Símbolos: OM

Publicado: 21/05/2009 por Kakao Braga em Atualidades, Espiritualidade & Religião, História
Tags:, , ,

Origem: Hinduismo

Etimologia: AUM

Significado: ॐ Essa sílaba única, Om, vem dos Vedas. Como uma palavra sânscrita, significa avati raksati – aquilo que lhe protege, lhe abençoa.”aquilo que protege, sustenta”. É considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as demais. Segundo o Mandukya Upanishad, OM é aquele que existiu e existirá sempre. 

A sílaba OM é considerada por várias escolas, mestres e tradições o som primordial do Universo. Assim, pode-se afirmar que OM é o princípio, meio e fim. É a totalidade. É chamado na Índia por mátriká mantra, o som matriz matriarcal que tudo originou. Nos Vedas, é definido como “aquele que tudo inclui, a origem e o fim do Unverso”.

Portanto, Nele o universo se cria, se conserva e se dissolve. É o som-semente que desenvolve o centro de força da “Terceira Visão”, responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos da telepatia e clarividência.

É o primeiro dos símbolos sagrados na Índia que possui a força de ser a descrição visual do som cósmico, do qual toda a matéria e o espaço são originados. No seu som monossilábico, contém Brahman ou o universo inteiro em sua energia. O universo inteiro significa não somente o universo físico, mas também a experiência dele. Deste modo, o OM é fundamental na cultura Hindu, e seu símbolo é a primeira figura que toda a criança deve desenhar no início de sua educação.

tibetan-om-small1Ele é, também, a primeira evocação que é cantada para evocar os deuses numa oração. Seu motivo pode ser visto em pórticos, portões, templos, livros em geral, textos religiosos, em berços de recém nascidos e em roupas cerimoniais, numa grande variedade de cores e com muitos tipos de enfeites.

OM é a contração da palavra SOHAM e é, assim, o Som Primordial, o sopro vital, o som de vida. Ele equilibra o Ser dando-lhe todo o seu poder estabelecendo a harmonia entre os diversos veículos do homem integral nas suas três divisões fundamentais (corpo, mente e espírito). Por outro lado, sendo o som mais puro que existe, ele regenera o homem a todos os níveis e situa-o no plano divino. OM é, por excelência, o som universal de meditação, aquele que dá progressivamente acesso às mais altas realizações espirituais.

Dentro do símbolo há os cinco elementos do Universo – terra, fogo, ar, água e éter. Confome o mestre hindu Pranavopanishad, o A é nirman (criação de tudo), é Brahma, o criador e a Terra. U é shiti (conservação do Universo), é Vishnu, o preservador. O espaço M é Pralaya (transformação do Universo), é Shiva, o dstruidor e a iluminação. Observe que na existência tudo é regido por estas três energias: criação, preservação e destruição.

Finalizando, para Jung o OM significa é “o som que a natureza faz quando está em harmonia consigo mesma”.

Fontes: Symbolom, Paula Soveral e Livro ” Joseph Campbell Vida e Obra”.

About these ads
comentários
  1. Gostei muito do site.

  2. Edjane disse:

    Bom.. eu tenho uma tatto e não sabia qual era o significado que o símbolo ‘OM’ tem. Agora sei. bjs

  3. Ana Carmen Castelo Branco disse:

    Não vim por querer nem sem querer. Não creio nisso. Vim porque vim e pronto. Estava procurando um desenho da sílaba BRUM em tibetano que é citada na minha sadhana de Avalokiteshvara (Tchenrezig em tibetano). Não encontrei.

  4. Rithiely disse:

    Cara, até agora não entendi. Tem gente que fala uma coisa. Tem gente que fala outra. Mas, eu acredito noque eu li nesse site.

  5. eudes disse:

    eu tinha uma ideia do que esse simbolo “om”significava e no site vi que é bem parecido do que me falaram…por isso fiz uma tattoo…

    vlw obg!

  6. Andrea Maria disse:

    Respondeu significantemente à minha pesquisa. Ganhei um medalhão de prata com este símbolo, agora usarei ele feliz com o que significa.

  7. Flavia disse:

    Ola! A minha medalha è vasada,e dizem que è errado que acaba tendo o significado contrario,mais è uma linda medalha em ouro,uma linda peça.Gostaria de saber se esta informação è verdadeira. Se alguèm puder me esclarecer,fico agradecida!

  8. Andrew disse:

    Flavia, não importa se sua medalha é vazada ou não. O importante é a simbologia e o significado dela. Use-a sabendo o que significa e seja feliz.

  9. Thatyany Rodrigues disse:

    .. ADOOREI DEMAIS !
    euu viim buscar uma resposta doo simboloo porq decidii tatuar ele na minhas coostas !i simplismente ameei..acreditoo muitoo !
    site demais

  10. jose maria pimenta disse:

    artigo muito bom valeu , um forte abraço!!!

  11. Amaury de Oliveira Júnior disse:

    Obrigado pela informações me foram muito úteis…. Abraço a todos…

  12. Lais disse:

    Cara.. Sou fascinada por culturas diferentes… E essa alem de ser umas das Religioes mais antigas eh sem duvida a mais interessante de se conhecer…. Uso o “OM” e sabia o significado dele.. mas sempre procuro ler mais nao soh sobre ele mas sobre tudo q diz respeito ao Hindu.. E esses dias conversanduh com um amigo meu.. Ele fez uma tattoo do simbolo e nem sabia oq era… Eu achu q td q se for fazer, falar e usar é bom se pesquisar… para naun se prejudicar… Bjossss

  13. Cybele disse:

    Ler essas definições me fizeram ter mais certeza ainda da minhã próxima tattoo. Obrigada!

  14. ivan disse:

    Muito bom, fazia anos que queria tatuar esse simbolo,com essas informações poderei fazer sem receios… grato

  15. vanessa disse:

    estava procurando uma mensagens claras do significado do OM!!!! tenhu uma tatto com ela e varias borboletas em volta. fiz depois de um sonho e não me arrependo. isso faz 4 anos ….vou postar aguns trechos do seu texto no meu face ok !!! obrigado bjuss

  16. Renato disse:

    Gostei do artigo! Procurei bastante na internet sobre o significado deste símbolo, a maior parte descrevia algo parecido, mas aqui achei mais completo e coerente.

    Renato Fregni

  17. maria de rivas disse:

    achei uma medalha om, de prata e gostaria de saber o significado do que está escrito em volta do símbolo om e o significado do desenho que está na parte de traz.Obrigado!

  18. Tatiana disse:

    Tenho muita curiosidade acerca de símbolos, este é um dos mais bonitos tanto em sua forma como em seu significado. Sempre que leio sobre ele, mesmo com algumas variedades (nos textos) em relação ao que representa, acho ainda mais incrível.

  19. Uso sempre meu amuleto no pescoço..o meu veio diretamente da Índia, tenho vários símbolos OM espalhados pela casa. Sinto uma harmonia enorme e tenho certeza que ocaso ñ existe..tudo acontece quando se tem FÉ!

  20. Maria disse:

    Cada um diz uma coisa desse simbolo ):

  21. ygor sampaio disse:

    quero fazer uma tatuagem com esse simbolo, mas ainda não conseguir entender direito o significado desse simbolo, e quero fazer porquê gostei muito do simbolo mas quero entender ele primeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s