Quebrar um espelho dá azar?

Publicado: 22/12/2008 por Kakao em Atualidades, História
Tags:, , , , ,

Quem já não ouviu que quebrar um espelho terá sete anos de azar? Que ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior: significa quebrar a própria alma? Que ninguém deve se olhar também num espelho à luz da velas? Que não se deve permitir que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo em que você?

Há vários mitos e folclores que podem fornecer pistas para essa supertição. Um bom exemplo é o mito de Narciso na Grécia Antiga. O belo jovem morreu de inanição tentando acariciar sua imagem refletida no lago por ter se apaixonado por si mesmo. O significado do mito é que a beleza, assim como o reflexo, é efêmera e transitória e a quebra da imagem pode representar a morte. Ainda na Grécia antiga havia um método de adivinhação chamado catoptromancia, que consistia em usar um copo raso ou tigela de louça com água para refletir a imagem da pessoa que queria saber sua sorte. Se durante a sessão o recipiente caísse e quebrasse, significava que a pessoa iria morrer ou iria passar dias catastróficos.

Os romanos adicionaram a esse costume que a má sorte se estenderia por sete anos, tempo que acreditavam ser necessário para começar um novo ciclo de vida humano. O pânico da possibilidade de que a imagem fosse quebrada existia porque se acreditava que o reflexo era a própria alma. A partir daí, surgiram as lendas sobre vampiros não terem suas imagens refletidas em espelho.

No século XVI, em Veneza na Itália, quando surgiram os primeiros espelhos, por serem objetos caros, os serviçais ao limpá-los eram advertidos que os quebrar daria muito azar.

About these ads
Comentários
  1. kamikaze 『死影』 disse:

    Nada a ver. Isso é coisa de escravo. Antigamente na Europa os patrões, o pessoal que manda em castelo, casas, falavam isso para os empregados tomarem muito cuidado com as coisas kkkkkkkkkkk’ tá na cara meow

  2. Luna disse:

    Eu quebrei três espelhos,um seguido do outro,um a cada dia…minha mãe teve que comprar mais um espelho.
    Tomara que eu não fique com “21 anos de azar”,rsrsrs!!!isso seria muito ruim…não é?!
    Bom eu acredito nessas coisas,deve ser verdade.

  3. Joelma disse:

    Nada a ver isso..é uma lenda..mas se a pessoa acreditar fikara cm pensamentos negativos e ai sim só atrira coisas ruins

  4. kharen disse:

    é realmente verdade???

  5. Kakao disse:

    Kharen, isso é um mito. A única verdade é que você terá gasto extra para comprar outro espelho. Um abraço

  6. Victor Hugo disse:

    Nada haver, eu quebrei 4 espelhos e hoje eu não tenho 28 anos de azar!!! Pelo contrario depois que eu quebrei o primeiro espelho eu comprei meu primeiro carro zero…. Segundo espelho minha casa nova, terceiro espelho uma casa em Angra dos reis e o quarto encontrei uma loira linda clone da Daniele cicarelle e me casei!!!
    Obs:kkkkk Viu como é facil escrever um monte de lorotas e passar para as pessoas. Não acreditem em tudo que vcs lem na net!! Unica coisa que é verdade é que tenho Uma loira linda que é minha namorada e futura esposa!!! Acreditem sempre em Deus sobre todas as coisas!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s