta.

  49. loureni disse:

    seu saint clair vai no inss se enforma por que sei que vc não perde apensao se casar de novo mesmo no civil

  50. ivete disse:

    Gostei !

  51. Geanine disse:

    Eu quero saber o significado ou o que fazer quando uma aliança de compromisso (namoro) quebra.
    Obrigada.

  52. Bom dia! Adorei o texto. Poderia me passar as referências bibliográficas? Um abraço e parabéns pela matéria e pesquisa.

  53. karol disse:

    Boa tarde!
    Fiquei curiosa para saber se existe algum significado para as alianças de madeira e ouro.
    Estaremos fazendo 4 anos e vi que são bodas de madeira…achei interessante a idéia, mas tem algum significado?

  54. Washington Luciano disse:

    Olá Boa Tarde!
    Vou me casar em breve e minha noiva quer uma aliança com os desenhos de um sol, uma lua e duas estrelas, gostaria de saber o que significa por favor.
    desde já agradeço.

  55. jose anchieta disse:

    fantastico

  56. Bethanha C. da Silva disse:

    UMA DÚVIDA POR QUE TEM ALIANÇA COM PEDRA UMA, OUTRAS COM QUATRO E COM TODAS EM VOLTA DA ALIANÇA TEM ALGUM SIGNIFICADOS O NÚMEROS DE PEDRAS NA ALIANÇA.

  57. Andrew disse:

    Não há nenhuma regra. Vai do gosto dos noivos. O número de pedras dependerá do orçamento dos noivos e do tipo de pedra utilizada. Utiliza-se uma pedra quando se utiliza o Diamante, que simboliza solidez e durabilidade. É a pedra mais resistente de todas as pedras preciosas, a qual somente pode ser rompida com um outro diamante.
    Alguns utilizam o número de pedras simbolizando o número de anos do casamento, em especial quando vai se trocar as alianças. Ex.: 5 anos de casados com 5 pedras.
    Já na numerologia, o número mais propício para harmonizar um casamento seria o:
    Seis – traz a vibração do amor, afeição e emoção, e ao mesmo tempo traz a paz, tranquilidade e calma. Sintetiza ainda as responsabilidades sociais e familiares. O seis emana vibrações artísticas e domésticas. Representa a busca de um lar, uma família e uma entrega a sua comunidade. Este número representa a responsabilidade para com os demais, a sociedade e a família.

    Quanto aos outros números:
    Energia 1: É um ótimo número para inícios, novos começos.

    Energia 2: Este é o número que indica parceria, cumplicidade, excelente para relacionamentos.

    Energia 3: Como o número 3 estimula a comunicação, esta é uma ótima energia para casais que precisam trabalhar este aspecto da relação.

    Energia 4: O número 4 indica segurança, estabilidade.

    Energia 5: O casal que escolhe a energia 5 deve estar em busca de aventura, uma relação mais moderna e repleta de risadas e divertimento.

    Energia 6: O número 6 é repleto de afeto e harmonia, por isso, é uma excelente energia para um casamento. O romantismo falará mais alto e trará estabilidade suficiente para a formação de uma nova família. É a melhor soma para o amor!

    Energia 7: traz paciência e cumplicidade para superar as dificuldades do dia a dia. É um número de luta e superação.

    Energia 8: traz boas vibrações para realizar qualquer sonho. É uma vibração ambiciosa, em que o dinheiro faz parte de todos os planos. Segurança e estabilidade não faltarão.

    Energia 9: Há uma vibração sentimental muito forte neste número, de entrega, compaixão e paciência. A cumplicidade falará mais alto.

    Energia 11: Esta é uma vibração que indica proteção e traz a capacidade de enxergar o futuro com otimismo e alegria. É, sem dúvidas, um número iluminado que trará a realização de muitos sonhos ao casal.

    Vale lembrar mais uma vez que não há uma regra. Em muitos casos, o número de pedras reflete a moda do momento em termos de alianças. Então, não se apegue a regras, faça a sua própria moda. Nada melhor do que seguir o que manda o seu coração. Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s